Resposta da Carris:
De: .PROV (Provedor do Cliente)
Enviada: quinta-feira, 12 de Abril de 2012 15:21
Para: 'forumcidadanialx@gmail.com'
Assunto: FW: Reclamação pelo mau estado de conservação dos eléctricos da Carris (R1486-12)
Exmos. Senhores
Fernando Jorge
Júlio Amorim
Virgílio Marques
Considerando a situação reportada no vosso blogue (http://cidadanialx.blogspot.pt/2012/04/reclamacao-pelo-mau-estado-de.html), ocorrida no dia 5 de Abril, em que o caixilho da janela do carro elétrico n.º 552 se soltou no decorrer do percurso da carreira, informa-se que o veículo recolheu de imediato à Estação de Santo Amaro, onde se procedeu à sua reparação, no mesmo dia.
Em relação à alegada falta de manutenção dos elétricos articulados, afetos à carreira 15E, infelizmente não é possível evitar os frequentes atos de vandalismo de que são objeto, nomeadamente através da pintura de grafites no seu interior.
Sempre que possível a Carris procede à substituição dos bancos grafitados. Irá também proceder-se à substituição do tecido dos bancos, idêntico ao que é usado nos autocarros. O carro elétrico 502 já tem todos os bancos forrados com este tecido, não sendo os grafites tão visíveis.
A empresa irá também efetuar um levantamento exaustivo por veículo, de modo a serem detetadas eventuais anomalias, as quais serão como sempre de imediato corrigidas.
Com os melhores cumprimentos.
Lígia Querido
Gabinete do Provedor do Cliente
---
À Administração da Carris
C.c. PCML, Vereador da Mobilidade, AML, ATL, Media
Exmos. Senhores
Vimos constatando que os interiores dos eléctricos da Carris denunciam uma clara falta de manutenção, que em muitos casos chega a ser alarmante, pois colocam em risco a segurança dos próprios passageiros, como é o caso da habitual falta de peças nas janelas dos eléctricos clássicos (puxadores, etc).
Exemplo disso é um eléctrico na carreira 28 (nº 552), que há poucos dias circulava com uma janela sem parte do caixilho de madeira. E o guarda-freio só tomou conhecimento do facto e do perigo, após ser alertado para tal!
Perguntamos: como é possível que um eléctrico tenha saído com uma janela neste estado? Parece-nos que já são casos a mais, o que torna preocupante o estado de clara incúria da Carris em termos de manutenção do material circulante.
Idênticos problemas de falta de manutenção podem ser observados nos elevadores do Lavra, Glória e Bica. No caso destes Monumentos Nacionais, os seus exteriores estão ainda sistematicamente desfigurados com "graffiti". Mas também os eléctricos de nova geração, E- 15, que circulam entre a Praça da Figueira e Algés, apresentam sinais iguais de falta de manutenção, com interiores também com "graffiti".
Porque não cuida correctamente a Carris dos eléctricos e elevadores de Lisboa?
Vimos, portanto, apresentar o nosso protesto junto da Administração da Carris, pelo mau estado de conservação do material circulante nas carreiras de eléctrico, na expectativa que a empresa corrija esta situação, que já não é de aprumo mas também de segurança para os seus passegeiros.
Com os melhores cumprimentos
Pelo Fórum Cidadania Lx
Fernando Jorge, Júlio Amorim, Virgílio Marques, Carlos Leite de Sousa,
Nuno Caiado, Pedro Formozinho Sanchez, Jorge Santos Silva, André Santos,
Alexandra Maia Mendonça e Luís Marques da Silva
Concordo plenamente. Os eléctricos são uma das maiores atracções desta cidade. Porquê não são cuidados e mimados como merecem? Ou é como tudo nesta cidade: os responsáveis estão-se nas tintas! Que se passa em Lisboa que tudo decai e os que deveriam evitar isto nem vêm, ou querem ver, o que se passa? E a maioria dos lisboetas parece ser indiferente também a esta degradação? Quem ama esta cidade?
ResponderEliminarÉ lamentável que quem se transporta não chame a atenção de quem vandaliza os interiores dos transportes.É mais fácil olhar para o lado e fingir que não se passa nada ,uns preferem estar calados,outros não se querem meter em problemas,preferindo escrever a reclamar o que vêm.Tudo isto tem um custo e os autores como nunca são responsabilizados pelos seus actos a empresa tem que assumir as despesas.A falta de manutenção nota-se no dia a dia ,mas como os eléctricos já são poucos e a mão de obra especializada já se retirou para a reforma vão circulando até que as avarias sejam tão graves que terão que entrar na oficina .Aliado aos cortes do Governo para a área dos transportes e as fraudes diárias cometidas começa-se a notar a degradação .Melhores dias virão.
ResponderEliminar