29/07/2011

Passos acaba com TGV

In Sol Online (29/7/2011)
Por Frederico Pinheiro e Sofia Rainho

«O TGV não vai chegar tão cedo a Portugal. O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, decidiu anular o contrato para a construção da linha de alta velocidade ferroviária Poceirão-Caia, apurou o SOL.

Prevê-se agora uma dura luta em tribunal entre o Estado e as empresas privadas responsáveis pelo projecto para apurar se haverá lugar ao pagamento (ou não) de indemnizações.

Passos Coelho assumiu a responsabilidade deste dossiê, definindo que a última palavra seria sua. Nem mesmo o ministro da Economia, que tutela o sector, teria poder de decisão sobre este projecto com forte carácter político.

O ‘cartão vermelho’ ao TGV foi mostrado depois de o Tribunal de Contas(TC) ter informado o Governo que não teria de indemnizar os privados caso anulasse o contrato, pois a obra ainda não recebeu o visto prévio – luz verde – da instituição.

Para não incorrerem em mais gastos, as empresas de construção pararam as obras, tal como o SOL noticiou na última edição.»

...

Que o TGV já devia ter sido feito há pelo menos 15 anos, devia. Que o actual percurso e sobretudo as paragens, eram de rir, eram. Que a TTT era um atentado, era. Que estava tudo montado para ser um forró para meio-mundo, estava. Se o cancelamento do TGV em vez de o repensarem com calma, no seu traçado, forma de chegar e partir da capital, financiamento, cronograma, etc., é de facto a decisão melhor para o país, não sei, talvez não seja.

16 comentários:

  1. Porquê que a TTT é um atentado?! Era bastante util, a melhor maneira de descongestionar a Ponte25A.

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  2. era mais um atentado aos contribuintes

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  3. Mas faz falta. Muita até. E por vários motivos.

    Têm gasto tanto dinheiro em coisas que não têm utilidade nenhuma, ao menos na TTT gastavam numa coisa que faz muuuuuuuuuita falta.

    Mas claro que qum só tem o movimento pendular casa-trabalho na mesma localidade e se habituou a ir buscar tudo à prateleira da loja não consegue compreender isto.

    Quem tem uma vida sedentária não consegue perceber a importância dos transportes e das vias, mas acontece que os transportes e infra-estruturas fazem parte da vida de TODOS os cidadãos mesmo que indirectamente.

    A maioria das pessoas acha que os camiões só servem para empatar as estradas e acha os motoristas uns seres abomináveis mas é precisamente este conjunto homem-máquina que transporta TUDO o que as pessoas consomem.

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  4. a TTT era a melhor maneira de congestionar Lisboa, Xico

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  5. joao pedro barreto disse...
    a TTT era a melhor maneira de congestionar Lisboa, Xico

    5:58 PM

    -----------------

    !!!!

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  6. infelizmente não havia volta a dar. ou o passos acabava com o tgv ou o tgv acabava com o passos...

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  7. Já não era sem tempo!
    Duvido que a exploração do TGV alguma vez fosse sustentável, mesmo que a linha fosse para o percurso Lisboa-Madrid ou que fosse maioritáriamente para carga.
    Uma linha Poceirão-Caia, não lembra o diabo, é coisa de lunáticos, raça que abunda neste rectângulo à beira mar plantado!!!

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  8. ..portanto lá vem a festinha dos advogados e o bailarico das indemnizações. Uma pequena sensação de déjà vu..

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  9. Este comentário foi removido pelo autor.

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  10. Quando é vou ler aqui posts e comentários sem que cada palavra destile ódio e cada crítica não tenha subentendido que TODAS as decisões dos decisores têm por trás um rasto de incompetência,corrompidos e corruptores e 2ªs intenções malévolas?

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  11. Conforme está referido no texto, a obra não recebeu o visto prévio do Tribunal de Contas, por isso, os contratos ainda não produziram efeitos.
    No entanto vai haver guerrinha, principalmente porque os grandes escritórios de advogados andaram a vender certezas e influências que afinal não tinham e quando o TC começou a não visar contratos de PPP, ficaram todos desorientados ...

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  12. Na Estrela de Évora nunca gostei de circular,com os meus combóios atrasados.Agora tem o combóio TGV atrasado anos!A LINHA DO ORIENTE deve ser imediatamente construida,pois será uma obra que vai trazer,grandes vantagens a Portugal e à Europa,ligando os nossos portos,a altas velocidades.Informo que O COMBÒIO È O TRANSPORTE MAIS SEGURO E RAPIDO NO MUNDO PARA O TERCEIRO MILÈNIO.Os combóios devem ser construidos em Portugal,carruagens de dois pisos,e vagons de todos os tipos com o dobro da caixa.As universidades e institutos ,podem ajudar as oficinas do Entroncamento,a construirem unidades modernas,se possivel,á prova de incendio.Para a construção da linha existe a pedreira do apeadeiro de Monte das Flores,que tem toda a qualidade de brita,para a linha e para fabricar as travessas de betão.Tem todas as condições para carregar os vagons com linhas próprias,sem despesa de transporte,pois a pedreira fica junto ao apeadeiro.Ainda gostava de ver o TGV mercadorias em dupla tração,Setubal a Madrid a 120km/h!Mauricio Arrais.Abrantes.

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  13. Até ha umas semanas atrás as obras a Braço de Prata continuavam e com um bom ritmo de construção.
    Bastante mais importante que comboios de alta velocidade em Lisboa são a ligação ferroviária directa entre o Porto de Sines e a fronteira e a ligação ferroviária ao aeroporto de Beja. Estes dois, sim projectos de valor nacional e internacional.

    Quanto à existência de uma terceira travessia (exclusivamente ferroviária, apenas e só) seria um caso a pensar com a construção de um aeroporto na margem sul (não uma mega-estrutura mas algo com pés e cabeça e, acima de tudo prática e eficiente).

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  14. PS: Ah, e para quém anda aqui enganado, linhas de alta velocidade para carga é algo muito raro que só compensa numa mão cheia de cenário (muito dificilmente seria o caso português). O volume de cargas que chega a lisboa nem de longe nem de perto compensa um investimento dessa envergadura.

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  15. È minha opinião que o TGV deve circular de Lisboa Oriente,para a fronteira de Marvão,seguindo para Madrid,em bitola 1,668m,a mais segura no Mundo.Não é preciso a ponte de 7km faraónica,para passar o Tejo,para o Alentejo.Carruagens de dois pisos panorâmicas.È preciso reparar 65km no ramal de Cáceres.Os combóios de mercadorias em dupla tração de SINES e SETUBAL,circulam pelas boas linhas do Alentejo em bitola 1,435m,até Marvão,seguindo para a Europa.A FRONTEIRA DE MARVÃO,È A MELHOR PARA A EUROPA,NÃO PODE SER ENCERRADA NO SÈCULO VINTE E UM.

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  16. Caros Frederico e Sofia:Marvão é a melhor fronteira para a Europa.Em 130 anos circularam no ramal perto de 200.000 comboios.Desde 1943 á 70 anos curcularam de Lisboa para Marvão,seguindo para Msdrid,perto de 51.100 comboios rapidos,que eu saiba sem acidentes.Os comboios em Portugal e Espanha são os mais seguros no Mundo,com a bitola mais larga 1,668m. Maurício Arrais.Abrantes.

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