Um blogue do Movimento Fórum Cidadania Lisboa, que se destina a aplaudir, apupar, acusar, propor e dissertar sobre tudo quanto se passe de bom e de mau na nossa capital, tendo como única preocupação uma Lisboa pelos lisboetas e para os lisboetas. Prometemos não gastar um cêntimo do erário público em campanhas, nem dizer mal por dizer. Lisboa tem mais uma voz. Junte-se a nós!
29/10/2010
Obra isola castelinhos e gera atritos de fronteira
In Jornal de Notícias (29/10/2010)
Telma Roque
foto Rodrigo Cabrita/global Imagens
«A imagem é bizzara e não agrada aos moradores de Benfica, em Lisboa. As obras da CRIL deixaram os castelinhos enfiados numa ilha. Mas, à medida que os trabalhos avançam, adensam-se as dúvidas sobre quem vai gerir aquele espaço. A Amadora reclama-o.
"Aquele arranjo arquitectónico não dignifica, nem preserva a memória daquele espaço que diz muito às gentes de Benfica", argumenta ao JN Fausto Castelhano, da Universidade Intergeracional de Benfica, para quem as obras de prolongamento da CRIL vieram dar às Portas de Benfica um visual demasiado estranho. Tão estranho, diz, "que quem não conheça a história dos castelinhos não percebe o que fazem ali isolados.
As Portas de Benfica, que já foram um posto fronteiriço da Guarda Fiscal, e propriedade do Ministério das Finanças, antes de passarem para a posse da Câmara de Lisboa, estão no limite da fronteira com o município da Amadora. Aliás, a questão tem suscitado discussões entre as duas autarquias. A Amadora reclama o património como seu.
Gabriel Oliveira, vereador com o pelouro das Obras Públicas da Câmara da Amadora desabafou em tempos que a culpa é de quem fez a divisão do concelho em 1979. "Onde há barracas é a Amadora, onde não há barracas é nosso, ou seja, Lisboa", declarou.
O vereador garante, sem margem para dúvidas, que as Portas de Benfica estão na toponímia da Amadora e que ambos os castelinhos pertencem a este concelho, "ponto final parágrafo". Sobre o facto de num dos castelinhos (à esquerda na fotografia) funcionar um centro de informação com uma placa onde se pode ler "Junta de Freguesia de Benfica", Gabriel Oliveira justifica que também ele pode colocar duas ou três placas com o nome Amadora.
"As Portas de Benfica são propriedade da Câmara de Lisboa, que as cedeu, por protocolo, à Junta de Benfica", argumenta, por seu turno, Inês Drummond, presidente da Junta de Benfica.
Certo é que a Amadora não parece querer abrir mão daquele espaço. "Já recuperámos um dos castelinhos e só não fizemos o mesmo com o outro porque a Estradas de Portugal irá recuperá-los. Faz parte do contrato", explica o vereador da Amadora.
Para Fausto Castelhano, que sempre viveu em Benfica, as pretensões da Amadora são "absurdas". Domingos Estanislau, dirigente do clube de futebol local, reforça a ideia. "As Portas de Benfica, são e serão sempre de Lisboa. A história prova-o. "Era uma portas de entrada na cidade. As pessoas que entravam com mercadorias e pagavam uma taxa".
Sobre o aspecto que ganharam os castelinhos com o decorrer das obras da CRIL, frisa que a Estradas de Portugal poderia ter feito o mesmo que fez na Buraca, onde foi a obra foi feita em túnel, para não destruir uma parte do Aqueduto das Águas Livres. "Poderiam ter feito o mesmo nas Portas de Benfica", remata.»
...
Seja de quem for, o certo é que esta intervenção pseudo-paisagística merece o prémio de momento kitsch da década. De fugir!
Essa das Portas de Benfica pertencerem à Amadora nunca tinha lido.
ResponderEliminarGosto da ideia de chegar a estes edifícios antigos de uma maneira natural e amiga dos peões....
Benfica está cada vez mais horrível. Valha-nos as melhores pastelarias e futebol de Lisboa....
Magritte, num dos seus momentos mais inspirados, não teria feito melhor.
ResponderEliminaresta cril tem um traçado cheio de mistérios e encantos...
ResponderEliminarO traçado da CRIL é um must: pontos negros, desprezo por moradores e agora esta linda imagem.:)
ResponderEliminarTudo isto nos deveria envorgonhar se neste país houvesse vergonha e responsabilização.
ALV
o que é facto é que a CMAmadora recuperou um dos edifícios e nunca o teria feito se a tutela dos mesmos fosse da CMLisboa.
ResponderEliminarClaro que Lisboa nunca reclamaria o favor, se outros pagam...
De qualquer modo, as Portas de Benfica estão no inventário do património da Amadora, mas no inventário da DGEMN não há dúvidas - BENFICA...
Também eu pensava que eram da Amadora...
No "Retalhos de Bem-Fica" já tínhamos alertado em vão, há longos meses atrás, sobre este atentado às Portas de Benfica.
ResponderEliminarO que não podemos, de modo algum, aceitar, por todos os motivos históricos e mais alguns, é que os Castelinhos sejam pertença da Amadora...
http://retalhosdebemfica.blogspot.com/2010/10/castelinhos-das-portas-da-amadora.html
Abraço,
Alexandra.
é uma ilha mas nada impede que passe a ser um oásis sem carros e para usufruto de todos.
ResponderEliminaro traçado da cril é um terror. e o pseudo túnel que cria uma barreira, ao menos afundassem aquilo a sério.
ResponderEliminarO marco miriamétrico 0 da E.N. 249 ficava (não sei se entretanto lhe deram sumiço) imediatamente atrás das portas fiscais.
ResponderEliminarNaturalmente a E.N. 249 só havia de começar no limite de Lisboa.
Por isso é compreensível saber a quem pertencem efectivamente!
As "portas" das casas pertencem a quem... à Rua ou ás Casas?
ResponderEliminarSe são as portas da barreira fiscal de Lisboa como podiam pertencer a qualquer outro municipio...
Mas era bonita uma solução Salomónica, um casinhoto para cada filho!
Assustadora esta imagem. Assustadora. Lembremo-nos que no centro de Lisboa a estátua do marquês ficou sem acesso pedonal nenhum, obrigando turistas a sprints suicidas para atravessar a rotunda.
ResponderEliminarUm bando de idiotas.
Patético! Mais valia colocarem ao centro desta placa um Monumento à Viatura de Transporte Particular, imperador das cidades e vilas portuguesas! Talvez a CML e o Governo possam fazer uma encomenda à Joana Vasconcelos.
ResponderEliminarAnónimo disse...
ResponderEliminarO traçado da CRIL é um must: pontos negros, desprezo por moradores e agora esta linda imagem.:)
Tudo isto nos deveria envorgonhar se neste país houvesse vergonha e responsabilização.
ALV
12:16 PM
-------------------
LOL
Já a CRIL estava projectada e não havia moradores nas redondezas...
Refere-se aos moradores do Bº Santa Cruz que ilegalmente aumentaram os quintais para o terreno que não lhes pertencia, destinado à CRIL?
só quem nao conhecia as portas de benfica antes pode dizer que ficou pior ^^
ResponderEliminarsim, a rotunda com 3 faixas em redor dos castelos nao é simpatica, mas o cruzamento antigo sem passeios, sem passadeiras, com buracos e sem visibilidade para condutores e peoes era bem pior...
Ainda não perceberam que a obra não está acabada!!!
ResponderEliminarDah
Rui Pedro Lérias disse...
ResponderEliminarAssustadora esta imagem. Assustadora. Lembremo-nos que no centro de Lisboa a estátua do marquês ficou sem acesso pedonal nenhum, obrigando turistas a sprints suicidas para atravessar a rotunda.
Um bando de idiotas.
6:57 PM
---------------------------
Deixa lá que quando há feitos históricos no futebol os adeptos não têm problemas de chegar ao centro da etatua e até de a subir. Devem ser ninjas ao contrario dos turistas.
Edifícios no meio de rotundas são óptimos para a segurança rodoviária.
ResponderEliminarPoderiam aproveitar a nova ilha e constituir a 3ª Região Autónoma do país.
ResponderEliminarAnónimo disse...
ResponderEliminarEdifícios no meio de rotundas são óptimos para a segurança rodoviária.
7:56 PM
..............................
Neste caso concreto não é perigoso. A rotunda é enorme. Dá tempo mais que suficiente para arrancar sem que venha nenhum carro em sentido giratório.
Bigalface disse...
ResponderEliminaresta cril tem um traçado cheio de mistérios e encantos...
10:39 AM
----------------------------
Qualquer pessoa que conheça a zona e a história do urbanismo da zona percebe que foi o que foi possivel fazer dadas as pré-existências e o orçamento disponivel e que até já foi bastante ultrapassado.
Anónimo disse...
ResponderEliminarsó quem nao conhecia as portas de benfica antes pode dizer que ficou pior ^^
sim, a rotunda com 3 faixas em redor dos castelos nao é simpatica, mas o cruzamento antigo sem passeios, sem passadeiras, com buracos e sem visibilidade para condutores e peoes era bem pior...
1:34 AM
...........................
Toda a razão.
rodrigo disse...
ResponderEliminaro traçado da cril é um terror. e o pseudo túnel que cria uma barreira, ao menos afundassem aquilo a sério.
2:36 PM
---------------------
Qual barreira qual quê!!! Barreira tens tu à frente dos olhos, para ires na conversa do sr. Alves, esse vigarista que aumentou o quintal para terrenos que não lhe pertenciam e agora vem para a tv reclamá-los!!!
Não acho o traçado nada mau, e já o fiz todo excepto o tunel que ainda está em construção. Mesmo o tunel não tem uma curvatura do outro mundo. Pior é o tunel do Marquês.
Alexa disse...
ResponderEliminarO marco miriamétrico 0 da E.N. 249 ficava (não sei se entretanto lhe deram sumiço) imediatamente atrás das portas fiscais.
Naturalmente a E.N. 249 só havia de começar no limite de Lisboa.
Por isso é compreensível saber a quem pertencem efectivamente!
2:39 PM
------------------------------
Obviamente pertence a Lisboa. A Amadora não tem um unico argumento para o reclamar. Só se fôr esse das obras. Mas se cada um de nós fosse fazer obras num qualquer edificio e isso nos desse o direito de o reclamar como nosso, acho que já não havia edificios degradados em Lisboa nem carros abandonados.
rodrigo disse...
ResponderEliminaro traçado da cril é um terror. e o pseudo túnel que cria uma barreira, ao menos afundassem aquilo a sério.
2:36 PM
............................
Afundavam aonde? Na Ribeira de Alcantara e na Ribeira da Damaia?!!!! E em vez de carros passávamos a ter submarinos?!!!
Pensa que se foi feito como está, por alguma razão foi.
Meus amigos, antes a CRIL que o cenário dantesco de barracas que havia em toda a CRIL de Sacavem a Algés.
ResponderEliminarA CRIL foi a principal responsavel pela demolição de barracas nos concelhos de Loures, Amadora, Lisboa e Oeiras.
Os moradores do Bº Sta Cruz, mal os ciganos foram realojados das barracas que ocupavam entre o Bº Sta Cruz e a Damaia, prolongaram os quintais para esses terrenos, e vêm-se armar em vitimas quando a Estradas de Portugal lhes manda os quintais abaixo para fazer o tunel conforme projectado (eles queriam alegar uso capião, mas não passaram os 20 anos necessários).
Tambem é engraçado que os próprios moradores do Bº Sta Cruz já antes tinham subido os muros das suas casas com medo dos ciganos que viviam nas suas traseiras. Quando os ciganos lá viviam não havia problemas com muros, antes pelo contrario, agora que têm um jardim nas suas traseiras por cima do tunel(onde antes havia barracas) queixam-se dum muro dum metro de altura!!!!
Ficaram com as cass valorizadas e com um jardim para usufruto, o que fez com que muitos tenham aberto portas dos seus quintais para o novo jardim. Mas nenhum queria ter portas do seu quintal para as barracas dos ciganos que entretanto foram realojados pela CMA.
As comissões de moradores do Bº Sta Cruz e da Damaia são uma cambada de mentirosos. Querem a todo o custo iludir a opinião publica à custa de mentiras. Infelizmente em Portugal ainda há muita gente a criar opiniões sem antes se informar sobre o que se passa, conforme se vê nos comentarios aqui escritos.
É engraçado ver uma marquise da Damaia com um cartaz a dizer: "Esta CRIL é ILEGAL!" Mas a marquise secalhar não é ilegal!!!
Enfim, é o país que temos.
Julio Amorim disse...
ResponderEliminarEssa das Portas de Benfica pertencerem à Amadora nunca tinha lido.
.............................
Até porque no teu tempo a Amadora era Oeiras.
O Homenzinho entrevistado nessa noticia não percebeu que a CRIL passa em tunel por baixo das Portas de Benfica.
ResponderEliminar