29/06/2011

Árvores em risco no Largo do Correio Mor / Escadinhas de S. Crispim








Chegado por e-mail:



«Exmo Vereador do Espaço Público e Espaços Verdes

Lisboa, 29 de Julho de 2011

Assunto: Árvores em risco no Largo do Correio Mor / Escadinhas de S. Crispim



Exmo. Sr. Vereador,


A Liga dos Amigos do Jardim Botânico (LAJB) vem por este meio chamar a atenção para quatro árvores em risco no Largo do Correio Mor / Escadinhas de S. Crispim: dois jacarandás e duas olaias.

Recentemente deu-se início a uma operação urbanística neste gaveto sem que primeiro se tivesse acautelado, correctamente, a protecção destas quatro árvores que confinam directamente com o local da obra.

Solicitamos assim que seja pedido ao dono da obra a instalação, o mais rapidamente possivel, de caixas de madeira em volta dos troncos das árvores e que os ramos mais expostos às actividades da obra sejam revestidos com pano (ex: sarapinheira) como primeiro nível de protecção dos embates de maquinaria e materias de construção.


Enviamos em anexo imagens que mostram as agressões a que estas árvores estão sujeitas diariamente desde o início das obras.

Lamentamos que Lisboa, ao contrário de outras cidades da União Europeia, ainda não tenha regulamentado a protecção de árvores de alinhamento em contexto de obras.


Estes casos, que se repetem um pouco por toda a cidade, provam a urgência da criação e implementação de regulamento que salvaguarde o património público de árvores expostas ao stress criado pelas intervenções urbanísticas.

Com os nossos melhores cumprimentos,

A Presidente da Liga dos Amigos do Jardim Botânico,

Manuela Correia


CC: Assembleia Municipal de Lisboa, Junta de Freguesia de São Cristóvão e São Lourenço, Associação Lisboa Verde, Quercus Lisboa, Fórum Cidadania Lx»

Sem comentários:

Enviar um comentário