Um blogue do Movimento Fórum Cidadania Lisboa, que se destina a aplaudir, apupar, acusar, propor e dissertar sobre tudo quanto se passe de bom e de mau na nossa capital, tendo como única preocupação uma Lisboa pelos lisboetas e para os lisboetas. Prometemos não gastar um cêntimo do erário público em campanhas, nem dizer mal por dizer. Lisboa tem mais uma voz. Junte-se a nós!
03/01/2011
Proibição estúpida #1:
A proibição de virar à esquerda no cruzamento da Av. Forças Armadas / Av. Cinco de Outubro, além de não ter lógica absolutamente nenhuma, implica que todos quantos queiram entrar na Av. 5 Out. tenham que o fazer ao cimo da Av. Forças Armadas, nos semáforos do cruzamento do Hospital de Santa Maria para depois engarrafar os semáforos cá em baixo, junto ao viaduto do comboio/Entrecampos/Av. 5 Out. ... o engraçado é ver-se as inversões de marcha perigosas que se vão fazendo naquele outro mesmo semáforo da Av. Forças Armadas/Hospital ...
---//---
Argumentam alguns comentadores que, primeiro, é provisório, segundo, é por causa da grua. Se é provisório, então deviam ter posto sinal de proibido virar, sim, mas com placa indicando o carácter provisório e não mudarem os semáforos, até, como fizeram. Se é por causa da grua, então deviam ter aproveitado o redondel no meio da placa central da avenida, defronte ao hotel, e permitir, embora com apenas 1 faixa para cada sentido e apenas por 50 metros, se tanto, a circulação nos dois sentidos até ao cruzamento com a Rua da Cruz Vermelha, a partir da qual tudo voltaria a normalidade.
Texto editado
A inversão de marcha para descer a Av. das Forças Armadas em direcção a Entrecampos? Se for essa, já é feita há muito tempo, não é irregular e não coloca em perigo quem quer que seja.
ResponderEliminarTem lógica sim senhora!
ResponderEliminarCaiu um prédio nessa zona e a grua que foi lá instalada para tirar o lixo desse prédio ocupa quase a zona toda. Daí que fosse proibido.
Não pensaram nisso pois não? ;)
O prédio que caiu já foi alvo de um post neste blogue, em defesa da sua preservação, nomeadamente pelo facto de possuir uma cúpula de rara beleza.
ResponderEliminarJoao disse...
ResponderEliminarTem lógica sim senhora!
Caiu um prédio nessa zona e a grua que foi lá instalada para tirar o lixo desse prédio ocupa quase a zona toda. Daí que fosse proibido.
Não pensaram nisso pois não? ;)
2:13 PM
...........................
E?!!
Uma pessoa pode continuar a querer ir para a Av. 5 de Outubro. Entre o referido cruzamento e o predio que caiu vão uns 80 metros. Nesse pedaço de rua há prédios, um hotel e duas pensões, escritórios e lugares de estacionamento.
A proibição é estupida sim senhor. E mais estupida são as novas faixas de rodagem na Av. das Forças Armadas sentido Sete Rios que tornam a paragem de autocarros ilegal!!!! Mais uma vez a câmara a contradizer-se!!!!
E como não há uma sem duas, mais estúpida ainda é alteração feita nas marcações das vias no sentido ascendente que implica que todos os autocarros que param na paragem imediatamente anterior a esse cruzamento(3 carreiras vezes dezenas de frequências diárias) pratiquem uma contra ordenação.
ResponderEliminarDe qualquer forma essa paragem é totalmente inútil no caso da 701 que faz paragem uns metros antes, e mesmo no caso da 732 e da 54 também não é muito útil pois existe estas fazem paragem pouco antes da rotunda.
Exatamente João oliveira Leonardo, conforme eu disse.
ResponderEliminarMas quem é mais estupido, quem manda na câmara ou a maioria de eleitores estupidos que há em Portugal e neste caso em Lisboa e que só elege incompetentes e corruptos?
Só alguem sem dois dedos de testa é que pode achar que a democracia foi a melhor coisa que aconteceu a Portugal e condenar o Estado Novo!!!
Pena tenho eu de não ter nascido 20 anos antes (sebem que isso era impossivel, pq os meus pais eram crianças nos anos 60), que agora estava a meio da vida, mais proximo da reforma do que dos primeiros descontos de IRS e Segurança Social e tinha apanhado já na vida laboral as vacas gordas. Era um grande balanço que já levava.
Vejo aí adultos de 40 e tal anos e 50 a queixarem-se que ficaram desempregados. E com 20 e tal ou 30 e tal anos de trabalho não amealharam?!! Se não o fizeram são burros e agora pagam as más escolhas que fizeram. Pior está quem só agora entrou para o mercado de trabalho. É vitima da falta de curriculo, é vitima da crise, é vitima de não ter dinheiro amealhado e não ter meios de sair de casa dos pais, é vitima de não ter futuro, é vitima de estar à meia duzia de anos de andar a pagar reforma aos reformados de agora e quando chegar a nossa altura de reforma não haver nada para ninguem.
É VITIMA DA INCOMPETÊNCIA DAS GERAÇÕES ANTERIORES!!!!!!
João Oliveira Leonardo disse:
ResponderEliminarDe qualquer forma essa paragem é totalmente inútil no caso da 701 que faz paragem uns metros antes, e mesmo no caso da 732 e da 54 também não é muito útil pois existe estas fazem paragem pouco antes da rotunda.
5:26 PM
...................
A paragem que melhor substitui essa no caso das carreiras 54 e 732 não é a da Av. da Republica mas sim a atual segunda paragem da Av. das Forças Armadas sentido ascendente.
"A paragem que melhor substitui essa no caso das carreiras 54 e 732 não é a da Av. da Republica mas sim a atual segunda paragem da Av. das Forças Armadas sentido ascendente."
ResponderEliminarO problema dessa paragem é que é preciso subir metade da Avenida, no entanto essa paragem também pode descer um pouco, para mais perto da Rua Helena Felix, visto que existe mais uma paragem no topo da avenida, e assim evita-se a subida ao mesmo tempo que se aumenta eficiência das 3 carreiras.
Se se descer a paragem, propõe que fique entre a Av. 5 de Outubro e a R. Helena Felix? Não dá. De momento estão a deitar abaixo um ou dois predios na Av. das Forças Armadas e esse espaço faz falta à grua e aos camiões das obras.
ResponderEliminarDá menos trabalho subir um pouco da rua que não é assim tão inclinada do que atravessar 3 ruas para ir para a Av. da Republica, ficar sem 701 e penso que as paragens dos 732 e 54 nem sequer são em conjunto, mas isso não confirmo.
Os alunos do ISCTE e Fac Farmacia sobem a Av. das Forças Armadas a pé para vir do metro de Entrecampos assim como tambem sobem a Av. Alvaro Pais para vir dos comboios de Entrecampos.
Mas melhor que tudo é a câmara acabar com a estupidez da proibição de virar para a Av. 5 de Outubro e desfazer a ridicula sinalização horizontal que andou a fazer na Av. das Forças Armadas entre o Campo Grande e a Av. 5 de Outubro.
ResponderEliminar"Se se descer a paragem, propõe que fique entre a Av. 5 de Outubro e a R. Helena Felix? Não dá. De momento estão a deitar abaixo um ou dois predios na Av. das Forças Armadas e esse espaço faz falta à grua e aos camiões das obras.
ResponderEliminarDá menos trabalho subir um pouco da rua que não é assim tão inclinada do que atravessar 3 ruas para ir para a Av. da Republica, ficar sem 701 e penso que as paragens dos 732 e 54 nem sequer são em conjunto, mas isso não confirmo.
Os alunos do ISCTE e Fac Farmacia sobem a Av. das Forças Armadas a pé para vir do metro de Entrecampos assim como tambem sobem a Av. Alvaro Pais para vir dos comboios de Entrecampos."
Era essa a minha ideia mas só poderia ser implementada após o fim das obras nesse edifício.
Na avenida da república o 732 faz paragem juntamente com o 738 e com o 54 (as outras paragens são do 36 uma e a outra das carreiras "vermelhas", o 44 e outra que agora não me recordo) mas tem razão, apesar da subida a da Av. das forças armadas acaba por ser mais atractiva.
Quanto ao percurso do metro para o ISCTE conheço-o muito bem :).
"Mas melhor que tudo é a câmara acabar com a estupidez da proibição de virar para a Av. 5 de Outubro e desfazer a ridicula sinalização horizontal que andou a fazer na Av. das Forças Armadas entre o Campo Grande e a Av. 5 de Outubro."
Para mim o melhor era eliminar 1ª paragem da Av. (3 paragens é muito para a Av. das forças armadas) e depois das obras descer a segunda mas ficar como está é que é de facto uma estupidez que não lembra ao diabo!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarE obviamente desfazer a nova sinalização horizontal!
ResponderEliminarSe desfizerem a sinalização horizontal, tudo pode ficar na mesma.
ResponderEliminarQuem fosse à Av. da Republica ou Campo Grande apanhar os autocarros corria o risco de os perder, porque passavam entretanto.
Até acabarem as demolições que estão a fazer e construirem o novo edificio da Av. das Forças Armadas, passam-se anos, e a paragem ilegal continua!!!
Além disso, se alguem se destinar a Sete Rios tanto tem o 54 como o 701 e caso saisse da Av. das Forças Armadas não os tinha aos dois, uma vez que o 701 vem do Campo Grande e o 54 do Campo Pequeno. O mesmo para quem se destinar ao Hospital de Sta Maria com o 732 tambem a vir do lado do Campo Pequeno e o 701 da direção oposta.
A paragem entre a Av. 5 de Outubro e a R. Helena Felix ia ser complicada porque todas as manhãs lá estão as carrinhas dos fornecedores do restaurante e da Casa das Sementes.
Resumindo e concluindo: como estava, estava bem, e a câmara mais uma vez tinha que meter o bedelho para fazer porcaria. Ou seja o costume, nada que os lisboetas não estejam habituados, mas como todos comem e calam e continuam a votar em incompetentes, temos de partir do principio que a maioria dos lisboetas gosta!