28/10/2012

A produtividade das multas

Depois das recentes noticias, segundo as quais o "Salário de fiscais da EMEL vai deixar de depender da quantidade de multas", subscrevo a opinião de Manuel Falcão, publicada no Metro de 23 de Outubro.

Não veria, por princípio, qualquer contra em que se desse um incentivo aos fiscais se com isso se conseguisse uma melhor fiscalização e ordenamento do estacionamento. Mas a verdade é que são cada vez mais as denúncias de abusos praticados por fiscais da EMEL, ao mesmo tempo que não é visível uma redução do estacionamento irregular.  Eu próprio tenho um litígio com a empresa relativo a uma situação em tudo semelhante à relatada na notícia.

Portanto é tempo de rever a política de incentivos em vigor na EMEL, para mais quando se vive um clima de crise que afecta os Portugueses de forma brutal e encontrar meios de verificar se os fiscais fazem o trabalho para o qual são pagos, de forma competente e eficaz e se a empresa cumpre com os desígnios para a qual foi criada e que me parece que há muitos anos abandonou.

3 comentários:

  1. precisamos de mais EMEL, de mais incentivos à produtividade, e de menos queixinhas. se se estaciona em local pago sem pagar, mesmo por dois minutos, não se pode reclamar se por acaso se levar uma multa... isso acontece nas cidades "modelo" que constantemente são usadas como termo de comparação neste forum quando se pretende denegrir Lisboa... e não custa nada por uma moeda.

    estacionamento em cima dos passeios, e em outros locais ilegais, é da responsabilidade da PM, não da EMEL. é preciso que isso passe para a EMEL também uma vez que a PM não faz nada.

    ResponderEliminar
  2. Posso fornecer, a quem mo pedir, uma lista de locais de "impunidade garantida" (aqueles onde a emel NUNCA multa), acompanhada de fotos.

    ResponderEliminar
  3. Em Göteborg as multas são passadas pela "EMEL" cá do sítio, sendo essas, firmas privadas que fazem esse serviço para o Município. Passam todo o tipo de multa por estacionamento irregular (podendo a polícia também passar as mesmas por infracção ao código de estrada). Claro que, quando entram actores privados no baile, a caça à multa é mais que óbvia e, tende a gerar muitas situações frustrantes para os utentes.

    ResponderEliminar