26/08/2011

Atraso em empréstimo do Estado empata obras na Ribeira das Naus


Empreitada junto ao Terreiro do Paço depende do empréstimo


Atraso em empréstimo do Estado empata obras na Ribeira das Naus
Por Marisa Soares in Publico

Administração da sociedade Frente Tejo já propôs uma alternativa para o caso de o Governo não cumprir o contrato de financiamento em vigor

As obras de reabilitação da zona da Ribeira das Naus, junto ao Terreiro do Paço, em Lisboa, ainda não arrancaram por falta de verbas. A sociedade Frente Tejo, responsável por esta e outras obras de reabilitação da frente ribeirinha da capital, alega que o Estado ainda não transferiu a primeira tranche de um empréstimo de cerca de 3,6 milhões de euros, contratado há vários meses, e que esse atraso está a "impedir o início" da empreitada e pode levar à perda de fundos comunitários já aprovados.
A sociedade vai ser extinta pelo Governo até ao final do ano e ainda não se sabe que entidade vai tomar conta dos projectos que estão sob a sua alçada. Em Julho, a Frente Tejo contava iniciar até ao final de Setembro a empreitada do "avanço de margem", no valor de 3,3 milhões de euros. Para poder adjudicar a obra, a sociedade pediu um empréstimo ao Estado, que foi aprovado em Maio de 2011.
O contrato, a que o PÚBLICO teve acesso, determina o pagamento à Frente Tejo, por parte da Direcção-Geral do Tesouro e Finanças (DGTF), de 3.582.900 euros para financiar parte da componente nacional da candidatura do projecto ao Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), no valor de nove milhões de euros. Destes, só três milhões são fundos comunitários, tendo sido já aprovado o pagamento de 1,8 milhões.
"A não execução do contrato de financiamento", que previa o pagamento da primeira tranche no valor de um milhão de euros até 31 de Julho, "poderá levar ao reembolso de pagamentos já aprovados", diz o conselho de administração da sociedade, liderado por Biencard Cruz. O PÚBLICO contactou ontem a DGTF, mas não obteve resposta.
No início desta semana, a sociedade propôs ao seu único accionista, o Estado, a alteração do modelo de financiamento do projecto da Ribeira das Naus. Depois de saber que o Governo pretende dissolver a empresa até 31 de Dezembro, o conselho de administração propôs a liquidação do capital social da sociedade, que é de cinco milhões de euros. A ideia é começar por liquidar dois milhões de euros, assegurando o financiamento do projecto "sem recurso a dotações do Orçamento do Estado", informou a empresa. Até ontem, porém, ainda não tinha obtido resposta da DGTF.
No contrato de empréstimo celebrado com o Estado está previsto o reembolso da DGTF, até 31 de Dezembro, com as verbas do contrato de concessão do edifício do Ministério da Administração Interna para instalação de uma pousada da Enatur.
-------------------------------------------------------------------------------
Trapalhadas, Incompetência, Ligeireza e Irresponsabilidade …
Que haja pelo menos o bom senso de, aproveitando as circunstâncias, corrigir definitivamente o projecto paisagistico ...
Ainda uma pergunta ... Quanto vai custar o imposto, desnecessário e desenquadrado Projecto dos Coches ...Agora e no Futuro ?
António Sérgio Rosa de Carvalho
http://cidadanialx.blogspot.com/2011/08/foi-voce-que-pediu-uma-garagem-para.html


4 comentários:

  1. Já estão mas é a arranjar maneira de deitarem para cima de outros a culpa da própria incompetência.

    E atendendo à mega-maluqueira que é apresentada nos cartazes que lá figuram, fará o Estado muito bem se os mandar dar uma volta.

    Aquilo precisa de um arranjo digno, mas rápido e barato e não caríssimas obras de loucos que o Tejo destruirá num Inverno.

    Qualquer pessoa que por lá passe e não esteja possuída pelo vírus da mania das grandezas parvas chega a esta conclusão.

    ResponderEliminar
  2. Quase se poderia dizer que esta crise é bom para Lisboa.
    A fúria construtiva de Salgado, a engenharia de tráfego de Nunes da Silva, a alucinação de Sá Fernandes, aliada ao esbanjar socialista de Antonio Costa o que seria se houvesse dinheiro, ou possibilidade de endividar a CML.
    A garagem dos coches é um bom exemplo de gastos desnecessários. O fim dos projectos fantasiosos da Frente Tejo acabaram.

    ResponderEliminar
  3. Sem dúvida que a crise, melhor dizendo, BANCARROTA do Estado, está a salvar o Património de Lisboa.

    Que limpem a zona entre o Cais das Colunas e Cais Sodré, LIMPEM E CORRIGAM os aterros efectuados, para simples usufruto das pessoas passearem à beira Tejo

    Este artigo parece encomendado pelos que iriam lucrar muito e muito com essas obras megalómanas

    O jornal Público está a VIRAR ???!!!

    ResponderEliminar
  4. O ótimo medicamento fitoterápico do Dr. imoloa é a cura perfeita para o vírus HIV, fui diagnosticado com HIV por 8 anos e todos os dias sempre procuro pesquisas para encontrar a maneira perfeita de se livrar dessa doença terrível, porque sempre sei que precisamos porque nossa saúde está na terra. Então, na minha pesquisa na Internet, vi vários testemunhos sobre como o Dr. imoloa pode curar o HIV com medicamentos fitoterápicos poderosos. Decidi entrar em contato com esse homem, entrei em contato com ele para obter medicamentos fitoterápicos que recebi pelo serviço de correio da DHL. E ele me guiou como. Pedi-lhe uma solução para tomar fitoterapia por duas semanas. E então ele me instruiu a ir verificar o que eu estava fazendo. Olhe para mim (HIV NEGATIVO). Agradeço a Deus pelo Dr. Imoloa por usar um poderoso remédio herbal para me curar. ele também tem uma cura para doenças como a doença de Parkison, câncer vaginal, epilepsia, transtornos de ansiedade, doenças auto-imunes, dor nas costas, entorses, transtorno bipolar, tumores cerebrais, malignos, bruxismo, bulimia, doença do disco cervical, doença cardiovascular, doença cardiovascular, entorses, transtorno bipolar, tumores cerebrais, malignos, bruxismo, bulimia, doença do disco cervical, doença cardiovascular, doença cardiovascular, entorses, distúrbio bipolar, tumores cerebrais, maligno, bruxismo, bulimia, doença do disco cervical, doença cardiovascular, doenças respiratórias crônicas, doenças mentais e distúrbios comportamentais, fibrose cística, hipertensão, diabetes, asma, artrite mediada autoimune. Doença renal crônica, artrite, dor nas costas, impotência, espectro do álcool feta, Distúrbios distímicos, Eczema, câncer de pele, tuberculose, Síndrome de fadiga crônica, constipação, doença inflamatória intestinal, câncer ósseo, câncer de pulmão, feridas na boca, câncer bucal, dor no corpo, febre, hepatite ABC, sífilis, diarréia, doença de Huntington, acne nas costas, insuficiência renal crônica, doença de Addison, doença crônica, doença de Crohn, fibrose cística, fibromialgia, doença inflamatória intestinal, doença fúngica das unhas, paralisia, doença de Celia, linfoma, depressão grave Melanoma maligno, mania, melorreostose, doença de Meniere, mucopolissacaridose, esclerose múltipla, distrofia muscular, artrite reumatóide, doença de Alzheimer email- drimolaherbalmademedicine@gmail.com / ou {whatssapp ..... + 2347081986098}

    ResponderEliminar