In Público (17/8/2010)
Por Patrícia de Oliveira
«As mensagens publicitárias expostas nos táxis de Lisboa adquiriram ontem novos contornos, com a introdução de dispositivos de secção triangular sobre os tejadilhos de cerca de 100 veículos. Um número que, contudo, apenas diz respeito a metade dos táxis que irão dispor deste tipo de suporteaté ao final do mês.
Os primeiros cartazes colocados sobre os tejadilhos fazem parte de uma campanha da Optimus e medem 110 centímetros de largura por 35 centímetros de altura. A publicidade é introdizida num suporte plástico luminoso cuja altura máxima, fixada por lei, é de 54 centímetros. "Um taxista que invista nesta rede vai tornar-se mais visível, de certeza", sustenta João Pedro Lucena, administrador da empresa de publicidade ADLight, responsável por este negócio, em colaboração com a Associação Nacional dos Transportes Rodoviários em Automóveis Ligeiros (ANTRAL).
A associação já tinha em vista introduzir esta modalidade publicitária em Portugal há alguns anos, mas a legislação em vigor apenas permitia publicidade nas portas laterais e guarda-lamas dos táxis. "Requeri ao IMTT [Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres] a alteração dessa portaria", diz o administrador da ADLight. Dois anos e meio depois do pedido, a portaria foi substituída e o caminho para a publicidade nos tejadilhos dos táxis ficou aberto.
A ANTRAL foi quem ficou responsável pela divulgação da nova modalidade, através do envio de "uma circular para todos os industriais associados", explicou Florêncio Almeida, presidente da associação, acrescentando que "houve uma boa adesão" dos taxistas.
Por sua vez, a ADLight tem já em vista duplicar o número de táxis em Lisboa com este tipo de publicidade e criar uma rede igual no Porto, entre Outubro próximo e o primeiro trimestre de 2011.»
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Eu, aos táxis, ou melhor, aos taxistas, pedia era duas coisas:
1. Que se decidissem de uma vez por todas quanto à cor, e ficassem todos ou amarelos ou pretos e verdes.
2. Que deixassem de ser insolentes com quem chega de avião e não vai para viagens de km.
Quem escolhe as cores dos taxis é a lei e não os taxistas.
ResponderEliminarAntes todos eram pretos e verdes, a lei obrigou-os todos a mudar para beje porque iam fazer uma legislação unica europeia (estupidez); como os outros países não dão o rabinho à UE, a lei ficou sem efeito e voltaram a autorizar o preto e verde, acontece que não se vai obrigar os taxistas a pintar de novo os carros do bolso deles. Passou a haver liberdade de escolha quanto à cor.
Claro que os pretos e verde são muito mais bonitos, são tipicos de Portugal continental. =)))
E que tal obrigar os novos táxis que sejam matriculados em Portugal a serem pretos e verdes como nunca deveriam ter deixado de ser...
ResponderEliminarOs táxis bejes iriam desaparecendo aos poucos e os taxistas não eram obrigados a pintar novamente os carros.
Há muito tempo que eu não vejo um taxi novo de cor creme.
ResponderEliminarAcho que a maioria dos taxistas prefere o verde e preto.
As crianças de hoje podem voltar a contar a adivinha das crianças dos anos 80: "O que é um preto com uma alface na cabeça? - É um taxi!"
Eu sou motorista de táxi em lisboa, pois eu não concordo com as cores preto e verde nos taxis, porque que mandou pintar com esta cor de preto e verde foi no regime do Salazar (estado novo), as pessoas tem a memoria curta, e não venham dizer que é a tradição não nao, foi o Salazar que impôs essa lei nos carros de aluguer (táxis), porque na altura, o estado novo dava uma renumeração aos motoristas de táxis para que estes dissessem quem transportavam as conversas etc...por isso a minha opinião é esta...NAO A COR PRETO E VERDE, É lembrar a ditadura que tivemos durante 40 anos.
ResponderEliminarAbençoada ditadura. Que pena que tenha acabado.
ResponderEliminarNessa altura havia civismo nos motoristas de taxi, agora a maioria tem ar de quem acabou de sair da prisão e modos de carroceiro.
Os taxis cremes são iguais aos da Alemanha. Não te faz lembrar o Hitler?
Já agora não vos ensinaram que se faz pisca e não se pára de repente para apanhar um passageiro, principalmente quando vem um autocarro atras?
Em paris a unica coisa que distingue um taxi de um carro nirmal é um sinal no tejadilho que diz 'TAXI'. Quanto a publicidade em si, para mim tanto que faz: não ando de taxi e os meus olhos já estão anestesiados e habituados a fugir da poluição visual. Continuarei a não ter um cartão Optimus ;)
ResponderEliminarConcordo com a história dos aviões.. Detesto quando apanho um táxi no aeroporto e o taxista me resmunga quando lhe digo para seguir para Campo de Ourique..! O próximo que me disser isso vê-me a sair porta fora e pode ser que tenha a sorte do próximo querer seguir para Alvalade..
ResponderEliminarHortaliça, corres o risco do taxista bloquear as portas (como um já fez aos meus pais) e ir sempre a abrir para lhes meter medo, e na Estrada da Luz passou um semaforo vermelho a 120kms/h e não teve um acidente porque não calhou (porque o outro carro apercebeu-se e parou, apesar de ter o semaforo verde).
ResponderEliminarUma vez que eu e a minha mãe apanhámos um taxi no aeroporto para Entrecampos, outra vez a mesma história, este taxista começou aos gritos a dizer que se ia matar, pasou os semaforos da rotunda do relogio com os semaforos vermelhos até andou com uma pistola na mão, depois lá se acalmou e começou a chorar, a dizer que o querem levar à falencia, e que tem um miudo de 7 anos para sustentar, etc...
Para mim taxis não são opção. Não ando nesse meio de transporte conduzidos maioritariamente por pessoas com perturbações mentais.
paulo: porque reduzir a má criação dos taxistas aos do aeroportoo?
ResponderEliminarandar d etaxi em lsiboa - e eu ando muito - é sempre um aborrecimento e ás vezes um risco: pode ir mais devagar?, atenção ao semaforo,por favor,ponha a música mais baixo,