12/09/2011

Nova ponte pedonal e ciclável sobre a 2.ª Circular

In Sol Online (12/9/2011)

«O Norte e o Sul da cidade de Lisboa, separados pela Segunda Circular, vão ficar mais próximos a partir da primavera de 2012, altura em que deverá estar concluída a nova ponte pedonal e ciclável, hoje apresentada.

Considerada pelo presidente da Câmara de Lisboa como «uma grande cicatriz» e «a maior barreira física» deixada pelo automóvel na cidade, a Segunda Circular vai ter uma ponte nova, que completará a ligação entre a ciclovia de telheiras e as Torres de Lisboa, onde se localiza a sede da Fundação Galp Energia, que promove a obra.

Segundo disse à Lusa Carlos Gomes da Silva, da Fundação Galp Energia, esta ligação «vai para além de uma simples ponte».

«É um elemento de um conjunto. Não vive sozinha», afirmou o responsável, realçando a cooperação que a fundação e a própria empresa têm tido com a autarquia na criação da rede ciclável que hoje liga Benfica a Entrecampos.

«Esta ponte será o elemento central da ligação sobre uma estrutura fracturante da cidade, que é a Segunda Circular, e foi pensada de forma a poder dar coesão ao território, tendo em conta a mobilidade e a proximidade entre a população», afirmou Carlos Gomes da Silva, sublinhando que a escolha do atelier responsável pela intervenção - que saiu de um concurso de ideias lançado pela Fundação Galp Energia no âmbito da Experimenta Design EXD’09 - recaiu em profissionais portugueses.

«O facto de terem sido apresentados 74 projectos e de a escolha ter recaído num atelier português, numa escolha que foi completamente ‘blind’, porque o júri não conhecia a origem das propostas, também é um reconhecimento internacional da arquitectura, design e engenharia portuguesa», afirmou.

O projecto é da autoria de Telmo Cruz e Maximina Almeida, do gabinete de arquitectura MXT, e o custo está estimado em 1,2 milhões de euros.

O responsável pela execução do projecto é António Adão da Fonseca, que esteve envolvido em projectos de engenharia tão complexos como a Ponte Vasco da Gama, o Oceanário de Lisboa ou a Casa da Música, no Porto, entre muitos outros projectos em Portugal e no estrangeiro.

Durante a cerimónia de apresentação da nova ponte sobre a Segunda Circular o presidente da autarquia, António Costa, realçou que na segunda metade do século XX as cidades foram «dominadas pelo automóvel», que segundo o autarca «deixou uma grande ferida que separa a cidade entre sul e norte», referindo-se à Segunda Circular.

«Esta é uma obra de arte que marca o futuro desta via. É o primeiro passo para a humanização da Segunda Circular», afirmou.

O concurso para a construção da ponte será lançado esta semana e o objectivo é que o vencedor seja conhecido durante o mês de Outubro para que as obras possam começar em novembro. A obra deverá estar concluída na primavera do próximo ano.

O projeto, enquadra-se no protocolo que a Fundação Galp Energia estabeleceu com a Câmara Municipal de Lisboa em 2009, no âmbito do plano de mobilidade e «Estrutura Ecológica de Lisboa – Plano Verde» da autarquia, que visa promover formas de mobilidade mais sustentável na cidade.

Além da ponte, as iniciativas da responsabilidade da Fundação Galp Energia incluíram duas outras obras que lhe são complementares: a construção do percurso ciclável entre Benfica (Quinta da Granja) e Telheiras e a repavimentação da pista ciclável do Jardim do Campo Grande, que abrangem uma extensão contínua de 8,8 quilómetros.

Está ainda prevista a instalação de três ilhas ar/água de apoio aos ciclistas em vários pontos da Rede Ciclável de Lisboa, equipamentos que ficarão disponíveis a partir do próximo dia 18, data em que se realiza um grande passeio de bicicleta promovido no âmbito das iniciativas do ‘Movimento Verde Alfacinha’ ligadas à Semana Europeia da Mobilidade, que decorre entre 16 e 22 deste mês.

Lusa/SOL»

...

É uma boa notícia, sem dúvida. Mas estamos muito, muito longe de domesticar a 2ª Circular.

9 comentários:

  1. Belíssima notícia!!! De aplaudir em pé!... Queremos mais!!!...

    ResponderEliminar
  2. Se domesticar a segunda circular significa a câmara cumprir com as mais elementares regras de transito e fazer os riscos no pavimento que estão com 4 anos de atraso, sim ainda falta um bocado para domesticar a segunda circular.

    ResponderEliminar
  3. Talvez fosse melhor "demesticar" primeiro a Linha de Comboio de Cintura, para depois se ir mais longe até à 2ª circular ;)

    ResponderEliminar
  4. Sem dúvida que é uma boa noticia!

    ResponderEliminar
  5. E uma noticia já antiga. Tem pelo menos um ano.

    ResponderEliminar
  6. ACHO QUE QUEM DIZ QUE ISTO É UMA BOA NOTICIA NAO CONHECE A CICLOVIA JA IMPLEMENTADA!
    A ciclovia de Telheiras já está ligada ao restante percurso ciclável através da Ponte pedonal/ciclavel, também sobre a 2ª circular, 8que se localiza junto a uns prédios baixos amarelos) até ao Estádio Universitário.

    Para quê construir uma nova ponte? Mais um tacho publicitário, porque não faz qualquer sentido ligar a ciclovia de telheiras apenas às Torres de Lisboa. Só para ir parar à porta da sede da GALP?!
    É que por aquela zona não vejo nenhum ciclovia a que se possa ligar a já existente.

    Corrigam-me se estiver enganado.

    ResponderEliminar
  7. A CML tem-se mostrado empenhada em quebrar a dureza que é, de facto, a 2ª Circular. Tem-no feito através de pequenos passos, é certo, mas porque é dificil mudar radicalmente uma das principais vias de circulação da cidade de Lisboa. esta ponte é um projecto meritório, como será, no futuro, a transformação da via em Boulevard, como pretende o actual executivo camarário, através do novo PDM. Mas até lá - e porque isso demorará bastantes anos - a CML deverá iniciar o quanto antes a arborização - ou o seu reforço - das zonas adjacentes à 2ª Circular. é algo que não custa muito dinheiro e tem um impacto visual e estético profundo. Informo que a CML prepara-se para o fazer,e bem, junto à Estrada da Luz, por iniciativa - que foi bem acolhida - de um conjunto de moradores da zona. Pedro Carneiro

    ResponderEliminar
  8. O Anónimo está de facto enganado, já que esta ponte ligará a ciclovia de Telheiras a uma nova ciclovia, cuja construção está prevista para breve, e que ligará as Torres de Lisboa / Rua Tomás da Fonseca à ciclovia da Cidade Universitária. A CM de Lisboa está ainda a considerar a construção de uma outra ciclovia que percorrerá a Estrada da Luz até ao Zoo.São boas notícias.

    ResponderEliminar
  9. cfo disse:
    A CM de Lisboa está ainda a considerar a construção de uma outra ciclovia que percorrerá a Estrada da Luz até ao Zoo.São boas notícias.

    ---------------------

    LOOOOOL

    Se essa via nem passeios com largura decente consegue ter, quanto mais uma ciclovia!!!

    Se é para pintar bicicletas no chão de 10 em 10 metros com uma tinta que vai na corrente quando chover, mais vale não fazerem nada que sempre poupam dinheiro para pagarem a quem devem.

    ResponderEliminar