In Expresso (2.1.2012)
«Já arrancou a construção dos acessos do terminal da Portela à futura estação do metropolitano, que deverá começar a funcionar em julho deste ano.
A construção dos acessos do terminal do aeroporto da Portela à futura estação do metropolitano já arrancou e deverá estar concluída em novembro, anunciou hoje a empresa responsável pelas obras, estimadas em cinco milhões de euros.
O projeto, adjudicado pela ANA -- Aeroportos de Portugal à Britalar Engenharia, integra o "plano de ampliação e modernização do metropolitano de Lisboa", divulgou a empresa em comunicado.
A obra inclui a construção dos acessos à nova estação de metropolitano e intervenções nas áreas envolventes, e deverá "ultrapassar um conjunto de condicionantes, como a tipologia dos espaços e a intensa circulação de pessoas e veículos".
A Britalar destaca algumas especificidades do projeto, como o facto de a Portela ser um aeroporto internacional e com elevado tráfego áereo, pelo que "os trabalhos decorrerão maioritariamente em horário noturno, exigindo uma iluminação adequada que cumpra as normas de segurança do espaço e da respetiva envolvente".
Metro arranca em julho
Por outro lado, a empresa aponta "um conjunto de dificuldades técnicas", nomeadamente a interação das gruas necessárias à execução da empreitada com o espaço aéreo.
A obra será coordenada pela ANA, Metropolitano de Lisboa e a Britalar, "no sentido de se garantir a correta compatibilização entre a nova estrutura e a existente, bem como o contínuo funcionamento do aeroporto e a segurança dos transeuntes que circulam nas imediações e no interior do mesmo".
Segundo o Metropolitano de Lisboa, a estação do Metro do Aeroporto Internacional de Lisboa deverá começar a funcionar em julho deste ano.
Primeiro hotel custará €15 milhões
A Britalar foi também a empresa escolhida para a construção do primeiro hotel junto ao aeroporto da capital. O hotel, sob a insígnia TRYP, da cadeia Meliã, resulta de uma parceria da Britalar Turismo e da Hoti Hotéis Portugal, e está orçado em 15 milhões de euros.
Com uma área de construção global de mais de 15 mil metros quadrados e 13 pisos, o estabelecimento hoteleiro terá 170 quartos e vai oferecer 130 lugares de estacionamento.
O espaço incluirá ainda três salas de conferências, restaurante e bar, piscinas interior e exterior, integradas num 'health club' e spa.
"O edifício caracteriza-se por uma elevada qualidade acústica, dada a proximidade ao aeroporto, e possuirá certificação energética de classe A", refere ainda a nota da Britalar.»
Hotel, Metro....e o "Novo" Aeroporto de Lisboa fica para o próximo século....
ResponderEliminarNão se entende lá muito bem a inauguração só para o Verão. A obra já está concluída.
ResponderEliminarpois é, mas sai caro abri-la. E a Reboleira tambem está pronta e prevê-se que fique 5 anos fechada. Alem disso o material circulante já é curto na actualidade e não vai haver material circulante novo nas próximas décadas, por isso dêm vivas à actual rede com os actuais horários porque no futuro o tempo de espera e ocupação das carruagens vai aumentar muito.
ResponderEliminarÉ o resultado de más escolhas politicais e eleitorais durante décadas.
Se não se pode transportar bicicletas no metro aos dias uteis antes das 20:30 tambem não faz sentido que se possa transportar malas de viagem, por isso não sei porquê tanta pressa na abertura da estação Aeroporto por parte de quem não é lá funcionário!