08/10/2012

Lisboa, capital europeia da demolição. Largo da Estefânia


Para justificar a demolição do prédio do início do séc. XX (1910) os proprietários afirmavam que o poeta Fernando Pessoa nunca lá tinha vivido (a sociedade civil, os historiadores, todos andavam a delirar!) mas agora que já conseguiram o que pretendiam, isto é, erguer um edifício novo com o dobro da área de construção (mais a impermeabilização total do logradouro para caves de estacionamento) a história já é diferente. Porque para vender os apartamentos do novo prédio os mesmos senhores já aceitam que o poeta lá viveu - e exploram descaradamente e sem vergonha esse facto. Pois aqui têm o «Edifício Fernando Pessoa»: no antes e depois! Lisboa, Capital Europeia da Demolição!.

6 comentários:

  1. Anónimo11:36 a.m.

    Este largo, da Estefânea, é, como tantos outros em Lisboa, pouco consistente mas agora ainda está pior.
    Não sei se já repararam mas toda a rua deste edifício ficou muito mais sombria com a cota exagerada desta nova construção. Muitas vezes os arquitetos e urbanistas não testam os seus modelos na relação com a envolvente e em diferentes e variados padrões. Existe nesta rua uma sensação de claustrofobia e falta de luz. Qual vai ser a solução quando os moradores começarem a aqui habitar? Cortar as árvores, está já a ver-se. Querem apostar?

    ResponderEliminar
  2. Também reparei nessa treta quando lá passei....é boa hipócrisia demais !

    ResponderEliminar
  3. Anónimo3:06 p.m.

    E a estátua de Neptuno no centro da praça devia voltar para o Chiado. Ponham-na no centro do Largo Raphael Bordallo Pinheiro e retirem o estacionamento desse espaço, com tantos parques de estacionamento por perto (Carmo, Camões, Combro...)

    ResponderEliminar
  4. Anónimo4:49 p.m.

    Já que estamos numa de visitar edifícios de arquitectura MODERNA PERIFÉRICA, influenciados pelo "PARQUE DAS NA.. ABERRAÇÕES", estilo arquitectónico: SEM HISTÓRIA NEM IDENTIDADE, ESTOU AQUI DE PASSAGEM E NUNCA IREI TRANSMITIR CONSOLAÇÃO ATRAVÉS DO MEU VULGAR E DESCARACTERIZADO ESTILO, SEM BELEZA E SEM NADA... aproveito para aconselhar uma visita à Rua de São Bento, ao pé de casa da Amália (EM PLENO CENTO HISTÓRICO) para observarem mais um cartaz a projectar habitações e lojas de estilo arquitectónico medonho já com licenciamento.

    Ai...Desabafo...

    http://imageshack.us/photo/my-images/198/sdc11660x.jpg/

    ResponderEliminar
  5. Anónimo12:22 p.m.

    mais uma demolição em vista: na esquina da Alm reis com a Febo Moniz, o cartaz anuncia um prédio de 7 andares :(
    NC

    ResponderEliminar
  6. estas questões põe qualquer um a ferver...e depois damos com o presidente da edilidade a passear pela Ilha de Moçambique património da humanidade a assinar o livro do museu!! HIPOCRISIA, que foi la ele fazer, que parcerias foi ele la assinar, com que dinheiro e de quem??!!
    ...a prova de que ele andou a passear longe das vistas, não foi uma visita qualquer tenho a certeza "eles" quando vão a África vão com o intuito de sacar, não é por acaso que o camarada "Coelhone" esta la com a Mota - Engil !!!https://www.facebook.com/photo.php?fbid=429139787149641&set=a.224758724254416.60684.100001608714125&type=1&theater

    ResponderEliminar