foto: Joana Santa Marta,
in facebook
.
Andam a brincar com isto há muito tempo; as ribeiras subterrãneas são emparedadas, estranguladas, desviadas e anilhadas e depois,... dá nisto!
As caves de betão, dos prédios da Baixa e, principalmente as obras recentes, "á lá Polis", no Terreiro do Paço. estarão na causa desta situação?
in facebook
.
Andam a brincar com isto há muito tempo; as ribeiras subterrãneas são emparedadas, estranguladas, desviadas e anilhadas e depois,... dá nisto!
As caves de betão, dos prédios da Baixa e, principalmente as obras recentes, "á lá Polis", no Terreiro do Paço. estarão na causa desta situação?
Nunca ninguém vai saber, porque nunca nenhum responsável, vai querer dizer e muito menos, assumir responsabilidades.
Pois a mim, parece-me que sim!!!
Pois meu caro tens muita razão, aqui na FT está tudo em pânico.
ResponderEliminarFT?
ResponderEliminarSe soubessem o que andavam a fazer:
ResponderEliminar-tinham colocado árvores na Praça do Comércio e humanizavam o espaço...
-tinham cuidado com a drenagem das águas pluviais e restantes situações funcionais, na sequência da base de trabalho do projecto inicial de Eugénio dos Santos...
Ora, trataram só dos novos arabescos e restantes pelintrices...
E quando chover a sério, pois isto nem foi muita água?... Os barcos vão poder atracar no Rossio...
Não foi por falta de aviso!
Isto não foi muita água?
ResponderEliminarBem, só podia estar a dormir...
Os "iluminati" desculpar-se-ão com as condições atmosféricas de excepção, para esta ocorrência mas, logo de seguida, encontrarão fantásticas possibilidades turisticas, até aqui nunca vistas em Lisboa:
ResponderEliminarA introdução da "gôndola" no meio de transporte urbano da capital, será o êxtase desse novo programa...
Os "iluminati" desculpam-se. Os "capite censi" apressam-se a debitar alguns lugares comuns. São verdade as criticas apresentadas, que poderiam aligeirar a situação hoje ocorrida, mas nunca ninguém conseguiu, nem conseguirá evitar uma cheia na Baixa quando coinciderem diversos factores como hoje aconteceu, nomeadamente excesso de precipitação num dado momento e maré alta no mesmo momento.
ResponderEliminarTodos os dias há duas marés cheias, chover só chove de vez enquando, mas quase sempre que chove sempre os mesmos locais se inundam. Negligência nas obras publicas. Engenheiros licenciados ao Domingo dá nisto.
ResponderEliminarCulpar a maré cheia é que não.
segundo os responsáveis da CML ,Ver. Manuel brito e Manuel salgado, agora na TVI, a culpa é só e apenas da chuva.A cml não tem culpa absolutamente nenhuma e a partir de hoje vai mandar proceder á limpeza.De José Sá Fernandes , responsável, nem um piu.
ResponderEliminarAs imagens que hoje passaram na TV sobre a inundação, foram explícitas:
ResponderEliminar-a chuva não foi assim tanta;
-a inundação foi brutal, quase instantânea e apanhou todos de surpresa; até as próprias instalações da PSP;
-foi um caos, com tudo a boiar, nas ruas e dentro dos estabelecimentos!
Tal como foi referido na TV: isto é muito preocupante.
Foi criado um estrangulamento, ao que tudo indica, em obras recentes:
-as obras da Praça do Comércio não podem deixar de estar sob suspeita! e tudo indica que a displicência daquelas obras e a "pressa eleitoralista" deu os seus frutos - asneira grossa!
Há que intervir de imediato, pois se acontece uma tromba de água a sério... não vão apenas correr lágrimas, como hoje vimos.
E tem que haver responsáveis pelo que está a acontecer:
-por ser demasiado grave intervir num local daqueles sem ter em conta as devida características daquele património.
-por ser um ramático exemplo da leviandade com que se gastam dinheiros públicos neste país - estraga-se mais que aquilo que se aproveita!
Cá se fazem, cá se pagam...
ResponderEliminar"(...) A memória das pessoas é curta, e o que se passou é normal, apesar de não ser muito frequente, afirmou a meteorologista Idália Mendonça", in Expresso, 30/10/2010.
ResponderEliminarEu estive a pesquisar no google e descobri que o que aconteceu na 6ª Feira, lá fora chamam de "chuva". A chuva é uma coisa que cai do céu e geralmente é molhada.
ResponderEliminarEm Lisboa, foi a primeira vez que tal fenómeno ocorreu, talvez tenha sido por isso que os responsáveis municipais foram apanhados de surpresa.
Para a próxima, os meus amigos vão ver, as sargetas vão estar tão limpas e desimpedidas, que nem vamos dar pela chuva e pela maré alta.
Outra coisa que achei mal, o país deveria ter um serviço de meteorologia para avisar as pessoas quando fossem acontecer estas coisas. E até poderiam utilizar as televisões para avisar as pessoas e também os senhores das câmaras.
Tenho dito
O que não falta em arquivos são fotos do Rossio inundado nos anos 50, 60, 70, e 1983.
ResponderEliminarA autarquia está entregue aos animais
ResponderEliminarE quando as sargetas na Baixa estiverem limpas e desimpedidas o que acontece num dia como este ?
ResponderEliminarFT é a Frente Tejo...andaram a desviar os cursos de água agora...
ResponderEliminarAh... pensava que era uma sigla que queria dizer, em calão mais brejeiro, "lixar tudo"...
ResponderEliminarQuanto a desviar os cursos de água; acredito que não. Agora estrangulá-los, já não sei...