Também as ciclovias são uma das conquistas recentes de Lisboa, mesmo que saibamos todos que há umas quantas mal desenhadas, por finalizar, outras, a embater em muros ou em nenhures, outras ainda. E que em muitos dos seus troços, estacionam carros indevidamente, andam peões também indevidamente ou, pior, foram construídas à custa do abate de árvores de grande porte(imperdoável). Mas há um facto indesmentível: Lisboa está mais europeia nesse capítulo. Irrevogavelmente, mesmo.
(Foto: Público)
Gosto especialmente da "ciclovia" da Ribeira das Naus, naquele piso nem negro que lá colocaram, E ONDE CIRCULA 1 CICLISTA EM CADA 50, circulando os outros todos pelo meio dos peões.
ResponderEliminarquantas horas tiveram que esperar para que passasse uma bicicleta para tirar a foto?
ResponderEliminarBem negro (e não nem negro), como é apanágio da bela calçada à portuguesa que há por exemplo, no Rio de Janeiro.
ResponderEliminaras ciclovias são um óptimo melhoramento às infraestruturas de lisboa - sem dúvida.
ResponderEliminarmas em muitos casos, era mais simples e mais barato fazer uma linha contínua a ~1 metro do passeio e aquele espaço era para as bicicletas; nos cruzamentos ou nalgumas rotundas, estas faixas dedicadas às bicicletas ficariam entre as faixas dos carros. é assim que se costuma fazer em muitas cidades europeias. resulta bastante bem e é muito mais barato que construir ciclovias novas (muitas vezes à custa dos passeios!).
E o que é que alguém que vive na Holanda pode dizer sobre Lisboa? Como sabe se passam muitos ou poucos? E mesmo que passem poucos como estimular o uso se não se fizerem as ciclovias? Que atrevimento!
ResponderEliminarDizer a verdade não carece de qualquer autoridade. Andar de bike em Lisboa é, e sempre será devido ao relevo da cidade, uma actividade exótica para alguns corajosos.
ResponderEliminarCompletamente de acordo!
ResponderEliminarPor acaso esta foto já tem dois anos e meio, pertence a um artigo que saiu no Publico em 2011
ResponderEliminarSó foram precisos dez minutos para efectuar a foto reportagem, na qual foram "apanhados" vários ciclistas!
Completamente de acordo com o comentário das 12:27PM. E nessas terras "avançadas" os ciclistas que circulam nessas vias costumam respeitar os semáforos, ao contrário dos que aqui andam à balda por todo o lado, por cima dos passeios, em sentido proibido, sem nenhum sinal luminoso à noite, etc etc. Ou seja, mais um capítulo de bandalheira na bandalheira do trânsito já existente.
ResponderEliminarA Ciclovia da duque de ávila é um caso emblemático. Um passeio de dez metros de largura e os peões muito confortáveis na ciclovia, deve ser porque é novo ou porque gostam de tartan.
ResponderEliminarOs peões andam nas ciclovias porque a CMl teve a esclarecida ideia de proporcionar aos que por lá circulam em BTT um piso muito melhor para se andar a pé que os passeios aos altos e baixos e cheios de pedras soltas.
ResponderEliminarAqui nas "terras avançadas" onde vivo, os ciclistas não respeitam semáforos, nem peões nem conhecem regras de estacionamento.
ResponderEliminarfilipe eu até pensei que o comentário era antigo devido à noticia ser antiga. a realidade dos ciclistas lisboetas é outra. vêem-se já muitos até para ir para o emprego, nos fds de bom tempo até há fila de transito de ciclistas
ResponderEliminar"Andar de bike em Lisboa é, e sempre será devido ao relevo da cidade, uma actividade exótica para alguns corajosos."
ResponderEliminar------------//---------------
Sr.FMS
Excluído a zona das colinas, Lisboa é plana em mais de 60% da sua área.
E desde quando é que transito é uma coisa saudavel!!!
ResponderEliminarHoje que está a chover deve ser ciclistas ás paletes!