As alterações ao trânsito no Marquês e na avenida foram condenadas pelo PSD e pelo CDS
António Costa pede travão na “degradação” dos transportes públicos
Câmara diz que chegou ao “limite” nas restrições ao tráfego no centro da cidade e insiste na gestão municipal do Metro e Carris
17 Jan 2013 Público Lisboa/ por Marisa Soares
O presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, criticou ontem a política “errada” do Governo em matéria de transportes públicos, que tem levado à “degradação” do serviço na capital. O autarca disse que não será possível reduzir a poluição do ar, se não houver melhorias no serviço do Metro e da Carris e insistiu que este deve depender do município, um pedido que já fez ao Governo “com muita insistência” mas sem resposta.
O autarca falava após a reunião camarária em que foi aprovado (com os votos contra do PSD e CDS e a abstenção do PCP) o modelo definitivo de circulação no eixo Marquês de Pombal/Av. da Liberdade. As duas rotundas do Marquês mantêm-se, mas a avenida volta a ser como antes: os carros terão duas vias no sentido ascendente e vão poder percorrer de forma contínua, lado a lado com os ciclistas, parte das laterais. A par disso, a avenida vai ser repavimentada, uma intervenção que deve começar em Fevereiro e durar dois meses.
A dificuldade de escoar o trânsito que se acumula no sentido ascendente na Av. da Liberdade foi “o maior problema de todos” detectado no esquema de circulação que entrou em vigor em Setembro, disse o presidente. Ao PÚBLICO o vereador da Mobilidade, Fernando Nunes da Silva, admitiu que houve um “erro de estimativa”. “Talvez tenhamos sido demasiado optimistas”, afirmou, acrescentando que a reposição da capacidade de escoamento da avenida vai evitar o “pára-arranca” que faz aumentar a poluição.
Ainda assim, sublinha Nunes da Silva, houve uma melhoria da qualidade do ar no último trimestre de 2012. Segundo um relatório aprovado na reunião camarária de ontem, a concentração de poluentes associados ao tráfego rodoviário na Av. da Liberdade está “na generalidade abaixo do valor permitido”, mas o limite diário legal foi ultrapassado 15 vezes. Com o modelo definitivo, Nunes da Silva acredita que o incumprimento vai diminuir.
A oposição não partilha desse optimismo. O vereador do PSD Álvaro Castro teme mesmo que a situação piore com a reabertura de mais uma via de circulação. Esta medida, refere, é “completamente contraditória” com os princípios definidos inicialmente e “significa que o executivo perdeu a ‘guerra’ com o transporte individual”.
O vereador do CDS António Carlos Monteiro, que também votou contra a proposta, critica o relatório de avaliação feito por Nunes da Silva por ser “omisso” e “opaco” no que toca à contagem do tráfego e ao custo de toda esta intervenção. Nunes da Silva desvaloriza, sublinhando que “a esmagadora maioria dos investimentos feitos [inicialmente, o valor apresentado foi de cerca de 700 mil euros] são aproveitáveis”.
António Costa prometeu que esta será a última intervenção para melhorar a qualidade do ar na avenida. “Chegámos ao limite das restrições”, afirmou, sublinhando que agora “é preciso que as pessoas tenham alternativa”. “Voltámos ao regime da sardinha enlatada na Linha Verde” do metro, lamentou, estendendo a crítica à Carris, por alegadamente usar “os autocarros mais poluentes” para servir aquela zona da cidade.
Ao PÚBLICO o secretário-geral da Carris, Luís Vale, disse que a empresa “estranha” as afirmações de Costa. Segundo o responsável, as características e a idade média da frota — três a oito anos — “estão alinhadas” com o que é praticado nas empresas de transportes urbanos noutros países europeus. “Os ajustamentos da oferta, posteriores a 2010, assim como a afectação de veículos mais modernos na carreira 736 permitiram uma redução ainda mais significativa das emissões nesta artéria”, salientou.
António Costa podia, então, começar pela rua onde mora, pois as paragens da Carris (veja-se a da João XXI frente ao n.º 21 - com polícia à porta! - e TODAS as da Av. de Roma) são parques de estacionamento!
ResponderEliminarÉ mentira que a avenida da liberdade é a mais poluída da europa.
ResponderEliminarAté 2003 os indices eram excelentes.
Aliás nenhuma capital europeia tem a sorte de ter as brisas maritimas para purificar o ar.
O abandono dos serviços da zona da baixa tem contribuido para baixar ainda mais os níveis.
O constrangimento do transito na zona da frente rio provocou a entrada do anterior movimento pendular entre Lisboa Oriente e Lisboa Ocidente no interior da malha historica tendo aumentado o transito em vias onde nunca existiu.
Imaginar e equiparar a avenida da Liberdade ao campos Elíseos é um perfeito disparate e uma ideia infantil que apenas só pode existir em tecnicos que compreendem e veêm a cidade de forma apenas formal e em desenho.
Académicos e tecnicos de engenharia de trafegos e fluxos, Manuel Salgado é um mito pois todo os seus desenhos de planeamento urbano prejudicam o desenvolvimento da cidade basta ver o desenho no parque das nações e alta do lumiar.
Nunes da Silva especialista de trafego e fluxos, só compreende urbanismo como uma ciencia exacta que não é.
Antonio Costa utilisa estes dois tecnicos mangas de alpaca como trampolim para chegar onde quer, pura demogogia para açar votos de quem não anda de carro, de quem vive invejoso de quem anda de carro, os intelectualoides de esquerda e dos iluminados ditos verdes que julgam é de bicicleta que se resolve a cidade.
Esquecem que a cidade é feita de ricos e de pobres, os pobres estão cada vez mais pobres e escondidos, e os ricos, os quadros dinamicos atulhados nos seus creditos.
Costa não entende que o sucesso de Lisboa é o seu centro historico e a sua autenticidade a destruiça aos poucos de perpectivas, vistas e outras corrumpidosas e conspurcadas por obras absurdas e fora de escala destroiem e Lisboa fica mais pobre. Basta ver o disparate e fantasia do Terreiro do Paço.
Um desastre, é imperdoavel o que fizeram com o Marques de Pombal esta praça não é um nó rodoviario e da forma como o fizeram transformaram o centro num nó viário um erro.
e se o que os preocupa é os acidentes de transito seria então melhor andar com os motoristas ao colo. Atitude muita salazarenta esta mania de andar com a população ao colo.
É vergonhoso os gastos dos milhões recebidos pelo governo para lavar a cara para se promover nas suas lutas partidárias e ver os Lisboetas cada vez a viverem pior. Será anónimo pois á boa maneira do fascismo persegue-se os cidadãos
Caro anónimo, até 2013 os níveis eram excelentes? Onde viu tal coisa? Relativamente às partículas PM10 (o poluente mais gravoso temos)
ResponderEliminar2001: Média anual de 62 microgramas/m3 (o limite legal são 40) e 111 excedências ao valor limite diário (o méximo permitido são 35 excedências num ano)
2003: Média anual de 56 microgramas/m3 e 131 excedências ao valor limite diário
2004: Média anual de 51 microgramas/m3 e 119 excedências ao valor limite diário
2005: Média anual de 54 microgramas/m3 e 180 excedências ao valor limite diário
2006: Média anual de 49 microgramas/m3 e 145 excedências ao valor limite diário
2007: Média anual de 49 microgramas/m3 e 149 excedências ao valor limite diário
2008: Média anual de 41 microgramas/m3 e 80 excedências ao valor limite diário
2009: Média anual de 39 microgramas/m3 e 92 excedências ao valor limite diário
2010: Média anual de 41 microgramas/m3 e 88 excedências ao valor limite diário
2011: Média anual de 44 microgramas/m3 e 113 excedências ao valor limite diário
2012: Média anual de 38 microgramas/m3 e 74 excedências ao valor limite diário
Na Av. Liberdade o limite legal tem sido sistematicamente incumprido desde há mais de 10 anos, com níveis elevadíssimos de poluição por PM10. Tem existido uma tendência de melhoria nos últimos anos (a média anual tem vindo a diminuir desde 2001 e o número de dias acima do valor limite legal tem ficado regra geral abaixo dos 100 desde 2008). E efectivamente o ano de 2012 será o melhor de sempre.
Demasiado optimismo foi julgar que esse tal Nunes da Sailva fazia alguma coisa de jeito.
ResponderEliminarÉ que é asneirame em série...
Começem por repôr as 5 carruagens na linha verde!
ResponderEliminarE depois reponham os comboios de 5 em 5 min, e de 2 em 2 as horas de ponto. Estar 10 min sempre à espera do metro...já desisti.
Era um grande começo!
Habilidades contabilisticas...a média das reformas do Jorge* e da minha é de 83.000€/mensal! E ainda dizem que as reformas são baixas!
ResponderEliminar*/Reforma do Jorge são 165.000€/mês!
Hipocrisia e demagogia neste país não tem limites
António Costa a queixar-se publicamente da ineficiência dos transportes públicos é o mesmo que eu me lamentar do facto de a minha casa estar desarrumada e porca!
ResponderEliminarAfinal de contas, pagamos os ordenados a uma multidão de indivíduos da CML (EMEL e PM) para quê?
Nunes da Silva, o homem anti-poluição que anda de Jaguar na Av da Liberdade, R. Alex Herculano e Rua Castilho!
ResponderEliminarPortugueses larguem os corsas os puntos e os clios que o Jaguar do Nunes da Silva polui por vocês todos. Socialismo e jaguar combinam que nem fogo de artificio num funeral.
Compreendo que Costa se lamente por não ter poderes sobre a Carris, p. ex.
ResponderEliminarMas não precisa deles para facilitar a vida aos respectivos utentes:
Basta que mande os seus funcionários da EMEL e da PM (supondo que, nesses, manda alguma coisinha...) limpar as paragens dos carros lá estacionados indevidamente.
Já viram a da Praça da Figueira, frente ao n.º 12, transformada em zona reservada à bizarra Escola de Condução "Segurança Máxima"?
---
Já agora: e há faixas BUS que são verdadeiros hinos à impunidade - como a da Rua do Ouro, onde "também" passam transportes públicos.