In Público (9/3/2011)
«Os comerciantes da Avenida de António Augusto Aguiar, em Lisboa, estão satisfeitos por finalmente avançarem as obras de conclusão da saída do túnel do Marquês, sublinhando que o atraso da empreitada causou grandes prejuízos.
Diamantino Jesus, proprietário da pastelaria 4 Ases, junto à saída obstruída do túnel, disse que o atraso das obras transformou a avenida lisboeta numa "autêntica vergonha". "As pessoas põem ali o lixo, às vezes é um cheiro que não se suporta. Esta saída não faz sentido nenhum nem vai ajudar em nada aos automóveis, mas já que o plano está feito ao menos que façam a obra rapidamente", afirmou o comerciante, citado pela Lusa.
Sobre os constrangimentos do trânsito devido às obras que poderão afectar a afluência ao seu estabelecimento, Diamantino Jesus não se importa por ser prejudicado durante mais um tempo. "Já tive tantos prejuízos até agora e aqui me mantenho, não é por mais um bocado de tempo que vou ficar pior".
A mesma opinião tem Lurdes Gonçalves, empregada da loja de roupa Teresa Silveira, também com vista para a saída do túnel. "Nem imagina como é isto no Verão. Os sem-abrigo aproveitam para dormir aí e depois de manhã é um cheiro horrível", disse. Lurdes Gonçalves também considera que a circulação não será beneficiada com a conclusão da saída do túnel.
O estaleiro das obras de conclusão da saída do túnel do Marquês para a Avenida de António Augusto Aguiar começa a ser instalado hoje, segundo informação revelada na semana passada pelo gabinete dos vereadores do PSD, liderados por Pedro Santana Lopes, e confirmada pela Câmara de Lisboa. Numa nota divulgada na Internet, o grupo adianta que foi notificado para retirar do local o outdoorque contestava o atraso da empreitada, para que a mesma possa agora avançar e "congratula-se" com a medida, confirmada à Lusa pelo vereador da Mobilidade na autarquia lisboeta, Fernando Nunes da Silva.»
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Bom, uma vez que está feito o túnel, ele tem que ser completado. Outra coisa, bem diferente, é dizer que aquele túnel fez/faz alguma coisa por Lisboa. Sob o ponto de vista do espaço público à superfície, o túnel espatifou, irremediavelmente, a Av. Joaquim António de Aguiar e a parte sul da António Augusto de Aguiar (em relação a esta, tem piada ler os argumentos dos senhores do "4 Ases", um café onde cheguei a ir com frequência, pelos idos de 70. É que podiam estar preocupados com os prédios mesmo em frente, do outro lado da Avenida, estropiados e desaparecidos e com as torres "contemporâneas" com que as sumidades desta cidade resolveram brindar uma das avenidas mais bonitas de Lisoa. Aquele topo sul da AAA é um desastre.
Do ponto de vista dos efeitos benéficos à circulação, pois gostava de ler algumas estatísticas sobre o assunto. Alguém mos indica? Obg.
Julgo que neste âmbito, urge um processo de requalificação da superfície da Avenida Joaquim Augusto de Aguiar Eng. Duarte Pacheco, através por exemplo da plantação de canteiros e novos alinhamentos de árvores
ResponderEliminarQuanto a números, lembro-me de ler isto há uns tempos:
ResponderEliminarhttp://osverdesemlisboa.blogspot.com/2008/02/trnsito-em-triplicado.html
Mas não é claro de onde vêm os números apontados no artigo.
Se todas as avenidas de Lisboa tivessem a arquitectura da Antonio Augusto de Aguiar estavamos nós bem.. Tem uma mistura do inicio do século XX muito interessante, pena só os patos pravos no inicio da avenida ao lado de casas apalaçadas, mas em comparaçao com o resto de Lisboa nao está nada mal.
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