In Público (7/7/2010)
Por Mariana Oliveira
«Empresa nunca reconheceu no seu site a mudança da prova para as margens do Douro, depois de ter anunciado a corrida em Lisboa. Contratos de financiamento eram muito diferentes
CDS-PP quer saber se haverá edição em 2011
Não foram atrasos na organização da prova, mas problemas relacionados com o seu financiamento que levaram a Red Bull Air Race Championship, responsável pelo campeonato conhecido como a "Fórmula 1 dos ceús", a anunciar ontem o cancelamento da prova prevista para 4 e 5 de Setembro, apurou o PÚBLICO junto de várias fontes.
A Red Bull não quis comentar a versão sobre as dificuldade de angariar patrocínios que ditaram o cancelamento da prova. Em comunicado, a Câmara de Gaia afirma isso mesmo, referindo que foi informada pela empresa do cancelamento da prova, tendo esta invocado "motivos de natureza económico-financeira ligados à crise internacional". Contudo, numa nota divulgada ontem, a Red Bull atribuiu o cancelamento ao "inesperado atraso" no novo acordo para o destino da corrida. "Embora o processo negocial e de apoio à iniciativa com o Turismo de Portugal e as cidades de Lisboa, do Porto e de Gaia tenha decorrido de forma positiva, a organização considera que se esgotou a margem de tempo necessária para colocar de pé um evento desta complexidade, dimensão e qualidade", lê-se no comunicado.
A Câmara do Porto e o Turismo de Portugal mostraram-se surpreendidos. "Ainda na segunda-feira passada a mesma organização manteve uma reunião de trabalho no Porto, onde foram acertados mais alguns pormenores, nada fazendo supor esta súbita decisão", afirma a autarquia portuense. O Turismo de Portugal garante que todas as entidades cumpriram os compromissos e ataca a Red Bull. "Apesar de todo o empenho e garantia do cumprimento dessas obrigações, a organização da Red Bull Air Race entendeu cancelar a prova, o que demonstra a falta de fiabilidade do promotor", diz o Turismo de Portugal.
No site oficial, a empresa nunca reconheceu oficialmente a mudança da prova para as margens do Douro, depois de em Dezembro de 2009 ter anunciado a corrida em Lisboa.
Porém, em Março deste ano, os presidentes das câmaras do Porto e de Lisboa anunciaram um acordo para a realização da corrida no Porto e em Gaia em 2010, alternando depois entre o Douro e o Tejo nos próximos quatro anos. Este entendimento surgiu após o anúncio de a Red Bull se mudar para Lisboa ter suscitado inúmeras críticas, quer no Porto, quer em Lisboa, onde a oposição de António Costa denunciou um contrato "leonino" com a Red Bull. O protocolo, então aprovado com os votos contra da oposição, previa um custo total de 3,5 milhões de euros. Na falta de patrocínios, a factura seria das autarquias de Lisboa e Oeiras, e do Turismo de Lisboa. No Norte o contrato era bem diferente: Gaia e o Porto pagavam 400 mil euros cada uma, e o Turismo do Norte garantia 200 mil.»
Assunto arrumado, não ha aviões para ninguem.
ResponderEliminarÉ isso, não há dinheiro não há palhaços ...
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