Deixo aqui mais alguns exemplos, sublinhando que todas as imagens que trouxe aqui, para vossa fruição, são meramente indicativas e não refletem cabalmente a situação real que é... muito pior ao retratado!
Neste país o cimento é como água-benta: passa-se sobre tudo para resolver os problemas. Aqui um buraco na calçada é enchido com cimento. A casca de laranja é para dar um toque humano e natural... |
Perto da Sé. Prédio bonito. Janelas Originais. Parabólica na varanda. |
Não há limites! Já denunciado aqui e à CML, veja-se que tipo de resguardo de varandas se colocaram neste prédio pombalino. Fantástico o contraste. |
E se a tentação de culpar os políticos é muita, porque afinal eles têm uma quota muito grande na presente situação, a verdade é que os políticos refletem aquilo que somos como sociedade. A maior parte das malfeitorias feitas a esta cidade é feita por você, que está a ler estas palavras, e pelo seu vizinho, e pelo seu amigo ou familiar. É sua que prefere deixar o seu carro em cima do passeio ou passadeira porque não há estacionamento gratuito ou barato na sua rua; que deixa o carro em segunda fila porque são só cinco minutinhos, não demora muito; que muda a janela porque fica mais barato PVC ou alumínio, ainda que os seus vizinhos e o seu condominio não tenham sido tidos ou achados, e também não protestam porque há-de chegar a vez deles de querer fazer algo ilegal do género; que fecha a sua varanda porque assim não tem humidade em casa e fica com mais espaço para pôr tralha; que não tem rigor quando faz obras porque preservação do património é muito bonito mas na casa dos outros. A culpa é sua que anda pelas ruas e não vê: não vê que estores de correr em edifícios antigos são um horror, até porque edifícios antigos têm portadas por dentro; não vê que a maioria dos letreiros das lojas são abusivos, são mau gosto e são poluição visual e que a cidade está com excesso de publicidade. A culpa é sua que trata o que é público de maneira como não trata o que é seu. A culpa é sua que vota em pessoas que só querem trampolins para voos mais altos. Basicamente é culpado por não saber, e por se calar quando sabe.
Lido com estrangeiros todos os dias. Sei o que pensam realmente de nós. Não tenho ilusões nem me deixo iludir.
Nós temos, claro, oferta turística da mais alta qualidade, mas são sempre pontuais, como ilhas, não fazem parte de um todo coeso e atrativo e é isso o que nos difere de outros: não temos ambição de sermos alguém. É mais fácil assim!
As caixas da EDP têm sido "limpas" às três pancadas da papelada que lhes colaram para serem pintadas por "artistas" que as têm tornado ainda mais pavorosas, não sei se deram por isso.
ResponderEliminarqual dos resguardos das varandas permite a um miúdo uma escalada mais fácil?
ResponderEliminarCaro anónimo das 6:20,
ResponderEliminarpois é exatamente isso, há sempre uma desculpa para fazer algo assim. Ou são as crianças, ou é a humidade, ou é o barulho, ou é... a vida.
Não tenho números mas não me parece que as dezenas de gerações que viveram antes com varandas como as antigas tenham visto crianças a cair dos prédios a uma taxa preocupante. E depois há soluções para isso, sem desvirtuar nada. Sempre há...
Há sempre uma desculpa para a ignorância! Crianças... deve estar a brincar. Se tem crianças tome conta delas, existem bloqueadores de porta que aliás deve usar mesmo com os resguardos horríveis da imagem.
ResponderEliminarEu fiz um comentario antes da aprovação do das 9:59.
ResponderEliminar