Os contentores vão sair do porto de Lisboa, segundo um plano do Governo a que o Expresso teve acesso e que será apresentado sexta-feira. Trafaria será o novo terminal.
O Governo prepara-se para anunciar o fim dos terminais de contentores em Lisboa, deslocando as operações para a Trafaria, na margem Sul, concelho de Almada. Num primeiro momento será feita a transferência dos terminais de Santa Apolónia à Matinha.
A deslocalização do terminal de Alcântara deverá demorar mais tempo, devido ao contencioso entre o Estado e a Liscont (por causa do alargamento do terminal e do prazo de concessão, entretanto revogados por decreto-lei).
Tanto a câmara de Lisboa como a de Almada opõem-se frontalmente a esta decisão.
O plano de reestruturação do Porto de Lisboa será apresentado à imprensa amanhã, às 12h30 no Terminal de Cruzeiros da Gare do Jardim do Tabaco, em Lisboa, "no âmbito das medidas estruturais previstas no plano 5+1, que visa reforçar a competitividade do setor portuário nacional". ...
O Expresso apurou que o Governo considera que este é um projeto estrutural para as exportações portuguesas, pois com o alargamento e a nova valência, a Trafaria terá capacidade de pelo menos um milhão de TEUs (unidade de medida padrão equivalente a um contentor de seis metros), superior à atual capacidade de Lisboa. »
O exponencial aumento da circulação de enormes camiões pela já sobrecarregada 25 de Abril não me parece lá grande ideia.
ResponderEliminarE na Trafaria não abunda propriamente o espaço... para onde irão os silos??
só se forem para o porto brandão ou banática
ResponderEliminarParece-me óbvio que essas questões estarão todas pensadas pelo Governo!!!!!!! Está bem abelha. Mais uma "argolada" e desta vez vão meter ... muita água.
ResponderEliminarcomo vou viver sem casa? familia de pescadores 70 anos a viver num casa de praia familia é toda relacionada com pesca temos a nossa vida aqui na trafaria.
ResponderEliminarlevam-me para uma casa de bairro longe do mar o meu barquinho vai para o estacionamento e vou viver como sem meio de transporte para chegar ao rio, bem o melhor é desaparecer.....
Não acho nada boa ideia e muito me admira que este blogue defenda esta solução. Por um lado, a eterna questão do que irá para o lugar dos contentores (será que farão como em Algés, em que o espaço foi cedido a empreiteiros e especuladores imobiliários?). É provinciano pensar-se Lisboa sem porto nem lota (melhor integrados, claro está), mas em vez disso uma cidade de marinas (para pôr os barcos de quem?). Por outro lado, não me parece justo para os Trafarienses, levarem sempre com o "lixo" de Lisboa (como foi o caso dos Silos). Vai pressionar a Vila, que não tem nem caminho de ferro, nem estradas, nem pontes. Mas se calhar esse é o objectivo, dar mais dinheiro a empreiteiros e fazer da Trafaria um "novo" Montijo, hoje completamente assassinado (e, entretanto, a ponte necessária Lisboa-Barreiro não sai do papel). Não ao TGV, ao novo aeroporto, mas sim a um igualmente megalómano Porto de LX!
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ResponderEliminarEstão a GOZAR conosco
Então querem cortar nas despesas, dizem não saber onde,
E VÃO CONSTRUIR ESSE MALFADADO TERMINAL EM ALFAMA ???
UM CRIME DE LESA PATRIMÓNIO, com paquetes de 15 andares a cortar todo o SISTEMA DE VISTAS DOS MIRADOUROS, da PAISAGEM URBANA DE LISBOA COM O TEJO EM FRENTE.
E mais um GOLPE NA ECONOMIA, pelos prejuízos causados AO TURISMO CULTURAL DE LISBOA
CAMPANHA CONTRA ESTE CRIME, É URGENTE !!!!!!
Concordo com os anteriores comentários, é preferível ter o Porto de Lisboa e suas mercadorias deste lado, para além de ser mais barato, evita-se os delírios tarados e sádicos como as propostas do V. salgado e as Fundações EDP, entre outras porcarias do género.
ResponderEliminarEu não disse?
ResponderEliminarhttp://expresso.sapo.pt/comboio-na-trafaria-vai-custar-100-milhoes-de-euros=f790575