Um blogue do Movimento Fórum Cidadania Lisboa, que se destina a aplaudir, apupar, acusar, propor e dissertar sobre tudo quanto se passe de bom e de mau na nossa capital, tendo como única preocupação uma Lisboa pelos lisboetas e para os lisboetas. Prometemos não gastar um cêntimo do erário público em campanhas, nem dizer mal por dizer. Lisboa tem mais uma voz. Junte-se a nós!
05/08/2010
«Simetria Passo a Passo: Matemática nas Calçadas de Lisboa»
sou, incontestavelmente, um admirador da calçada portuguesa que é um ex-libris de Portugal. Mas também defendo que não é a calçada ideal para toda a cidade e que deveria ser aplicada em áreas turísticas, históricas ou áreas antigas onde o edificado combine. Em áreas posteriores à introdução generalizada do betão, nos finais dos anos 30, as calçadas deveriam ser uma combinação de betão (branco ou qualquer outro material resistente e claro)com bordaduras de calçada portuguesa.Tal é feito, de alguma forma, em Berlim e o resultado é muito agradável: é uma calçada estável e confortável para andar, muito resistente e de mais fácil reparação. No entanto o que me agradaria bastante de ver implementado em Lisboa era a extensão dos passeios e arborização massiva da ruas e avenidas com as espécies que melhor ser adequassem à exposição solar e necessidade de luz para as árvores e moradores, a eliminação da maior parte do estacionamento à superfície e exclusividade a moradores em estacionamentos localizados comunitários - 1 carro por fracção - tendo os visitantes de estacionar em parques comerciais assim como os moradores com mais de um carro, separação do lixo feita nos prédios e recolhida selectivamente por dia e levantamento de todos os pontos de reciclagem que não passam de lixeiras públicas. Mas quem tem coragem de obrigar os cidadãos a estes incómodos mas que no fim aproveitariam a todos? Não quem precisa dos cargos políticos para se catapultarem para outros cargos ainda mais altos. E assim nada se vai fazer, nada!
sim, tem toda a razão, é uma calçada belíssima que demonstra que em tempos quem decidia pelos espaços públicos tinha preocupações estéticas. Aliás vejam-se as fotografias de Lisboa dos últimos 100 a 150 anos e verão que era uma cidade com um urbanismo ao nível do que de melhor se fazia e faz. A partir de 74 a qualidade das nossas ruas e espaços públicos tem vindo a degradar-se a olhos vistos e agora, como nunca, Lisboa parece uma cidade sul-americana ou africana! Contudo volto a repetir tudo o que escrevi na meu post acima!
Também concordo que deva ser substituída em muitas zonas da cidade (ponderando muito bem diferentes opções!). Nas partes nobres/históricas e, onde existe desenho/motivo....deve ser minuciosamente conservada. A nível de execução há exemplos fabulosos destes profissionais anónimos....que nunca receberam o devido valor.
Caro Paulo,
ResponderEliminarsou, incontestavelmente, um admirador da calçada portuguesa que é um ex-libris de Portugal. Mas também defendo que não é a calçada ideal para toda a cidade e que deveria ser aplicada em áreas turísticas, históricas ou áreas antigas onde o edificado combine. Em áreas posteriores à introdução generalizada do betão, nos finais dos anos 30, as calçadas deveriam ser uma combinação de betão (branco ou qualquer outro material resistente e claro)com bordaduras de calçada portuguesa.Tal é feito, de alguma forma, em Berlim e o resultado é muito agradável: é uma calçada estável e confortável para andar, muito resistente e de mais fácil reparação.
No entanto o que me agradaria bastante de ver implementado em Lisboa era a extensão dos passeios e arborização massiva da ruas e avenidas com as espécies que melhor ser adequassem à exposição solar e necessidade de luz para as árvores e moradores, a eliminação da maior parte do estacionamento à superfície e exclusividade a moradores em estacionamentos localizados comunitários - 1 carro por fracção - tendo os visitantes de estacionar em parques comerciais assim como os moradores com mais de um carro, separação do lixo feita nos prédios e recolhida selectivamente por dia e levantamento de todos os pontos de reciclagem que não passam de lixeiras públicas.
Mas quem tem coragem de obrigar os cidadãos a estes incómodos mas que no fim aproveitariam a todos? Não quem precisa dos cargos políticos para se catapultarem para outros cargos ainda mais altos. E assim nada se vai fazer, nada!
A Calçada Portuguesa é prova absoluta da boa noção de estética que em tempos existiu em Portugal....
ResponderEliminarCaro Júlio,
ResponderEliminarsim, tem toda a razão, é uma calçada belíssima que demonstra que em tempos quem decidia pelos espaços públicos tinha preocupações estéticas. Aliás vejam-se as fotografias de Lisboa dos últimos 100 a 150 anos e verão que era uma cidade com um urbanismo ao nível do que de melhor se fazia e faz. A partir de 74 a qualidade das nossas ruas e espaços públicos tem vindo a degradar-se a olhos vistos e agora, como nunca, Lisboa parece uma cidade sul-americana ou africana! Contudo volto a repetir tudo o que escrevi na meu post acima!
Também concordo que deva ser substituída em muitas zonas da cidade (ponderando muito bem diferentes opções!).
ResponderEliminarNas partes nobres/históricas e, onde existe desenho/motivo....deve ser minuciosamente conservada.
A nível de execução há exemplos fabulosos destes profissionais anónimos....que nunca receberam o devido valor.
Tal como tudo em portugal: interessa é ficar bonito. Se é transitável e funcional, isso não importa.
ResponderEliminarÉ o pais das aparencias.