15/01/2013

Há menos acidentes e poluição desde que o Marquês tem duas rotundas.



Há menos acidentes e poluição desde que o Marquês tem duas rotundas
Por Inês Boaventura in Público

O esquema de circulação rodoviária em teste desde Setembro de 2012 é para manter, mas com alterações. Entre estas avulta a reposição de uma segunda via no sentido ascendente da Avenida da Liberdade


A Câmara de Lisboa vai manter as duas rotundas no Marquês de Pombal, depois de concluir que o esquema de circulação em teste desde Setembro de 2012 contribuiu para uma "expressiva redução do número de acidentes" na rotunda e para "uma diminuição da concentração de poluentes na Av. da Liberdade". Ainda assim, e atendendo a que houve aumentos de tráfego no sentido ascendente dessa artéria e na Rua da Escola Politécnica, serão introduzidas "correcções e melhorias".
A proposta de manutenção do novo conceito de circulação, da iniciativa dos vereadores Manuel Salgado e Fernando Nunes da Silva, vai ser discutida na reunião camarária de amanhã. Para a suportar, os autarcas baseiam-se em "reuniões de avaliação realizadas com diversos autores", em "estudos entretanto elaborados" e na "observação do funcionamento dos sistemas".
Na proposta, e num relatório de avaliação efectuado pelo pelouro da Mobilidade, são elencados os principais "aspectos positivos" decorrentes da solução experimental. Entre os quais a melhoria da fluidez do tráfego no Marquês de Pombal e nas principais vias de atravessamento da Av. da Liberdade, bem como nas avenidas Fontes Pereira de Melo e Joaquim António de Aguiar.
A Câmara de Lisboa congratula-se ainda com a "transformação das vias laterais de Av. da Liberdade em verdadeiros arruamentos de acesso e tráfego local, sem qualquer tipo de congestionamento" e com a "melhoria das correspondências entre as várias componentes do sistema de transportes colectivos da cidade".
Quanto à segurança, a autarquia considera que a criação de duas rotundas concêntricas e a redução do número de vias tiveram dois efeitos: "Um menor conflito na circulação no interior da rotunda", o que se traduziu numa redução do número de acidentes de 24 (entre 15 de Setembro e 31 de Dezembro de 2011) para 15 (entre 15 de Setembro e 31 de Dezembro de 2012), e num "aumento dos atravessamentos pedonais (...), promovendo uma melhor segurança pedonal".
Em relação à qualidade do ar, a Câmara diz que durante o período de teste se verificou uma "tendência para uma diminuição da concentração de poluentes associados ao tráfego rodoviário na Av. da Liberdade, a qual só excedeu os limites legais em dois dias do período".
No relatório de avaliação do novo esquema de circulação sublinha-se que caso persista o não cumprimento das normas europeias de qualidade do ar até aqui verificado o Estado português poderá ter de pagar uma multa de 1,897 milhões de euros, acrescidos de 630 euros diários.
Mas nem tudo foi positivo, reconhecendo a autarquia que as alterações introduzidas na zona do Marquês de Pombal em Setembro de 2012 também tiveram efeitos negativos, entre os quais o aumento de tráfego "na subida da Avenida da Liberdade, entre a Praça dos Restauradores e o cruzamento com a Rua Barata Salgueiro", na Rua da Escola Politécnica e "na descida da Rua das Pretas" e "a existência de algumas dificuldades na continuação do sistema de acesso às vias laterais da avenida, referida nomeadamente por taxistas e comerciantes".
Para resolver esses problemas, os vereadores Manuel Salgado e Fernando Nunes da Silva propõem "estender a continuidade de circulação nas vias laterais da avenida entre o cruzamento da Rua Alexandre Herculano e o Largo da Anunciada" e "repor uma via ascendente na faixa central da Avenida da Liberdade". Face a "observações críticas formuladas por algumas associações de utilizadores de bicicletas", a autarquia propõe ainda que estes veículos deixem de poder circular na faixa bus, devendo passar a fazê-lo nas vias laterais.



Novos dísticos de estacionamento
Em discussão pública até final do mês

Os veículos adstritos a serviços de carsharing (serviços de aluguer de automóveis à hora com vista à sua partilha por vários utilizadores) vão poder, com a aprovação dos novos regulamentos de estacionamento que se encontram em discussão pública até 31 de Janeiro, ter acesso a dois novos dísticos, emitidos pela Empresa Pública Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa (Emel). O dístico de mobilidade vai permitir, por 50 euros mensais, o parqueamento em todas as zonas tarifadas, sem limite de tempo. Já o dístico verde destina-se apenas a veículos eléctricos e não representará qualquer custo para as empresas que desenvolvam a actividade de carsharing. Em Lisboa existe apenas um serviço de partilha de automóveis, lançado pela Carris em Setembro de 2008. Mas o vereador da Mobilidade, Nunes da Silva, garante que vários privados têm demonstrado junto da Câmara de Lisboa interesse em lançar novos projectos nesta área.



8 comentários:

  1. Excede e minha comprensão que os ciclistas passem a circular pelas faixas laterais da avenida em sentido proibido, quarteirão sim, quarteirão não.

    Tá tudo doido.

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  2. "transformação das vias laterais de Av. da Liberdade em verdadeiros arruamentos de acesso e tráfego local, sem qualquer tipo de congestionamento"

    Sem congestionamento?! Já estive cerca de meia-hora para subir 50 metros devido às cedências de passagem!

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  3. É mentira que a avenida da liberdade é a mais poluída da europa.
    Até 2003 os indices eram excelentes.
    Aliás nenhuma capital europeia tem a sorte de ter as brisas maritimas para purificar o ar.
    O abandono dos serviços da zona da baixa tem contribuido para baixar ainda mais os níveis.
    O constrangimento do transito na zona da frente rio provocou a entrada do anterior movimento pendular entre Lisboa Oriente e Lisboa Ocidente no interior da malha historica tendo aumentado o transito em vias onde nunca existiu.
    Imaginar e equiparar a avenida da Liberdade ao campos Elíseos é um perfeito disparate e uma ideia infantil que apenas só pode existir em tecnicos que compreendem e veêm a cidade de forma apenas formal e em desenho.
    Académicos e tecnicos de engenharia de trafegos e fluxos, Manuel Salgado é um mito pois todo os seus desenhos de planeamento urbano prejudicam o desenvolvimento da cidade basta ver o desenho no parque das nações e alta do lumiar.
    Nunes da Silva especialista de trafego e fluxos, só compreende urbanismo como uma ciencia exacta que não é.
    Antonio Costa utilisa estes dois tecnicos mangas de alpaca como trampolim para chegar onde quer, pura demogogia para açar votos de quem não anda de carro, de quem vive invejoso de quem anda de carro, os intelectualoides de esquerda e dos iluminados ditos verdes que julgam é de bicicleta que se resolve a cidade.
    Esquecem que a cidade é feita de ricos e de pobres, os pobres estão cada vez mais pobres e escondidos, e os ricos, os quadros dinamicos atulhados nos seus creditos.
    Costa não entende que o sucesso de Lisboa é o seu centro historico e a sua autenticidade a destruiça aos poucos de perpectivas, vistas e outras corrumpidosas e conspurcadas por obras absurdas e fora de escala destroiem e Lisboa fica mais pobre. Basta ver o disparate e fantasia do Terreiro do Paço.
    Um desastre, é imperdoavel o que fizeram com o Marques de Pombal esta praça não é um nó rodoviario e da forma como o fizeram transformaram o centro num nó viário um erro.
    e se o que os preocupa é os acidentes de transito seria então melhor andar com os motoristas ao colo. Atitude muita salazarenta esta mania de andar com a população ao colo.
    É vergonhoso os gastos dos milhões recebidos pelo governo para lavar a cara para se promover nas suas lutas partidárias e ver os Lisboetas cada vez a viverem pior. Será anónimo pois á boa maneira do fascismo persegue-se os cidadãos

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  4. A cegueira e teimosia dos responsáveis da CML é maior do que qualquer possível manifestação de bom senso. E a poluição na Rua da Escola Politécnica? ainda não sei o resultado, mas fizeram a medição com o "aparelho" (era uma espécie de atrelado) colocado na praça do Príncipe Real, numa área bem ampla...
    Deturpar assim os dados é fácil.

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  5. A mentira do século. Mas o povo fica feliz em ser enganado. Continua a votar nos mesmos.

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  6. "Sometimes a lie is the best way"

    Mesmo se servir para reduzir a manada de pópós que "pastam" na avenida e na cidade!

    A CIDADE DE VOLTA AO CIDADÃO!

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  7. A propósito da rotunda, falta uma placa, antes do túnel, que esclareça quem vai para os Anjos, ou Mártires da Pátria (Hospital Capuchos, São José, etc,...) vindo da A2 ou A5 sobre qual a direção a tomar. Ninguém advinha que deve manter-se fora do túnel para aceder à Duque de Loulé. Como manifestar isto à CML?

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  8. Como manifestar isto à CML?

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    Nas urnas em Dezembro, ajudas-me a correr com o PS a pontapé.

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