In Público (27/9/2011)
Por Ana Henriques
«A proposta prevê que a Carris, o Metro e as linhas da CP de Cascais, Sintra e Azambuja sejam concentradas num único operador (Sara Matos)
A Federação da Área Urbana de Lisboa do Partido Socialista (FAUL) quer que passem a ser os municípios a gerir os transportes públicos. E apresentou esta manhã, em conferência de imprensa, um modelo de financiamento alternativo que tem como objectivo “repor os preços dos bilhetes e dos passes sociais aos níveis do início do ano”, antes dos aumentos de Agosto.
A proposta, que abrange apenas os concelhos da área metropolitana a Norte do Tejo, prevê que a Carris, o Metropolitano de Lisboa e as linhas da CP de Cascais, Sintra e Azambuja sejam concentradas num único operador, ao qual se deverão juntar as empresas municipais de estacionamento.
“A titularidade desta nova empresa deverá passar para a autoridade metropolitana de transportes”, entidade que passaria a ser governada pelos municípios, esclareceu o presidente da FAUL, Marcos Perestrello.
Seriam igualmente as autarquias a financiar o sistema. Como? Através das receitas do Imposto Único de Circulação. “Paralelamente, devem ser afectados ao financiamento do sistema de transportes dois cêntimos por litro de combustível rodoviário vendido em Portugal”, referiu o mesmo responsável, que indicou ainda a utilização, para o mesmo fim, de parte das receitas das portagens cobradas na área metropolitana.
Como apresentaram resultados positivos em 2010, as empresas municipais de estacionamento “contribuiriam para o equilíbrio financeiro do sistema”. Na conferência de imprensa esteve presente o presidente da Câmara de Lisboa, António Costa. “Sempre defendemos a municipalização do sistema de transportes”, disse o autarca.
Os socialistas, que governam a maioria dos municípios da área metropolitana, alegam ainda que esta solução tem ganhos de eficiência a nível de horários e articulação dos diferentes meios de transporte.»
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Engenhoso, sim senhor, mostra que andam há muito tempo a reflectir sobre o assunto... Por mim, podem ser todos privados, desde que funcionem com comodidade, a horas, vão aos sítios que devem ir e não roubem o utente.
Mas esta gente não tem vergonha na cara? Se o Costa jura que “Sempre defendemos a municipalização do sistema de transportes” porque não o puseram em prática quando tiveram há pouquíssimo tempo e durante muitos anos a possibilidade de o fazer?
ResponderEliminarLi na diagonal e pareceu-me um conjunto de boas ideias, que acho que deveriam ser discutidas. Mas não tenho muita esperança nisso. Nos modelos de gestão, somos um povo muito reaccionário, mudar para ficar tudo na mesma.
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