19/03/2012

Micro passeios de Lisboa: Travessa do Alcaide

Freguesia de Santa Catarina. Zona gerida pela EMEL: «Prioridade às Pessoas». Travessa do Alcaide.

As imagens são bem emblemáticas: a reconstrução/reparação do passeio ainda não está concluída mas já vemos carros estacionados em cima do passeio! Numa ponta estava o operário a reparar o passeio, e na outra ponta um carro em cima do passeio acabado de ser reparado!

Lamentamos o facto do passeio estar a ser reconstruído com as dimensões ilegais que tinha. Em vez de reperfilar o arruamento com um dos passeios já com o mínimo que é de lei, 1.20m de largura. Porque se perdeu esta oportunidade? Porque os peões ainda são cidadãos de segunda em Portugal.

Apesar da existência de um acesso controlado a esta zona de Santa Catarina, o estacionamento selvagem continua a ocorrer em muitos locais prejudicando diariamente a mobilidade dos peões.

7 comentários:

  1. Foi dada preferência no espaço ao novo condominio privado acabadinho de fazer, em vez de respeitar os a lei e os direitos dos peões.
    É assim a lei Municipal, e a ganância imobiliária, conivente com o Municipio.

    ResponderEliminar
  2. O reperfilamento dos passeios para 1,20mt inviabiliza a passagem de carros. Ou estou a ver mal?
    António Almeida

    ResponderEliminar
  3. ...bem, com esta crise, eles até se calhar teem razao; as pessoas cada vez estao mais magras pois nao teem que comer. Os idosos deixam de sair porque teem medo de ser assaltados. Os jovens casais deixaram de ter filhos, o que significa que nao há carrinhos de bébé, porque nao teem trabalho e como tal nao os poderiam sustentar, por isso porquê largos passeios? As ruas em Portugal, já há muito tempo que pertencem aos brinquedos preferidos dos portugueses, os carros!

    ResponderEliminar
  4. nao sei porque perdem tempo e dinheiro a fazer passeios com essa largura que nao dá para uma pessoa usar...

    ResponderEliminar
  5. O Carlos Caria tem razão numa coisa... se o novo condomínio privado demoliu as fachadas laterais, bem podia ter recuado um metrinho e ter tido descontos nas taxas de urbanização.

    ResponderEliminar
  6. Informo que era possível fazer neste lado um passeio com o regulamentar 1,20m sem afectar a circulação rodoviária neste arruamento (de um único sentido). Não houve é ninguém...

    ResponderEliminar
  7. A Maria informa que era possível fazer NESTE LADO um passeio com o regulamentar 1,20m... poi e o OUTRO LADO da Travessa do Alcaide ficava sem passeio, era?

    cumps.
    f.

    ResponderEliminar