08/02/2011

Menino morre colhido por autocarro

In Jornal de Notícias (7/2/2011)
Telma Roque

«Uma corrida no passeio para apanhar um autocarro que estava a chegar à paragem, seguida de um tropeção, acabou por ser fatal para um menino de 9 anos. Caiu para a estrada e foi colhido pelo pesado da Carris. O motorista ficou em estado de choque.

Uma fatalidade. A criança, portuguesa, mas filha de pais ucranianos, estava a sair da Escola Básica 2/3 Quinta de Marrocos, na Estrada de Benfica, em Lisboa, anteontem ao final da tarde, quando se apercebeu que, do outro lado do passeio, o autocarro que pretendia apanhar aproximava-se da paragem. Atravessou a rua e correu pela berma do passeio, mas tropeçou e acabou por cair para a estrada, onde foi colhido pelo pesado.

Segundo alguns populares, a criança terá perdido o equilíbrio quando corria com um trolley. "Juntou-se depois aqui muita gente. O INEM tentou, durante muito tempo reanimar o menino e depois continuou a fazê-lo na ambulância", avançou uma mulher que preferiu não ser identificada.

Segundo esta testemunha, aos sábados a escola costuma abrir para dar aulas a alunos estrangeiros e são muitas as crianças que costumam atravessar a Estrada de Benfica nesta zona. "Até fico admirada como é que não há mais acidentes. Devia haver protecção e gradeamentos para proteger as crianças, e passadeiras bem assinaladas", sublinhou.

O acidente aconteceu perto das 18 horas. De acordo com o INEM, quando os médicos chegaram, o menino já se encontrava em paragem cardiorespiratória. Foi transportado para o Hospital de Santa Maria, mas o óbito acabou por ser declarado na urgência. Além de ter sofrido lesões muito graves, tinha ainda um dos membros inferiores totalmente esmagado.

Luís Vale, secretário-geral da Carris, a empresa já abriu um inquérito ao acidente, mas sublinha que o motorista da carreira 758 (que faz a ligação entre o Cais do Sodré e as Portas de Benfica) não teve qualquer responsabilidade pela tragédia que aconteceu. Ficou em estado de choque e está a receber apoio psicológico. Trabalha na empresa há cinco anos.»

6 comentários:

  1. Qual é o propósito desta notícia ? Parece o "Jornal do Crime" valha-nos Deus !

    ResponderEliminar
  2. atenccao, nesta estrada de benfica ja moro ha cerca de 45 anos. todos os acidentes ja sem conta e sempre com os transportes publicos, muito simples. quem foi o autor de criar o chamado corredor BUS.EM TODA A SUA EXTENCCAO E MELHOR VER COM OS OLHOS DO QUE ESCREVER AGORA JA NAO A ELECTRICOS ,POR FAVOR ACABEM COM O BUS M. JESUS

    ResponderEliminar
  3. Em tempos houve nesse local gradeamento a separar o passeio da estrada. Secalhar tambem não era fashion, nem europeu de modos que...foi de vela.

    ResponderEliminar
  4. O outro que em Dezembro morreu no Bairro do Armador e que resultou num motorista da Carris apedrejado na cara e um vidro partido, e na suspensão da passagem de autocarros pelo Bº do Armador durante duas semanas não foi noticia aqui.

    Nem o atropelamento a uma miuda da Musgueira que saiu da escola a correr para andar à porrada com outra e atravessou a Estrada da Torre quando ia o 108 a subir e ficou debaixo do rodado traseiro do autocarro do lado esquerdo, e o motorista foi ali linxado no meio daquela gente das barracas e partiram-lhe um braço e a cabeça. Foi suspenso e mais tarde apurou-se que não teve culpa. E ainda hoje tem consultas regulares no psicólogo.

    Se os pais dessem educação aos filhos em como andar na rua. E ainda na semana passada andei no 10 e vi como são aqueles miudos que saem da Escola Damião de Gois todos malucos, e muitos deles são do Armador. Parece que não lhes serviu de exemplo o amigo que à um mes morreu atropelado.

    ResponderEliminar
  5. O Anónimo pede para acabar com os autocarros na Estrada de Benfica...não pude de deixar de esboçar um sorriso e sentir um grande nojo por quem habita em Lisboa e tem estes pensamentos.
    Enfim...

    Já presenciei muitos meninos a fazerem o mesmo, precisamente neste local da Estrada de Benfica. Já vi autocarros a fazerem travagens bruscas para não matarem as crianças.

    Já ninguém ensina às crianças que as estradas são locais perigosos?

    ResponderEliminar
  6. sr. FILIPE , EM RESPOSTA AO SEU PARECER, DIGO JA AO SR. FILIPE. O SR.NAO SABE DE NADA ,COMO FOI FEITO O CORREDOR -BUS DE BENFICA , MAS EU SEI ,INFELISMENTE PERDI DOIS COLEGAS MEUS DE TRABALHO E MAIS. O SR .ACHA BEM PARAGEM DE BUS NO MEIO DA ESTRADA DE BENFICA. NAO HA SINALIZACAO PARA AUDIOVISUAIS E MUITO MAIS .....EU PENSO QUE NOJO E UMA PESSOA QUE PERDEU UM FAMILIAR.....M. JESUS

    ResponderEliminar