A Carris prepara-se para levar a cabo, durante o mês de Setembro, um conjunto de iniciativas para comemorar o seu 138º aniversário, onde se destacam a reactivação, em colaboração com a Câmara Municipal de Lisboa, do corredor “BUS” intermitente na Cidade Universitária e a assinatura de um Protocolo “Park & Ride” entre os operadores de transportes públicos de Lisboa e a EMEL.
A empresa pública de transportes irá também lançar, entre 13 e 26 de Setembro, uma campanha de promoção do passe “Pague 10, Passe 12” oferecendo, neste período, a todos os que adquirirem este passe anual, uma mochila. Com este passe, os clientes pagam apenas 10 meses, mas podem utilizar o passe o ano inteiro. A Carris, que celebra o seu aniversário no dia 18 de Setembro, data que coincide com as celebrações da Semana Europeia da Mobilidade, promoverá ainda várias iniciativas “no âmbito da melhoria progressiva da Acessibilidade, com o objectivo de dar aos seus Clientes a possibilidade de conhecerem e utilizarem a sua rede nas melhores condições”, revela em comunicado. Assim, a empresa procederá à aplicação de uma placa com leitura Braille e com caracteres em relevo para cidadãos invisuais e com baixa visão com a informação do código SMS ao minuto Carris. Esta informação permitirá, aos clientes com necessidades especiais, a consulta dos tempos de espera dos veículos nas paragens através do seu telemóvel. Serão, ainda, disponibilizados Cd’s com a descrição áudio do percurso de carreiras acessíveis, preparadas para o transporte de passageiros de mobilidade reduzida, dando a indicação das paragens e respectivos interfaces. O site da Carris, também, vai estar disponível segundo as normas de acessibilidade em vigor, garantindo a acessibilidade dos conteúdos Web a pessoas com necessidades especiais, facilitando a todos as novas tecnologias de acesso. De acordo com a companhia “a estrutura do site foi particularmente cuidada, permitindo a todos os utilizadores tirarem o máximo partido das tecnologias de leitura de ecrã, audição de conteúdos e estruturação dos mesmos”.
A empresa pública de transportes irá também lançar, entre 13 e 26 de Setembro, uma campanha de promoção do passe “Pague 10, Passe 12” oferecendo, neste período, a todos os que adquirirem este passe anual, uma mochila. Com este passe, os clientes pagam apenas 10 meses, mas podem utilizar o passe o ano inteiro. A Carris, que celebra o seu aniversário no dia 18 de Setembro, data que coincide com as celebrações da Semana Europeia da Mobilidade, promoverá ainda várias iniciativas “no âmbito da melhoria progressiva da Acessibilidade, com o objectivo de dar aos seus Clientes a possibilidade de conhecerem e utilizarem a sua rede nas melhores condições”, revela em comunicado. Assim, a empresa procederá à aplicação de uma placa com leitura Braille e com caracteres em relevo para cidadãos invisuais e com baixa visão com a informação do código SMS ao minuto Carris. Esta informação permitirá, aos clientes com necessidades especiais, a consulta dos tempos de espera dos veículos nas paragens através do seu telemóvel. Serão, ainda, disponibilizados Cd’s com a descrição áudio do percurso de carreiras acessíveis, preparadas para o transporte de passageiros de mobilidade reduzida, dando a indicação das paragens e respectivos interfaces. O site da Carris, também, vai estar disponível segundo as normas de acessibilidade em vigor, garantindo a acessibilidade dos conteúdos Web a pessoas com necessidades especiais, facilitando a todos as novas tecnologias de acesso. De acordo com a companhia “a estrutura do site foi particularmente cuidada, permitindo a todos os utilizadores tirarem o máximo partido das tecnologias de leitura de ecrã, audição de conteúdos e estruturação dos mesmos”.
In Transportes em Revista
É da minha vista ou esta via BUS intermitente é um bocado inútil especialmente porque uma via BUS normal fazia melhor serviço (tendo em conta que os carros não se evaporam quando a via passa a BUS isso implica que o autocarro tem que esperar) com custos de manutenção substancialmente mais baixos?
realmente essa via bus intermitente é uma brincadeira inutil que só demonstra falta de coragem em criar faixas BUS a serio em sitios importantes como a alameda da universidade.
ResponderEliminarem hora de ponta ou aquilo está constantemente ligado (e para isso mais valia uma faixa normal ...) ou entao a faixa bus de nada serve ja que os carros nao desaparecem do nada sempre que vem um autocarro
Sou da mesma opinião quo o anterior comentador (e o autor do post) quanto à idiotice da faixa intermitente.
ResponderEliminarA propósito, não consigo entender porque, em vários semáforos, acende o verde para a faixa bus para aí um segundo antes do verde para as retantes faixas.
Se os autocarros dispõem de faixa própria e os outros automóveis NÃO PODEM SEQUER atrapalhá-los, para que raio serve aquilo? Só para confundir, já tenho visto automobilistas arrancarem quando vêem o verde que não é para eles.
A propósito, uma sugestão:
Parecia-me muito mais útil uma iniciativa PAGUE 5 ANDE 6.
Além de o investimento ser menor, eu posso ter algumas dúvidas quanto ao passe de que vou precisar daqui a um ano, posso ter uma situação precária, posso estar em vias de mudar de local de emprego ou de casa, etc.
PAGAR 5 MESES E ANDAR 6 sempre minimizava essa incerteza, e, desde que andasse os 5 meses, já não perdia dinheiro.
Sabem o que seria uma boa política de comunicação para a carris? Ter uma cobertura capaz e eficiente que desse de facto resposta às necessidades dos cidadãos, e de maneira que uma pessoa não tivesse que andar 10 minutos até à paragem mais próxima, para depois ficar à espera em média 20 minutos para que passe um autocarro (qualquer um!.
ResponderEliminarFazerem o trabalho é que era boa publicidade e não estarem aqui com campanhas de marketing.
Em que local anda 10 minutos até à paragem?
ResponderEliminarSe espera 20 minutos por um autocarro é porque a carreira não tem assim tanta procura.
Há carreiras que na hora de ponta andam com intervalos de 3 e 4 minutos entre chapas.
Tambem concordo que o corredor itermitente é uma nulidade porque as pessoas não o respeitam e não é por culpa delas, é porque mesmo que queiram não têm espaço para sair da frente uma vez que a via do lado está obstruida pelo tráfego.
Quer se goste quer não, há imensas zonas da cidade em que se "perde" imensa capacidade pelo facto de haver um corredor bus e a frequência de autocarros ser baixa. É um desperdício de espaço urbano e ninguém beneficia com isso. Nessa perspectiva este Corredor BUS é uma ideia interessante. Claro que Portugal talvez não seja o local ideal para o instalar, mas quanto a isso ou nos resignamos ou tentamos à mesma avançar...
ResponderEliminar