Um blogue do Movimento Fórum Cidadania Lisboa, que se destina a aplaudir, apupar, acusar, propor e dissertar sobre tudo quanto se passe de bom e de mau na nossa capital, tendo como única preocupação uma Lisboa pelos lisboetas e para os lisboetas. Prometemos não gastar um cêntimo do erário público em campanhas, nem dizer mal por dizer. Lisboa tem mais uma voz. Junte-se a nós!
09/01/2012
CML assina amanhã consignação da empreitada “Avanço de Margem e Nova Ribeira das Naus”
TEXTO ACTUALIZADO
Projecto da Ribeira das Naus passa a incluir silo de três andares na zona ribeirinha
In Público (10/1/2012)
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Então, mas já chegámos a isto? Não bastavam os projectos de urbanismo que são aprovados em reuniões de CML enquanto A e que durante a execução da obra viram B, por despacho; agora também são os projectos de espaço público, é? Lindo. Já se deram conta da asneira, do impacto visual? Já há algum negócio em perspectiva para alguém, é isso?...
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In Site CML
«Realiza-se na próxima terça-feira, dia 10 de Janeiro, às 10.30, nas Instalações Centrais da Marinha (Casa da Balança), com entrada pela Avenida Ribeira das Naus a cerimónia de assinatura do auto de consignação da empreitada relativa à obra de Requalificação do Espaço Público e Infra-estruturas “Avanço de Margem e Nova Ribeira das Naus" [...]
Esta assinatura entre a Câmara Municipal de Lisboa e o empreiteiro da obra, a empresa SETH, Sociedade de Empreitadas e Trabalhos Hidráulicos, realiza-se após a transmissão das responsabilidades do desenvolvimento de projectos e obras de requalificação da frente ribeirinha de Lisboa da Sociedade Frente Tejo para o Município de Lisboa.
O projecto da intervenção é da autoria do Consórcio PROAP/GLOBAL em colaboração com a Proman e prevê a criação de um espaço público de contacto com o Tejo em toda a sua extensão, bem como a revelação dos elementos fundamentais do Antigo Arsenal da Ribeira das Naus. A obra decorrerá durante o ano 2012.»
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Só duas perguntas, ainda:
1. As celebérrimas rampas já desapareceram do projecto ou é apenas a maquete que as dá como invisíveis?
2. Os plátanos gigantes que ainda se encontram no troço junto aos prédios que dão para o Corpo Santo (carvoeiro, antigo pub, etc.), vão ser deitados abaixo, com a tal desculpa que os autocarros não conseguem fazer a curva?
É impressão minha ou carros já não circularão junto ao rio?
ResponderEliminarDesculpem lá, mas até me vou rir quando o Tejo, nuns dias de Inverno, destruir essa tonteria, obviamente muito mais cara e demorada que uma obra digna, sem pretensões, rápida, barata como se impõe nos tempos que correm...
ResponderEliminarDeixem-se de delírios e façam uma estrada normal.
ResponderEliminarRealmente, depois de terem transformado a travessia do Cais do Sodré ao Campo das Cebolas (ou vice-versa) numa imensa perda de tempo, um silo automóvel ali era só o que mais faltava.
ResponderEliminarHá certamente internados em hospitais psiquiátricos por muito menos...
Os turistas que passeiam pela baixa não têm quase forma de usufruírem do contacto com o Tejo, que é um dos aspectos verdadeiramente únicos de Liboa. A excepção está na frente rio do Terreiro do Paço e basta lá passar para ver como isso é valorizado pelos turistas.
ResponderEliminarO projecto de recuperação da Ribeira das Naus pretendia condicionar o transito automóvel, e recuperar a zona ribeirinha entre o Cais do Sodré e o Terreiro do Paço, ajardinando-o e tornando-o mais acolhedor para os lisboetas e para os turistas que nos visitam.
Esta obra está parada há anos, por falta de verbas, sendo apenas visiveis os cartazes que anunciam os jardins prometidos, que supostamente iriam substituir o lamaçal do estaleiro que lá está esquecido.
É por isso com enorme surpresa que vejo:
- Que afinal há verba, mas é para construir um silo para automóveis e não para completar a recuperação da zona ribeirinha.
- Que os previstos trajectos pedonais que deveriam ligar a baixa e o chiado à Ribeira da Naus, através da Praça do Municipio e da Rua do Arsenal são afinal interrompidos pela construção de um mamarracho de 3 andares.
- Que o condicionamento de transito previsto será substituído por um parque de estacionamento e consequente incentivo ao transito automóvel.
- Que numa zona classificada, onde ninguém pode sequer alterar uma fachada, se vai autorizar a construção de um silo de três pisos.
- Que uma alteração desta magnitude é anunciada como facto consumado, na cerimónia de adjudicação da empreitada.
Anónimo Anónimo disse...
ResponderEliminarDesculpem lá, mas até me vou rir quando o Tejo, nuns dias de Inverno, destruir essa tonteria, obviamente muito mais cara e demorada que uma obra digna, sem pretensões, rápida, barata como se impõe nos tempos que correm...
4:02 PM
Blogger Filipe Melo Sousa disse...
Deixem-se de delírios e façam uma estrada normal.
9:14 AM
Nem mais. Este projecto é mais para a categoria dos delírios de quem não vive no mesmo planeta (leia-se cidade) dos restantes cidadãos.