O presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, espera que as restrições à circulação de automóveis anteriores a 1992 permitam «rapidamente melhorar a qualidade do ar», apelando ao «sentido cívico» dos automobilistas no cumprimento das regras, em vigor desde domingo.
Os veículos anteriores a 1992 têm restrições mais apertadas para circular em Lisboa a partir de domingo, no seguimento da implementação da segunda fase da zona de emissões reduzidas (ZER) criada pela Câmara Municipal.
«Temos a expectativa de que consigamos rapidamente melhorar os níveis de qualidade de ar na cidade», afirmou hoje António Costa, recordando que muitas vezes Lisboa «tem aparecido com os resultados piores [nestas medições], sobretudo devido ao tráfego rodoviário».
A poluição ambiental na capital já motivou um processo contra Portugal, actualmente «a correr» no Tribunal de Justiça das Comunidades Europeias.
As restrições à circulação de automóveis poluentes são uma das medidas para melhorar a qualidade do ar, disse Costa, apelando à necessidade de «mudar o conceito de mobilidade, utilizar mais o transporte público e os meios suaves e cada vez menos o transporte automóvel».
Sobre a fiscalização das restrições à circulação, o autarca lisboeta disse contar «acima de tudo, mais do que com a fiscalização, com o sentido cívico das pessoas».
«Não temos de ter um polícia atrás de cada pessoa. Temos de acreditar e confiar. Desejamos que as pessoas cumpram as regras», afirmou.
A partir de domingo, os veículos ligeiros e pesados anteriores a 1992 ficam proibidos de circular, nos dias úteis entre as 7h00 e as 21h00, na zona a sul do eixo criado pelas avenidas de Ceuta, das Forças Armadas, Marechal António Spínola, Santo Condestável e Infante D. Henrique, área que constitui a segunda fase da ZER.
A primeira fase, em vigor desde Julho do ano passado, abrangeu o eixo Avenida da Liberdade/Baixa. Em relação a esta zona, prevê-se «o agravamento das restrições ambientais», restringindo a circulação de veículos ligeiros anteriores a Janeiro de 1996 e pesados construídos antes de Outubro daquele ano.
As excepções às restrições são os veículos de emergência, históricos ou de moradores das zonas abrangidas.
até parece que são muitos os veículos que vão ser excluidos e que isso vai resolver a situação...
ResponderEliminarTotalmente ridícula esta medida. Aliás, há centenas de veículos actuais, como os SUVs e quejandos, que emitem muito mais Co2 do que 95% dos carros anteriores a 1992.
ResponderEliminarUma idiotice!
mas paga se tudo paquimetros inspecoes co2 medido o que fazemos aos carros a camara municipal vai dar dinheiro ao povo para comprar carros de 2012 e o inposto de circulacao paga mos para que se nao pode mos circular
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