In Diário de Notícias / Lusa (11/8/2011)
«Um dos porta-vozes do movimento "Mais Contentores Não!", Miguel Sousa Tavares, disse hoje esperar que a Declaração de Impacto Ambiental desfavorável do Governo à expansão do terminal de contentores de Alcântara "tenha acabado de vez com a questão".
O ministério do Ambiente chumbou a expansão do terminal de contentores de Alcântara, de acordo com a Declaração de Impacto Ambiental (DIA) desfavorável ao projecto a que a agência Lusa teve hoje acesso.
Contactado pela Lusa, Miguel Sousa Tavares disse que espera que esta decisão "tenha acabado de vez com a questão, que o assunto da expansão do terminal tenha morrido de vez".
"Há uma resistência a este tipo de decisões e honestamente só acredito quando o terminal voltar a estar como estava. Mas este documento mostra que o movimento ["Mais Contentores Não!"] tinha razão desde o início", disse o escritor.
Miguel Sousa Tavares salientou ainda que este projecto era "um atentado à cidade, ao ambiente, a tudo. Principalmente ao bolso dos contribuintes".
A DIA desfavorável foi assinada pelo secretário de Estado do Ambiente e do Ordenamento do Território, Pedro Afonso de Paulo, a 22 de Julho, salientando que, "apesar da importância estratégica de que se reveste este projecto no contexto do sistema portuário nacional, do mesmo decorrem impactos negativos, significativos e, na sua maioria, não minimizáveis".»
Ter um porto moderno, com dimensão e capaz é muito importante para a cidade de Lisboa/zona da grande Lisboa, quer do ponto de vista económico quer do ponto de vista social.
ResponderEliminarNão sei se seria bom para a cidade a deslocalização do Porto de Lisboa ou dos seus principais terminais de carga.
É pena que o terminal rodoviário de passageiros do Campo Grande esteja em vias de desaparecer e ninguem sabe de como vai ser a seguir, e estes "ilustres" (só para não chamar idiotas) não piam. Mas para defender o interesse dos "cidadãos" sobre um assunto que não lhes compete diretamente já sabem estrabuchar!!!
ResponderEliminarSe o jet7 de Portugal é este, ficariamos muito melhor servidos com o jet8 ou jet9.