Exmos. Senhores
No seguimento do mais recente estudo ECSI que coloca o Metropolitano de Lisboa, merecidamente, como a melhor empresa de transportes públicos de Lisboa, e sendo uma das causas e preocupações maiores deste movimento, o pugnar por uma melhor mobilidade e uma maior e mais cómoda utilização dos transportes públicos, vimos por este meio endereçar a V.Exas. um conjunto de sugestões e críticas que apresentamos seguidamente, e que pensamos poderão contribuir para que o ML melhore ainda mais o seu nível se serviço, corrigindo algumas práticas que consideramos prejudicais aos passageiros:
1. Poluição sonora
a) Nas gares das estações -O sistema vídeo e sonoro de publicidade instalado nalgumas estações, ainda que disfarçado de sistema informativo, causa bastante incómodo a muitos passageiros e funcionários do ML, como deverá ser do conhecimento de V. Exas. Trata-se, a nosso ver, de um grave atentado ao direito ao silêncio. Reconhecemos que, sendo uma concessão a uma empresa privada, este sistema trará forçosamente dividendos ao ML, contudo, nada justifica a existência de som agressivo, o que agravado com a entrada dos comboios nas estações resulta em acentuada poluição sonora.
É perfeitamente despropositada a passagem de música com sons graves a acompanhar pseudo-informações culturais ou outras, quando manifestamente o objectivo é emitir publicidade. A este propósito não se pode deixar de referir a existência de informações retardadas, de interesse público nulo e com frequentes erros ortográficos. Esta crítica não se relaciona com a tentativa de “humanizar” as estações com música ambiente, solução que, ainda que discutível (não será o silêncio a melhor forma de “humanizar” as estações?), devia ser implementada com cautela, usando sons adequados e em tempo próprio.
b) Nos comboios – Não é invulgar que o sistema sonoro dos comboios esteja mal calibrado, emitindo num volume excessivo, e por vezes com dados desfasados.
2. Permissão de mendicidade – Sendo este um problema social a resolver noutro plano, reconheçamos que a permissão de mendicidade, salvo se houver alguma autorização em particular para determinada associação, é um problema de facto no ML, sobretudo dentro das composições; por contraponto, aliás, à experiência noutros metropolitanos onde apenas se verifica nos túneis de acesso às estações. Cremos que com o sistema de vigilância por vídeo são perfeitamente identificáveis, em tempo real, as várias pessoas que de modo organizado, sistemático e intensivo se dedicam à mendicidade nas carruagens, o que deveria levar a reacções atempadas por parte do ML.
3. Inexistência de um sistema de emissão "na hora" dos passes Lisboa Viva - Neste momento obriga-se o passageiro a vários e demorados passos, pelo que o ML deveria implementar este tipo de emissão, sendo que até que esse sistema esteja criado, é necessário um claro reforço do atendimento nos meses de Setembro/ Outubro, a fim de evitar as habituais enormes filas de pessoas esperando por entregar um mero formulário de adesão.
4. Falta de informação relativamente ao tempo previsto para a chegada do comboio seguinte - Apesar desta informação estar contemplada nos painéis electrónicos e ser bastante útil, ainda não se encontra disponibilizada aos utentes. Tecnicamente, não será difícil de implementar, pelo que a sua inexistência se nos afigura como um mistério.
5. Canais de acesso - Os canais especiais destinados a pessoas com mobilidade reduzida, que se acompanhem de carrinhos de bebé, de crianças pela mão ou de grandes volumes passaram a estar disponíveis somente para a saída da estação, sendo necessário solicitar a acção de um segurança para entrar por estes canais. Este facto implica uma perda de auto-suficiência bem como de tempo para pessoas com mobilidade reduzida sem que daí advenha, aparentemente, uma vantagem em termos de gestão de fluxos de passagem que o justifique. Por outro lado, algumas estações apresentam um deficit de canais de acesso que gera longas filas aquando da saída dos passageiros. Se em algumas estações esta situação é muito difícil ou impossível de corrigir, noutras pode ser facilmente rectificada com a colocação de mais canais ao lado dos existentes. São disto exemplo a estação da Cidade Universitária especialmente no lado norte ou o átrio norte de Entre Campos.
6. Noutro plano, queremos manifestar a nossa perplexidade por aquilo que nos parece ser um acréscimo significativo de avarias:
a) Nas várias linhas, com enfoque para a Azul e a Verde, que prejudicam de modo frequente a circulação das pessoas.
b) Nas escadas mecânicas e nos elevadores, sendo incompreensível a demora na sua resolução, com tempos de reparação demasiados longos, não sendo raro que uma avaria/interrupção demore vários dias/semanas até ser solucionada (expoente máximo os quase 5 meses no arranjo das escadas rolantes da estação Baixa-Chiado), com óbvios incómodos para idosos e pessoas de mobilidade reduzida, na maioria das vezes justificadas pelo ML de forma ambígua e imprecisa.
O Fórum Cidadania Lx fica à disposição da Administração do ML para discutir formas de colaboração para a melhoria do serviço a prestar às pessoas.
Na expectativa, subscrevemo-nos com os melhores cumprimentos
Nuno Caiado, Paulo Ferrero, Jorge Pinto, João Mineiro, Virgílio Marques, Pedro Gomes, Mónica Albuquerque, João Oliveira Leonardo, Beatriz Empis, Bernardo Ferreira de Carvalho e Luís Serpa
Parece-me bem!!!, a poluição sonora nas estações (pelo menos nalgumas que frequento é demais!).As escadas rolantes avariadas não me afectam pessoalmente mas vejo mesmo muita gente atrapalhada na baixa-chiado.
ResponderEliminarOs cartões Lisba Viva devem ser feitos por uma empresa extra ao metro, querem que essa empresa passe a instalar fábricas nas vária estações de metro?
ResponderEliminarA do direito ao silêncio tem a sua piada. Podem sempre pôr tampões nos ouvidos ou algodão. O metro tem todo o direito de meter PUB com mais "visibilidade" que sempre amortiza um pouco os enormes prejuizos.
Subscrevo na íntegra.
ResponderEliminarXico205 disse...-----
ResponderEliminarOs cartões Lisba Viva devem ser feitos por uma empresa extra ao metro, querem que essa empresa passe a instalar fábricas nas vária estações de metro?
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Olhe que não, olhe que não..
Quem faz os cartões Lisboa Viva é o metro? Tem graça que os fabricados pela TST, Carris, etc; são iguaizinhos!!!
ResponderEliminarQueixam-se de tanta porcaria que não interessa para nada e não se queixam do principal: o metro tem que abrir ás 5 horas, porque a carris não tem que alterar as suas próprias carreiras para servir as linhas do metro, alem disso os autocarros entre as 5 e as 6:30 andam com passageiros até à porta. Dado o elevadissimo nº de pasageiros é necessário um transporte pesado. As carreiras extraordinarias da Carris ao principio da manhã só não deixam passageiros em terra, porque os passageiros já verificaram por eles a que horas saem as varias carreiras das estações de recolha e vão para a porta das recolhas apanhar a carreira concreta que vai para a zona de Lisboa onde pretendem ir. Têm sorte que a Carris aceita transportar passageiros fora dos percursos das carreiras, excepto as que saem vazias para irem aos interfaces de transportes buscar trabalhadores da Carris.
O metropolitano só funciona a partir das 06h30? Que brutalidade, desconhecia de todo.
ResponderEliminarE levo eu anos a queixar-me que o primeiro comboio de Alcântara para Entrecampos só é às 06:06!
E ainda diz que é o melhor transporte público de Lisboa! Quem o diz deve com certeza a mentir com quantos dedos tem nas mãos e nos pés!
O curioso é que quando o _melhor transporte público_ não quer trabalhar, os outros têm de ir fazer o trabalho dele. Que ridículo é esse _melhor transporte público_!
Nem digo às 05, mas era totalmente imperioso que começasse a funcionar com partidas dos terminais pelas 05:50.
E já agora...horários. Horários como aqueles que a CP, o Metro de Mirandela e o Metro do Porto disponibilizam à população.
Não é só dizer que passa a cada 8 minutos. E então quais são os 8 minutos a que ele passa?
O resultado está à vista!
Sendo esse o melhor transporte público de Lisboa (que ridículo alguém ainda se dar ao trabalho de fazer esse tipo de cálculos após tantos e tantos discursos sobre a complementaridade que os transportes têm de ter para combater o trânsito automóvel), está totalmente explicada a razão das extensas filas de trânsito de Entrecampos para o Mq Pombal!
Alerta! Grau de posidóinice extremamente elevado.
ResponderEliminarOs cartões Lisboa Viva, Viva Viagem, 7 colinas, etc. (não sei se há mais algum) são da OTLIS, não são do ML.
ResponderEliminarMas a maneira de resolver isso também era fácil, tiravam-se as máquinas do Metro e metiam-se da OTLIS, é o que acontece no Porto, onde as máquinas de venda de bilhetes/carregamento dos passes são da TIP, e não do MdP
ó xico205, deixe-se de ordinarices, e verifique como funciona o metro de paris e de londres por exemplo.
ResponderEliminarSe não sabe como é, pergunte.
Não há paciência para ler tanta poracaria que o senhor escreve nos seus comentários.
Se o irrita tanto o que se escreve neste blog porque é que continua a vir aqui?
Filipe disse...
ResponderEliminarO metropolitano só funciona a partir das 06h30? Que brutalidade, desconhecia de todo.
E levo eu anos a queixar-me que o primeiro comboio de Alcântara para Entrecampos só é às 06:06!
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O pessoal daqui já se mostrou várias vezes contra a policia e contra os cantoneiros da CML, provavelmente tambem são contra empregadas de limpeza, padeiros e pasteleiros, seguranças, empregados de cozinha e balcão, funcionarios do aeroporto, empregados de armazens, etc; que são os principais clientes dos transportes publicos ao principio do dia, uns a irem para o trabalho outros a sairem dele.
Como é que alguem se pode queixar de tvs a dar pub e dos cegos e não se importar com a ausencia dum transporte publico pesado precisamente numa hora de ponta dos transportes publicos que é entre as 5 e as 6?!!! Isto só mostra o que eu suspeitava, a maioria dos que aqui anda "trabalha" em escritórios de modos que estão o dia todo a vir à net em vez de trabalharem!!! E por passarem o dia na net qd deviam estar a trabalhar, à noite ñ vêm cá, que é quando as pessoas que de dia trabalham têm tempo para vir a blogs de lazer!!!!
É um facto que com o metro a abrir ás 5h só ficam 3 horas do dia (entre as 2h e as 5h)disponiveis para manutenção de linhas no metro, mas se fôr curto, é preferivel fecharem mais cedo, até porque o volume de passageiros entre as 5 e as 6 é bastante superior ao volume entre as 00 e a 1h, esses sim podem viajar de autocarro porque não o enxem como os passageiros da manhã.
Anónimo disse...
ResponderEliminarOs cartões Lisboa Viva, Viva Viagem, 7 colinas, etc. (não sei se há mais algum) são da OTLIS, não são do ML.
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Obvio. Mas aqui acham que é o metro que os faz!!! Dah
Joao Silva disse...
ResponderEliminaró xico205, deixe-se de ordinarices, e verifique como funciona o metro de paris e de londres por exemplo.
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Onde é que eu fui ordinario?!!! Agradeço que site.
O metro de Paris e Londres alem de funcionar com carruagens muito mais velhas, esreitas e mal cheirosas tem mais diferenças em relação ao metro de Lisboa?!!! Não me diga que as carruagens lá têm tração animal!
*estreitas no coment das 11:29.
ResponderEliminarQuem faz os cartões Lisboa Viva é o metro? Tem graça que os fabricados pela TST, Carris, etc; são iguaizinhos!!!
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Talvez porque a Carris os TST a Rodoviária a Vimeca e o Metro (...etc e tal) os recebem em bruto.... sem numeração, programação nome e fotografia. Apenas o suporte (cartão=.
O resto é feito nas próprias empresas.
Quando não se sabe, mais vale estar calado,
Não não. Os impressos são dados pelos transportadores ás empresas que emitem cartões, e elas entregam aos transportadores o resultado final do cartão. Se fosse como a anónima diz para quê que eram precisas duas fotos? São duas fotos porque uma fica para a base de dados do transportador e a outra é dada à Otlis para fazer a digitalização no cartão.
ResponderEliminarQuando não se sabe mais vale estar calado de facto.
Duas?
ResponderEliminarNa CP só me pediram uma, a Carris apenas pede uma, as restantes rodoviárias, idem.
São empresas que o emitem cartões?
Engraçado, a Carris entrega-me o passe na hora feito a minha frente. Porque é que no Metro é diferente? Nas empresas rodoviárias o cartão é feito nas suas instalações, receberam todas o equipamento para tal.
E digo-lhe isto com conhecimento de causa,
Mas, claro, o metro é mundo a parte.
Senhor Xico, pare de querer passar a imagem de sabe tudo.. quando na verdade apenas fala de cor e salteado, e mesmo assim, terrivelmente!
...porque quando não se sabe,
Em relação a publicidade/poluição sonora, ao ler o bold fiquei esperançado que fossem falar do ruído dentro do túnel provocado pela falta de balastro por baixo dos carris. É bastante mais incomodativo (prejudicial, até?) esse ruído do que a publicidade.
ResponderEliminarA falta de canais de acesso é particularmente notória nas estações mais velhas mas também notada nas mais recentes (de salientar Oriente).
Quanto à emissão dos passes não vejo problema com o facto de demorarem uma semana que seja, apenas acho deplorável a ML não ter uma bilheteira exclusiva para isso (no Oriente, mais uma vez, de duas bilheteiras existentes uma está sempre fechada e a fila estende-se até aos canais de acesso).
A nova política de restrição dos canais mais largos é também despropositada uma vez que em nada facilita a utilização ou gestão do metro.
Em relação às avarias, acho injustificada (e até discriminatória) ao enfoque das linhas da Gaivota e Caravela. Devo lembrar que é rara a estação sem avarias de equipamento, seja ele elevador ou escadas mecânicas. Na linha do Oriente, por exemplo, não há uma estação onde não haja algo avariado.