25/04/2011

Túnel do Marquês: Câmara de Lisboa quer resolver engarrafamentos de trânsito

A Câmara de Lisboa quer requalificar a avenida Joaquim António de Aguiar e reajustar os tempos dos semáforos na Alexandre Herculano para solucionar os engarrafamentos de trânsito que o Túnel do Marquês não resolveu desde a sua abertura em 2007.
Em declarações à agência Lusa, o vereador da Câmara Municipal de Lisboa, Nunes da Silva, lembrou que o túnel foi pensado no início dos anos 90 quando a “realidade era diferente”.

“Aquilo que eu sempre critiquei no Túnel do Marquês é que no momento em que se inicia a construção já não eram aquelas as ligações principais”, notou o autarca, referindo ter acompanhado o projecto da infraestrutura quando colaborava com o vereador Machado Rodrigues, entre 1990 e 1992.

“Naquela altura, o fluxo principal (de trânsito) era entre a Joaquim António Aguiar e a Fontes Pereira de Melo. Hoje é da Avenida da Liberdade com a Fontes Pereira de Melo e da Joaquim António Aguiar para a Avenida da Liberdade ou para a Duque de Loulé/Conde Redondo”, notou.

Idealmente, o Túnel do Marquês, que abriu a 25 de Abril de 2007, deveria ter sido prolongado para o cruzamento da António Augusto Aguiar. “Não era uma obra fácil, mas era o necessário a fazer porque aí é que está o estrangulamento”, concluiu Nunes da Silva.

Por outro lado, uma ligação importante seria entre a Avenida da Liberdade e a Fontes Pereira de Melo, nomeadamente através de um túnel lateral que “custava menos e não havia os problemas que há hoje”.

“Fez-se uma obra extremamente dispendiosa com impacto urbanístico enorme e de facto temos ainda engarrafamentos muito fortes à superfície porque as ligações principais nem todas foram satisfeitas”, analisou.

A autarquia tem duas intervenções pensadas para solucionar as dificuldades: requalificar a Joaquim António de Aguiar para que volte a ser uma avenida urbana, substituindo o actual cenário de “asfalto e autoestrada”.

Foi ainda encomendado um estudo para um novo sistema de regulação de tráfego entre a Alexandre Herculano e o Marquês de Pombal. O objectivo é adequar melhor os tempos de semáforos à circulação rodoviária.

“No fundo, como o túnel não resolve os problemas, tem de se encontrar um sistema de melhorar à superfície.
In Jornal de Negócios
Na Av. da Liberdade o que é preciso é ajustar os semáforos à circulação pedonal. Enquanto continuarmos a adequar a cidade ao automóvel o resultado vai ser o mesmo que foi até agora.

12 comentários:

  1. Lindo serviço do santana, um túnel que não serve para nada. se houvesse justiça esse tipo já estava numa jaula

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  2. Eu já "deito pelos olhos" as referências ao nosso vereador para a mobilidade (??) - alguém cujo ordenado eu ajudo a pagar, e que não é capaz, sequer, de mandar retirar os carros de cima do passeio da minha rua (quanto mais de Lisboa!).

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  3. O eterno problema do transito! Não é por acaso que agora estamos a pagar pelas brincadeiras dos túneis, auto-estradas, sctuts…infelizmente a ideia de progresso do século passado ainda permanece em muitas cabeças…Santana Lopes foi provavelmente o autarca que mais arruinou Lisboa. António Costa é o autarca que mais fez por Lisboa mesmo em tempo de crise.

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  4. Carlos,

    por favor! Depois de tudo o que se pode ler por aqui o quer exactamente dizer-nos? Que o Costa e o seu Gabinete de ilustres governam bem Lisboa, quando nem coragem os vejo ter para afrontar os maus interesses instalados! Ainda me lembro da posiçao do Costa sobre a Liscont e o terminal de contentores! E o Salgado, o maior inimigo do patrimonio arquitetonico de Lisboa.
    Por favor, Carlos, brincadeiras tem limites!
    ps- desculpem a falta de acentos que nao posso fazer.

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  5. O quê que o Antonio Costa fez por Lisboa? Estragou os semaforos, estragou a circulação na Baixa, fez umas mega lombas que estraga a suspensão dos carros e faz raspá-los por baixo mesmo a dois à hora!!! Fez a palhaçada da mudança do gabinete para o Intendente, etc...

    Ainda não vi uma medida util do António Costa.

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  6. nos jardins/esplanadas/ciclovias não viste nada, ou precisas de óculos Xico?

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  7. 17 segundos!
    É o tempo que os semáforos da Av. da Liberdade ficam verdes para os peões, com o agravante de, em algumas zonas, o vermelho para os automóveis não estar sincronizado em ambos os sentidos (Restauradores-Marquês e Marquês-Restauradores).

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  8. Iron-Man disse...
    nos jardins/esplanadas/ciclovias não viste nada, ou precisas de óculos Xico?

    9:11 AM

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    As ciclovias mal paridas, pois é; já nem me lembrava dessa aberração sem sinalização e perigosas.

    Quanto aos jardins talvez tenhas razão, mas como na minha zona não há jardins, só matagal cheio de lixo e ratos...


    Já agora pudiam cortar o matagal que já ultrapassa os rails na Estrada da Circunvalação entre o Parque de Campismo e o Bairro da Boavista. É que eu a passar lá de bicicleta ao raspar nas plantas ando cheio de borbulhas, inxaço e comixão.

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  9. xico cuidado com as carraças eheh. eu evito as ervas altas

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  10. Mais uma pérola da Camara para os clientes dos transportes publicos à superficie:

    http://www.carris.pt/pt/noticias/2011/alteracoes-de-percurso-e%20paragens-na-area-do-arco-cego/

    Destaco esta frase do comunicado da Carris:

    "A CARRIS lamenta os inconvenientes causados aos seus clientes por estas alterações, aguardando que a Câmara Municipal de Lisboa crie as condições necessárias ao estabelecimento definitivo da circulação de transportes públicos no eixo Arco Cego – S. Sebastião."

    Ou seja, podemos todos esperar sentados...posto isto só tenho a dizer Viva o Antonio Costa, viva o Santana Lopes, viva o PS, viva o PSD, viva o 25 de Abril, Viva a corrupção, viva o job for the boys, viva a anarquia, viva os energumenos todos que complicam a vida e roubam quem anda a trabalhar...

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  11. Os problemas de trânsito, da mobilidade e da ocupação do espaço público de Lisboa e até da viabilidade de empresas como carris, metro e cp, só se resolverão no dia em que a entrada de carros for proibida ou restringida através de um pagamento à entrada. Tudo o resto é conversa de chacha para ir entretendo a malta.

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  12. Luís Alexandre disse...
    Os problemas de trânsito, da mobilidade e da ocupação do espaço público de Lisboa e até da viabilidade de empresas como carris, metro e cp, só se resolverão no dia em que a entrada de carros for proibida ou restringida através de um pagamento à entrada. Tudo o resto é conversa de chacha para ir entretendo a malta.

    5:31 PM

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    O problema do Arco Cego não tem a ver com carros, tem a ver que a Câmara resolveu fechar sem mais nem menos um troço da Av. Duque de àvila. Pôs lá uns muros de cimento a barrar um espaço sem utilidade nenhuma.

    Mas a câmara já disse publicamente que só facilita a vida ao metro, à Carris não por isso...


    Nas próximas autarquicas não se esqueçam de ir votar no monhé outra vez.

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