04/09/2010

Novo esquema de circulação na Baixa de Lisboa arranca a 16 de Setembro

In Público (4/9/2010)

«O novo sistema de trânsito da Baixa de Lisboa vai entrar em vigor no próximo dia 16, quinta-feira, no início da Semana da Mobilidade. Com as alterações, a autarquia espera eliminar a "situação algo labiríntica" da circulação no centro da cidade.

A data foi avançada ontem pelo vereador da Mobilidade, Fernando Nunes da Silva, para quem o plano mostra que é possível ter um uso "mais ordenado, com menos impactos ambientais e com maior racionalidade" do automóvel.

"Os cidadãos vão sentir, por um lado, que os circuitos de ligação entre vários pontos da cidade, sobretudo entre os mais importantes - Martim Moniz, Restauradores, Cais do Sodré e Santa Apolónia - vão ser muito mais claros", afirmou o autarca, citado pela Lusa. O novo esquema, que será "facilmente legível" pelos condutores, assenta na ligação mais rápida entre as colinas do Castelo e do Chiado através da Rua da Conceição, que passa a ter dois sentidos. Para mais tarde ficam as intervenções nas ruas do Ouro e da Prata para acabar com as lombas existentes, alargar os passeios e introduzir um pavimento que reduza o ruído e a poluição.»

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O retrocesso na Rua da Conceição é uma péssima ideia. Os carros devem deixar de circular na Baixa, progressivamente, por isso não entendo este "pasito adelante, dos pasitos atras".

6 comentários:

  1. giro era ver um mapa aereo com os novos sentidos.

    tambem nao percebo este retrocesso na rua da conceicão

    novas zonas BUS é que nada...

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  2. Esta gentinha que manda na cml é muito pequenina e incompetente.

    Andam há que tempos a remexer no trânsito da Baixa, ainda por cima sem acertarem uma, e como se Lisboa fosse apenas a Baixa.

    Coitados...

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  3. deixar de circular na baixa? isso é matar progressivamente a baixa.

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  4. Sim, Filipe, que as lojas da Baixa são todas drive-in.

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  5. E um mapa? Não há mapa??

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  6. A circulação de veículos, implantada há vários anos na Rua Viriato (junto ao Centro Comercial Tomás Ribeiro)é à "inglesa".
    Isso surpreende os peões que bem mereciam ter avisos especiais dado que os veículos surgem do lado que não se espera. Felizmente que esse cruzamento está sempre engarrafado impedindo que a velocidade seja muito elevada, ao contrário do que acontecia no cruzamento da Duque de Loulé, nas faixas dos autocarros. Aí também os veículos de transporte público tinham movimento no sentido oposto ao habitual em Portugal e só após vários acidentes mortais, tudo voltou ao normal.Umas placas de aviso nas passagens de peões da rua Viriato não iriam custar muito caro e seriam uma boa medida de segurança rodoviária. Pelo menos evitariam alguns sustos desnecessários.

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