...
"A cidade é mais do que o automóvel", Presidente António Costa (18-6-2011)
Exmos. Senhores Presidente da Câmara e Vereador da Mobilidade
Vimos pelo presente alertar V. Exas. para a urgência de uma intervenção da CML no actual modelo de estacionamento na Rua dos Fanqueiros.
A presente disposição e o excesso de lugares de estacionamento, em especial junto da Rua de S. Nicolau, criam regularmente graves problemas na mobilidade dos transportes públicos, nomeadamente do eléctrico 15 com destino a Algés/Belém.
Conforme ilustram as imagens em anexo, aquela carreira é frequentemente interrompida logo após o seu início na Praça da Figueira devido ao estacionamento que se faz na Rua dos Fanqueiros.
Pensamos que a frequência e agravidade deste problema merecem maior atenção da CML uma vez que está em causa a mobilidade de milhares de lisboetas e de turistas.
Assim, considerando:
- os bons exemplos que nos chegam de outras cidades da Europa e revelam uma cada vez maior prioridade à circulação dos eléctricos (http://www.nytimes.com/2011/06/27/science/earth/27traffic.html?pagewanted=1&_r=2&ref=europe );
- a oferta de estacionamento na zona, incluíndo a recente abertura do silo de estacionamento no Chão do Loureiro (e a proximidade do Parque na Praça da Figueira);
- a alteração de paradigma na mobilidade e nos estilos de vida, devendo-se apostar cada vez mais na promoção da cidade histórica e da Baixa em particular;
Julgamos que o presente modelo de estacionamento na Rua dos Fanqueiros está obsoleto, pois reflecte uma realidade de planeamento das décadas de 70/80 do século passado, centrada nas exigências do transporte privado.
Assim, solicitamos à Câmara a revisão do actual perfil do arruamento, sendo que é de especial urgência uma intervenção no sector junto à Rua de São Nicolau, onde o estacionamento em espinha (ilegal?) tem provocado graves interrupções no serviço dos transportes públicos, prejudicando a vida de milhares de cidadãos.
Com os melhores cumprimentos,
Fernando Jorge, Paulo Ferrero, Alexandra Maia Mendonça, Luís Marques da Silva, João Leonardo, Carlos Sousa e Nuno Franco
E o pior é que a inoperância das polícias e mais os seus reboques é aflitiva.
ResponderEliminarLevam um tempo infinito a aparecer, depois ficam por ali outro tanto tempo a demonstrar a sua inutilidade (e a de quem atende os seus telefonemas), e primeiro que chegue um reboque para tirar do caminho o obstáculo, que na maioria dos casos é uma única viatura, não nos doa a cabeça.
E às vezes são uns poucos e bastava pegarem com as mãozinhas no carro que atravanca, afastarem-no uns centímetros para o lado, e resolviam o problema.
Este post é completamente ridiculo.
ResponderEliminarDizem que há lugares a mais e que estes comprometem a passagem do eletrico, mas quando fotografam o estacionamento verifica-se que em nada afetam o eletrico!
Se fossem trabalhar...
se olhares com cuidado para as fotos, podes confirmar que pelo menos 6 viaturas estacionadas, impedem a passagem dos electricos
ResponderEliminarNas fotos não está uma unica viatura a afectar os eletricos.
ResponderEliminarQuerer afirmar o que qualquer um vê que é mentira é ridiculo!
Está tudo muito bem, menos apelar a António Costa e/ou ao senhor simpático que dá pela divertida alcunha de "Vereador da Mobilidade".
ResponderEliminarChama-se a isso perder tempo, pois a única dúvida que pode haver é se são incompetentes para resolver estes problemas (que deviam se de chacha) ou se, pura e simplesmente, se estão nas tintas para eles.