02/09/2010

Carris reactiva corredor “BUS” intermitente

A Carris prepara-se para levar a cabo, durante o mês de Setembro, um conjunto de iniciativas para comemorar o seu 138º aniversário, onde se destacam a reactivação, em colaboração com a Câmara Municipal de Lisboa, do corredor “BUS” intermitente na Cidade Universitária e a assinatura de um Protocolo “Park & Ride” entre os operadores de transportes públicos de Lisboa e a EMEL.
A empresa pública de transportes irá também lançar, entre 13 e 26 de Setembro, uma campanha de promoção do passe “Pague 10, Passe 12” oferecendo, neste período, a todos os que adquirirem este passe anual, uma mochila. Com este passe, os clientes pagam apenas 10 meses, mas podem utilizar o passe o ano inteiro. A Carris, que celebra o seu aniversário no dia 18 de Setembro, data que coincide com as celebrações da Semana Europeia da Mobilidade, promoverá ainda várias iniciativas “no âmbito da melhoria progressiva da Acessibilidade, com o objectivo de dar aos seus Clientes a possibilidade de conhecerem e utilizarem a sua rede nas melhores condições”, revela em comunicado. Assim, a empresa procederá à aplicação de uma placa com leitura Braille e com caracteres em relevo para cidadãos invisuais e com baixa visão com a informação do código SMS ao minuto Carris. Esta informação permitirá, aos clientes com necessidades especiais, a consulta dos tempos de espera dos veículos nas paragens através do seu telemóvel. Serão, ainda, disponibilizados Cd’s com a descrição áudio do percurso de carreiras acessíveis, preparadas para o transporte de passageiros de mobilidade reduzida, dando a indicação das paragens e respectivos interfaces. O site da Carris, também, vai estar disponível segundo as normas de acessibilidade em vigor, garantindo a acessibilidade dos conteúdos Web a pessoas com necessidades especiais, facilitando a todos as novas tecnologias de acesso. De acordo com a companhia “a estrutura do site foi particularmente cuidada, permitindo a todos os utilizadores tirarem o máximo partido das tecnologias de leitura de ecrã, audição de conteúdos e estruturação dos mesmos”.
In Transportes em Revista

É da minha vista ou esta via BUS intermitente é um bocado inútil especialmente porque uma via BUS normal fazia melhor serviço (tendo em conta que os carros não se evaporam quando a via passa a BUS isso implica que o autocarro tem que esperar) com custos de manutenção substancialmente mais baixos?

5 comentários:

  1. realmente essa via bus intermitente é uma brincadeira inutil que só demonstra falta de coragem em criar faixas BUS a serio em sitios importantes como a alameda da universidade.

    em hora de ponta ou aquilo está constantemente ligado (e para isso mais valia uma faixa normal ...) ou entao a faixa bus de nada serve ja que os carros nao desaparecem do nada sempre que vem um autocarro

    ResponderEliminar
  2. Sou da mesma opinião quo o anterior comentador (e o autor do post) quanto à idiotice da faixa intermitente.

    A propósito, não consigo entender porque, em vários semáforos, acende o verde para a faixa bus para aí um segundo antes do verde para as retantes faixas.

    Se os autocarros dispõem de faixa própria e os outros automóveis NÃO PODEM SEQUER atrapalhá-los, para que raio serve aquilo? Só para confundir, já tenho visto automobilistas arrancarem quando vêem o verde que não é para eles.

    A propósito, uma sugestão:

    Parecia-me muito mais útil uma iniciativa PAGUE 5 ANDE 6.

    Além de o investimento ser menor, eu posso ter algumas dúvidas quanto ao passe de que vou precisar daqui a um ano, posso ter uma situação precária, posso estar em vias de mudar de local de emprego ou de casa, etc.

    PAGAR 5 MESES E ANDAR 6 sempre minimizava essa incerteza, e, desde que andasse os 5 meses, já não perdia dinheiro.

    ResponderEliminar
  3. Sabem o que seria uma boa política de comunicação para a carris? Ter uma cobertura capaz e eficiente que desse de facto resposta às necessidades dos cidadãos, e de maneira que uma pessoa não tivesse que andar 10 minutos até à paragem mais próxima, para depois ficar à espera em média 20 minutos para que passe um autocarro (qualquer um!.

    Fazerem o trabalho é que era boa publicidade e não estarem aqui com campanhas de marketing.

    ResponderEliminar
  4. Em que local anda 10 minutos até à paragem?

    Se espera 20 minutos por um autocarro é porque a carreira não tem assim tanta procura.
    Há carreiras que na hora de ponta andam com intervalos de 3 e 4 minutos entre chapas.


    Tambem concordo que o corredor itermitente é uma nulidade porque as pessoas não o respeitam e não é por culpa delas, é porque mesmo que queiram não têm espaço para sair da frente uma vez que a via do lado está obstruida pelo tráfego.

    ResponderEliminar
  5. Quer se goste quer não, há imensas zonas da cidade em que se "perde" imensa capacidade pelo facto de haver um corredor bus e a frequência de autocarros ser baixa. É um desperdício de espaço urbano e ninguém beneficia com isso. Nessa perspectiva este Corredor BUS é uma ideia interessante. Claro que Portugal talvez não seja o local ideal para o instalar, mas quanto a isso ou nos resignamos ou tentamos à mesma avançar...

    ResponderEliminar