Um blogue do Movimento Fórum Cidadania Lisboa, que se destina a aplaudir, apupar, acusar, propor e dissertar sobre tudo quanto se passe de bom e de mau na nossa capital, tendo como única preocupação uma Lisboa pelos lisboetas e para os lisboetas. Prometemos não gastar um cêntimo do erário público em campanhas, nem dizer mal por dizer. Lisboa tem mais uma voz. Junte-se a nós!
13/07/2011
Passes vitalícios para a rede de eléctricos...
... estão a ser oferecidos na cidade espanhola de Múrcia em troca do automóvel pessoal. Radicalismo ou medida visionária?
medida estupida e sem efeito. eu posso comprar um carro por 600 euros para a minha mulher e trocar o mesmo por um passe vitalicio. mas o meu carro que preciso para sair da cidade (porque na cidade não uso), e onde o eléctrico não me pode levar, de certeza que vou manter.
Concordo. A medida seria talvez mais efetiva, por um lado, se oferecessem um passe vitalício para todos os transportes públicos da cidade e não apenas para a rede do elétrico. E talvez se pudesse alargar a oferta à rede de caminhos-de-ferro espanhóis.
De qualquer forma, quanto ao problema do tráfego automóvel excessivo nas metrópoles, julgo serem mais eficientes as medidas: redução de tarifas, aumento da redes e modernização dos veículos de transporte público; aumento das taxas de parquímetros e redução de locais de estacionamento nos centros das cidades, reduzindo o direito de estacionamento dos moradores a um carro por agregado familiar; implementação de "park and ride" - locais à entrada da cidade para parqueamento automóvel, vigiado e seguro, com transportes públicos constantes e a preços simbólicos, a efetuar a ligação aos vários pontos do centro da cidade; e construção de ciclovias em locais que facilitem a nível de segurança e conforto a sua utilização.
Isto, obviamente, em paralelo com um programa escolar junto daqueles que serão os próximos utentes do sistema, no sentido de os sensibilizar para a importância da decisão quanto ao meio de transporte para deslocações diárias, apontando os benefícios, individuais e coletivos, das várias opções.
Esta é pois, parece-me, uma medida de desespero, com boas intenções (políticas?), mas só isso.
De que serve livres-transito para andar nos comboios pelo país, se à ultima da hora se precisar de viajar e não houver lugares nos proximos 3 dias, porque anda tudo cheio??
Ainda não me esqueci que no fim do meu interrail de maneira nenhuma consegui vir de Madrid para Lisboa de comboio (nem via Salamanca-Vilar Formoso), tive que gastar 42€ para vir de autocarro, mas já sei que não prevêm passes para autocarros, como sempre o autocarro é o parente pobre do transporte publico. O inflexivel combóio é que é bom com todos os seus defeitos que são mais que muitos.
Passes em troca de automóveis? E depois como é que o people vai de férias? De avião?
Sai-me muito mais barato não comprar e manter um carro, usando passes de TCs no dia-a-dia e depois alugar um carro nas férias, muitas vezes partilhando.
medida estupida e sem efeito. eu posso comprar um carro por 600 euros para a minha mulher e trocar o mesmo por um passe vitalicio. mas o meu carro que preciso para sair da cidade (porque na cidade não uso), e onde o eléctrico não me pode levar, de certeza que vou manter.
ResponderEliminarConcordo. A medida seria talvez mais efetiva, por um lado, se oferecessem um passe vitalício para todos os transportes públicos da cidade e não apenas para a rede do elétrico. E talvez se pudesse alargar a oferta à rede de caminhos-de-ferro espanhóis.
ResponderEliminarDe qualquer forma, quanto ao problema do tráfego automóvel excessivo nas metrópoles, julgo serem mais eficientes as medidas: redução de tarifas, aumento da redes e modernização dos veículos de transporte público; aumento das taxas de parquímetros e redução de locais de estacionamento nos centros das cidades, reduzindo o direito de estacionamento dos moradores a um carro por agregado familiar; implementação de "park and ride" - locais à entrada da cidade para parqueamento automóvel, vigiado e seguro, com transportes públicos constantes e a preços simbólicos, a efetuar a ligação aos vários pontos do centro da cidade; e construção de ciclovias em locais que facilitem a nível de segurança e conforto a sua utilização.
Isto, obviamente, em paralelo com um programa escolar junto daqueles que serão os próximos utentes do sistema, no sentido de os sensibilizar para a importância da decisão quanto ao meio de transporte para deslocações diárias, apontando os benefícios, individuais e coletivos, das várias opções.
Esta é pois, parece-me, uma medida de desespero, com boas intenções (políticas?), mas só isso.
Passes em troca de automóveis? E depois como é que o people vai de férias? De avião?
ResponderEliminarDe que serve livres-transito para andar nos comboios pelo país, se à ultima da hora se precisar de viajar e não houver lugares nos proximos 3 dias, porque anda tudo cheio??
ResponderEliminarAinda não me esqueci que no fim do meu interrail de maneira nenhuma consegui vir de Madrid para Lisboa de comboio (nem via Salamanca-Vilar Formoso), tive que gastar 42€ para vir de autocarro, mas já sei que não prevêm passes para autocarros, como sempre o autocarro é o parente pobre do transporte publico. O inflexivel combóio é que é bom com todos os seus defeitos que são mais que muitos.
Anónimo disse...
ResponderEliminarPasses em troca de automóveis? E depois como é que o people vai de férias? De avião?
1:50 PM
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Como se o avião não poluisse muito mais que o carro!
Por isso mesmo, ó inteligente!
ResponderEliminarPasses em troca de automóveis? E depois como é que o people vai de férias? De avião?
ResponderEliminarSai-me muito mais barato não comprar e manter um carro, usando passes de TCs no dia-a-dia e depois alugar um carro nas férias, muitas vezes partilhando.