Um blogue do Movimento Fórum Cidadania Lisboa, que se destina a aplaudir, apupar, acusar, propor e dissertar sobre tudo quanto se passe de bom e de mau na nossa capital, tendo como única preocupação uma Lisboa pelos lisboetas e para os lisboetas. Prometemos não gastar um cêntimo do erário público em campanhas, nem dizer mal por dizer. Lisboa tem mais uma voz. Junte-se a nós!
As mesmas colunas de iluminação da praça do comércio... enfim. Se usassem colunas clássicas, com o cenário dos edifícios e as árvores por trás e em sintonia, e substituissem as da praça do comércio, estaríamos perto de ter uma praça e zona envolvente elegante com referências históricas menos dissonantes. Portugueses, por favor acabem com este mau gosto do "pseudo-design" à força em todo o lado. Eduquem os vossos gostos! E as namoradeiras, tinham colunas de iluminação. Vão ser retiradas totalmente? ou vão manter-se e fazer "pendant" com as modernas (e miseráveis)?
Não posso estar mais de acordo com o comentário das 11.16 AM. Quando se porá termo ao desmantelar de uma área que está classificada desde há muitos anos e que se pretende candidatar a Património Mundial? Aqueles "periscópios" que nada iluminam e a ausência das "namoradeiras" descaracterizam completamente uma das mais belas praças da Europa. O pseudo-design, que deve ser muito lucrativo para quem vende e para quem o escolhe, nada tem a ver com esta parte da cidade que é de todos nós e não dos autarcas que e responsáveis pelo Património que aprovam estes devaneios. José Honorato Ferreira
e quanto ao acampamento que entretanto se acomodou do outro lado da estrada? E que ainda há poucos dias providenciou uma bela cena de pancadaria? também é parte da paisagem idílica?
Como já aqui comentei e facilmente se constata na terceira foto, é absolutamente lamentável que a obra tenha parado ali e se tenha deixado como estava um troço relativamente pouco extenso até ao Cais-do Sodré (vê-se até perfeitamente, logo junto ao final da obra, uma pequena porção desse troço com um aspecto particularmente mau).
Felizmente que se pos de parte uma estapafúrdia ideia (inútil e cara e implicando uma manutenção que nem quero pensar...) de fazer chegar a água do Tejo até junto ao edifício da Marinha e de construir uma ponte (!) sobre essa zona...
Isto parece os muretes de frente mar feitos na costa do norte da europa feito no pós guerra e que ainda perdura (detritos da guerra). Falta mundo a esta gente. Muito mau gosto a praia de betão...aliás pensando bem muito a proposito pois quem manda nesta cidade é de facto o betão. Provincianos
Sem aquela doca fingida, menos mau. Muita calçada sem qualidade, muito branco para encandear, uma evidente dedicação à estética (a uma certa estética, minimalista, de quem tem um reportório formal muito pobre...) em detrimento do conforto. Enfim, o arquitecto paisagista do regime, que mais se pode dizer...?
Uma autêntica porcaria, temos de lhes pagar ou para estarem quietos ou para imigrarem. Gastaram dinheiro para impermeablizarem e tornarem mais foleiro um espaço que deveria ser simples e natural, sem tralha urbana.
Estes anonimos em cima gostavam mais do que tinham la antes.ah mas espera...porque será que nao tiveram voto na materia ?secalhar estão a anos luz de participar numa obra destas, falta formação ou experiencia...umas pastilhas rennie nao era nada mal pensado!
As mesmas colunas de iluminação da praça do comércio... enfim.
ResponderEliminarSe usassem colunas clássicas, com o cenário dos edifícios e as árvores por trás e em sintonia, e substituissem as da praça do comércio, estaríamos perto de ter uma praça e zona envolvente elegante com referências históricas menos dissonantes.
Portugueses, por favor acabem com este mau gosto do "pseudo-design" à força em todo o lado. Eduquem os vossos gostos!
E as namoradeiras, tinham colunas de iluminação. Vão ser retiradas totalmente? ou vão manter-se e fazer "pendant" com as modernas (e miseráveis)?
Não posso estar mais de acordo com o comentário das 11.16 AM. Quando se porá termo ao desmantelar de uma área que está classificada desde há muitos anos e que se pretende candidatar a Património Mundial? Aqueles "periscópios" que nada iluminam e a ausência das "namoradeiras" descaracterizam completamente uma das mais belas praças da Europa. O pseudo-design, que deve ser muito lucrativo para quem vende e para quem o escolhe, nada tem a ver com esta parte da cidade que é de todos nós e não dos autarcas que e responsáveis pelo Património que aprovam estes devaneios.
ResponderEliminarJosé Honorato Ferreira
e quanto ao acampamento que entretanto se acomodou do outro lado da estrada? E que ainda há poucos dias providenciou uma bela cena de pancadaria? também é parte da paisagem idílica?
ResponderEliminarComo já aqui comentei e facilmente se constata na terceira foto, é absolutamente lamentável que a obra tenha parado ali e se tenha deixado como estava um troço relativamente pouco extenso até ao Cais-do Sodré (vê-se até perfeitamente, logo junto ao final da obra, uma pequena porção desse troço com um aspecto particularmente mau).
ResponderEliminar(continuando...)
ResponderEliminarFelizmente que se pos de parte uma estapafúrdia ideia (inútil e cara e implicando uma manutenção que nem quero pensar...) de fazer chegar a água do Tejo até junto ao edifício da Marinha e de construir uma ponte (!) sobre essa zona...
Isto parece os muretes de frente mar feitos na costa do norte da europa feito no pós guerra e que ainda perdura (detritos da guerra). Falta mundo a esta gente. Muito mau gosto a praia de betão...aliás pensando bem muito a proposito pois quem manda nesta cidade é de facto o betão. Provincianos
ResponderEliminarSem aquela doca fingida, menos mau. Muita calçada sem qualidade, muito branco para encandear, uma evidente dedicação à estética (a uma certa estética, minimalista, de quem tem um reportório formal muito pobre...) em detrimento do conforto. Enfim, o arquitecto paisagista do regime, que mais se pode dizer...?
ResponderEliminarUma autêntica porcaria, temos de lhes pagar ou para estarem quietos ou para imigrarem. Gastaram dinheiro para impermeablizarem e tornarem mais foleiro um espaço que deveria ser simples e natural, sem tralha urbana.
ResponderEliminarConcordo!
ResponderEliminarMas se acham que este projecto é assim tão hediondo esperem até construírem o novo terminal de Cruzeiros mesmo "em cima" de ALFAMA!
E eu aposto que este local vai ter muita gente a descontrair nos formidáveis dias de sol de Lisboa....e por ai já ficamos mais que bem servidos !
ResponderEliminarEstes anonimos em cima gostavam mais do que tinham la antes.ah mas espera...porque será que nao tiveram voto na materia ?secalhar estão a anos luz de participar numa obra destas, falta formação ou experiencia...umas pastilhas rennie nao era nada mal pensado!
ResponderEliminar