Um blogue do Movimento Fórum Cidadania Lisboa, que se destina a aplaudir, apupar, acusar, propor e dissertar sobre tudo quanto se passe de bom e de mau na nossa capital, tendo como única preocupação uma Lisboa pelos lisboetas e para os lisboetas. Prometemos não gastar um cêntimo do erário público em campanhas, nem dizer mal por dizer. Lisboa tem mais uma voz. Junte-se a nós!
26/08/2010
Principais ruas do Bairro Alto sem 'graffiti' mas há ainda muitas por limpar
In Diário de Notícias (26/8/2010)
«As principais ruas do Bairro Alto, em Lisboa, já estão limpas de graffiti, mas nas ruas transversais há ainda muitas fachadas pintadas, que escaparam às brigadas criadas pela câmara para manter a limpeza das paredes.
As ruas de D. Pedro V, de São Pedro de Alcântara e da Rosa, por exemplo, já estão limpas de graffiti, de tags (inscrições) e de cartazes colocados abusivamente, mas o mesmo não se passa em ruas perpendiculares e travessas da zona, como a do Conde de Soure, a Rua da Atalaia ou o próprio mercado municipal do Bairro Alto.
Fonte da Câmara Municipal de Lisboa (CML) realçou à Lusa que já se realizou um trabalho de limpeza de graffiti, de tags e de cartazes "em 15 ruas, num total de 363 edifícios", com o "objectivo de inverter a imagem de degradação urbana instalada", prevendo-se que em breve "serão instalados equipamentos que possibilitem a afixação de cartazes de forma legal e regrada".
A área de intervenção, segundo a CML, está compreendida a norte pela Rua D. Pedro V e a sul pela Rua do Loreto, a nascente pelas ruas da Misericórdia e de S. Pedro de Alcântara e a poente pela Rua da Rosa, mas o objectivo é estender a operação de limpeza e manutenção à zona sul do bairro.
A autarquia pretende intervir, "nos próximos tempos, em mais 18 ruas, num total de 156 edifícios, nomeadamente entre as travessas da Queimada e de S. Pedro, assim como no Largo do Calhariz, entre outras.»
E no resto da cidade? Os graffiti são mais que muitos.
ResponderEliminarPor exemplo, na própria Baixa da cidade, candidata a candidata a património mundial.
Acho muito bem que se faça essa limpeza, mas para mim é trabalho e dinheiro deitado fora enquanto não atuarem contra esses pseudo-graffiteiros que só sujam as paredes.
ResponderEliminarO largo do Calhariz bem precisa de limpeza! E não estou a falar só de graffitis! A calçada, os pavimentos em geral estão um NOJO!
ResponderEliminara notícia só peca por defeito porqu na zona há MUITAS mais ruas assim
ResponderEliminare as que não têm grafitis estão maquilhadas ás tres pancadas, a partir do 1º andar para cima mudam de cor
Eu acho bem que se limpem as ruas a prestações. Se não fosse assim não dava tempo para os javardos voltarem a sujar o que foi limpo na primera prestação.
ResponderEliminar(podia citar aqui estudos que mostram que grafitis atraem grafitis e que bairros inteiros limpos ficam limpos mais tempo mas para quê?)
Mais grafitos na igreja de s. vicente de fora...
ResponderEliminarfotos:
http://pt.indymedia.org/conteudo/newswire/2337