“O monóxido de carbono é um gás que ao ser respirado entra na corrente sanguínea provocando dores de cabeça e dificuldades respiratórias, podendo mesmo causar asfixia e provocar mortes no caso de estar presente em altas concentrações. De entre os hidrocarbonetos expelidos para a atmosfera pelo escape automóvel, os mais perigosos são talvez o metano e o benzeno, uma vez que em concentrações elevadas podem ser cancerígenos, e além disso também contribuem para o aquecimento global do planeta. Os óxidos de nitrogénio são os grandes responsáveis pela “névoa de poluição” que por vezes se faz notar nas cidades e que reduz a visibilidade. Também contribuem para o efeito estufa e podem provocar irritação nos olhos e no sistema respiratório. As partículas diversas também contribuem para a formação da “névoa de poluição” e são agressivas para o nosso sistema respiratório e cardiovascular. Em relação ao dióxido de carbono, apesar de não ser nocivo para o Homem, é o principal responsável pelo efeito estufa e pelo consequente aquecimento global do planeta.
O aumento consecutivo do número de automóveis a circular nas ruas de todo o mundo em conjunto com o abate indiscriminado de árvores está a provocar um desequilíbrio no ciclo do CO2 (dióxido de carbono), ou seja a flora global já não é suficiente para manter os níveis de carbono na atmosfera equilibrados – o dióxido de carbono produzido sofreu um aumento considerável, devido à acção do homem, enquanto que a utilização do CO2 por parte das plantas diminuiu o que está a provocar a acumulação de grandes quantidades deste gás na atmosfera. Estas altas concentrações de dióxido de carbono fazem com que o calor fique retido na atmosfera, o que está a provocar o aquecimento gradual do planeta levando a alterações climatéricas graves.”
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Poluição
Taxistas dizem que vão continuar a circular em Lisboa com carros sem catalisador
Câmara diz que as normas são claras e que a partir de Janeiro os automobilistas que as desrespeitem serão multados
Os taxistas vão continuar a trabalhar em Lisboa sem fazerem as adaptações necessárias para circular nas zonas de emissão reduzida, revelou ontem o presidente da ANTRAL (Associação Nacional dos Transportadores Rodoviários em Automóveis Ligeiros).
"Está tudo em banho-maria e vamos continuar a circular como estamos", avisou Florêncio Almeida à Lusa. Em Abril, a Câmara de Lisboa deu um prazo até final do ano para os donos dos táxis mais antigos, sem catalisador de origem, fazerem as modificações técnicas necessárias para os veículos circularem nas zonas de emissões reduzidas.
Desde o início de Abril que os veículos com mais de 20 anos (sem catalisador de origem) estão proibidos de circular no centro da cidade (na zona a sul do eixo criado pelas avenidas de Ceuta, das Forças Armadas, dos Estados Unidos da América, Marechal António Spínola, Santo Condestável e Infante D. Henrique e Eixo Norte-Sul).Também as viaturas anteriores a 1996 estão impedidas de circular, há cerca de uma semana, no eixo Baixa-Avenida da Liberdade.
O objectivo destas restrições é a redução da poluição. Segundo o presidente da ANTRAL, os catalisadores ainda não foram homologados pelo IMTT (Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres). "Não há ninguém que diga qual o catalisador e onde é que os podemos colocar", afirmou. Florêncio Almeida disse ainda que os taxistas não têm medo das multas, afirmando que se algum for multado a associação avança com uma impugnação.
Contestando esta medida, o presidente da ANTRAL mostrou-se muito crítico em relação à autarquia, afirmando que "nunca nenhum departamento da mobilidade funcionou tão mal como este". Segundo afirmou, há cerca de dois mil táxis que não cumprem os requisitos.
Contactado pela Lusa, o vereador Fernando Nunes da Silva reafirmou que a partir de Janeiro os táxis que não cumpram os requisitos arriscam-se a ser multados e sublinhou que o IMTT emitiu um despacho há meses onde estabelece as alterações que têm de ser feitas. "Os taxistas estão a fazer braço-de-ferro para tentar manter a situação como está", afirmou.
in Público
Na minha modesta opinião, essa proibição para carros sem catalisador justifica-se.
ResponderEliminarE nem devia ser permitido que veículos com mais de 20 anos fizessem serviço de táxi. Apanha-se cada chasso em Lisboa...
Outra coisa é ter sido anunciado que a partir de Abril próximo o mesmo irá acontecer a veículos (com catalizador) anteriores a 2000, coisa que entendo verdadeiramente inimaginável e própria de coca-bichinhos incapazes de resolver outros problemas de Lisboa muitíssimo mais importantes e graves.
PS- O meu carro é de 2007.
Um dirigente da classe não tem medo das multas.
ResponderEliminarO vereador diz que se arriscam a ser multados.
Um País atrasado.
Que interessa que o ar atmosférico esteja a ser poluído?
Que sensibilidade temos nós todos para este laxismo?
Quem nos obriga, sem medos, a cumprir e a respeitar?
Aqueles que pouco poluêm e que se preocupam com o Planeta e a insustentabilidade desta situação nas nossas cidades e em todas pelo Mundo, onde o respirar oxigénio é cada vez mais difícil, o que podem fazer?
Lisboa tem que fazer o seu trabalho.
Estes "patos-bravos" que nos cercam e degradam, como se os patos bravos fossem algum animal demoníaco, têm de ser obrigados e punidos severamente, com prisão.
Quando isso começar a acontecer, talvez comecemos a ganhar consciência para o Protocolo de Quioto.
A crise devia servir para ganharmos consciência.
O Sr. Florêncio está mas é preocupado com a sua frota.
Temos que fazer alguma coisa.
O blogue sugere alguma forma?
Ou seja, em 3500 taxis com alvará em Lisboa, dois mil têm mais de 20 anos.
ResponderEliminarO 2445 é um Mercedes 190D de 1985 matriculado em Portugal em 2006 (BC). O carro tornou-se taxi pelo menos aos 21 anos, mas foi licenciado pela CML que é a responsável pelos alvarás. Primeiro dão a licença depois contestam-na! Enfim, socialistas e incompetência têm estado sempre de braço dado!
Depois espantam-se por existirem doenças!
ResponderEliminarSou sensível à poluição atmosférica. Por vezes passam viaturas que largam no ar um odor incómodo para os pulmões. Fica ali, no ar...
TODOS PRECISAMOS RESPIRAR.
Várias vezes ao minuto.
Se cada vez entrarem todos esses poluentes cancerígenos, o que acham que pode acontecer?
boa noite estas pessoas preocupadas com o ar que todos respiramos nao tem respeito por todas as pesssoas ?!,... mas deviam ter so assim e que se compreende a vossa preocupaçao nao devem dar adjectivos aos motoristas de taxi porque todos somos um neste universo que e o que se esquecem fiquei desiludida com o vocabulario que empregaram para com os motoristas de taxi boa noite e que tudo corra bem para todos
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