Bom, não sei se alguém vai olhar para isto com olhos de ver, mas é um atentado o que pretendem fazer à Penitenciária, destruindo-lhe a unidade enquanto tal, uma vez que demolem os muros, construções em volta, etc., para abrirem arruamentos, e construírem vários blocos de apartamentos e hotel 'with a view' para ...um objecto que quem desenha e quer levar por diante 'isto' acha ser kitsch, a 'estrela'. Aliás, a não classificação de mais nada do que a própria estrela, tem, finalmente, aqui o seu resultado: http://www.cm-lisboa.pt/viver/urbanismo/planeamento-urbano/planos-com-termos-de-referencia-aprovados/plano-de-pormenor-de-reabilitacao-urbana-do-campus-de-campolide. Como escusado será dizer que tudo isto tem como horizonte a longo-prazo urbanizar o Curry Cabral depois, claro, do actual lote da UN, antigo DRM. E pronto :-(
saliento 3 aspectos:
ResponderEliminar1. “A CML contestou o referido o projecto de classificação propondo que a classificação da cadeia penitenciária de Lisboa englobe estritamente o seu corpo principal e os edifícios de expressão neo-medieval com frente para a rua marquês da fronteira”- ORA DEVERIA SER A CML A PRIMEIRA ENTIDADE A DEFENDER-NOS DESTES ATAQUES, E APARECE COMO A PRINCIPAL ATACANTE! A CML deveria perceber que o conjunto é integro e uno, não faz sentido parti-lo em pedaços, derrubar muros e alguns edifícios. Um carro deixa de o ser se lhe tirarmos as rodas, um prédio deixa de o ser se lhe tirarmos as janelas, um complexo deixa de o ser se lhe tirarmos uma parte
2. O Ministério da Justiça deu um pareceu favorável a um projecto de plano de pormenor que deveria ter reprovado liminarmente.
Parece que andamos todos a brincar com o fogo e a hipotecar não apenas o futuro mas também o presente.
3. nada contra a prisão sair dali e dar-lhe um novo uso; mas alojar na área metropolitana os mais de 1000 presos pressupõe, NECESSARIAMENTE, construir uma nova prisão. Quem tem cento e tal milhões para o efeito?
até que isto tenha efeitos práticos, ainda deve faltar muito
Nuno Caiado
E qual é o problema de urbanizar o quarteirão do Curry Cabral? Não me consigo recordar de nenhum edifício relevante no espaço do hospital e arrasarem a torre da fsch é um favor que fazem à cidade.
ResponderEliminarEsses muros da penitenciária são horríveis. Fazem bem em demolir.
ResponderEliminarO que é que isto tem a ver com o Curry Cabral? Não percebi.
ResponderEliminarA "coisa" Paulo disse:
ResponderEliminar"Esses muros da penitenciária são horríveis. Fazem bem em demolir."
-----///----
Horríveis???
Será que a "coisa" que teceu este comentário chegou agora de Marte?
Enfim...
-Metade dos edificios que compunham as AN também eram horríveis!
-Assim como metade dos da Avenida da Liberdade!
-O Teatro Apollo também era horrível!
-A Igreja do Socorro também!
-A casa onde de Almeida Garrett viveu, em Campo de Ourique, também era um monstro!
-Entre outros tantos...
Bonitos bonitos são os caixotes que apareceram no lugar destes...
Esta cidade está infestada de "bananas"! (Para não dizer outra coisa e o comentário acabar por ser censurado!)
Os subúrbios da Europa no seu melhor!
Caro anónimo das 11:19:
ResponderEliminarComparar uns muros que servem para manter as pessoas "dentro" de um recinto que é fechado à sua envolvente com os edifícios das Avenidas Novas, é pura demagogia (para não dizer, parvoíce)... se se pretende um novo uso "aberto" para o edifício é natural que se queira demolir os muros!
cumps.
f.
Ao menos ninguém vos pode acusar de ser incoerentes. Seja qual for o mamarracho ou a opinião, se tem mais de 70 anos é para defender até ao insulto.
ResponderEliminarEstive a analisar por alto a proposta. No que respeita às demolições, não sou contra à demolição do muro, mas o que aqui está em causa é que também é proposta a demolição do conjunto edificado que envolve a "estrela". se esta demolição fosse para enaltecer e dar destaque à "estrela", até poderia concordar, mas a realidade é que a estrela irá ser circundada por um conjunto de novos edifícios com uma métrica desajustada da envolvente, muito mais altos que os existentes e destinados a habitação e equipamentos hoteleiros. Estes irão ocultar completamente esta peça arquitetónica. Relevo ainda que esta proposta muito me surpreende porque denota apenas especulação imobiliária e nenhuma sensibilidade urbana para com o espaço onde se localiza. O belos edifícios do Palácio da Justiça e do tribunal da Policia, que poderiam ter aqui uma oportunidade para ficarem enaltecidos num traçado que fizesse jus ao seu desenho modernista irão ser ocultos por um conjunto arbóreo e passarão a confrontar com um conjunto de edificações destinadas a habitação, que se espera ao menos que sejam alvo de um projeto de arquitetura exemplar. Outra prova da especulação da Câmara é a construção de lotes sobre vias, esta é uma solução que se tem comprovado inviável ao longo dos anos, quer por se tornar espaços com ocupações indevidas, quer pelo ruído que provoca o trafego automóvel por debaixo destes "tuneis". Esta é a solução tipica que se adota quando se pretende construir mais área bruta de construção do que a que o espaço que se tem disponível permite, em termos de implantação.
ResponderEliminarNo conjunto trata-se da introdução de um conjunto edificado em que não existe qualquer conexão e enquadramento com as construções existentes, não são respeitados enfiamentos, as ruas propostas têm orientações aleatórias que nem correspondem às orientações dos edifícios propostos, não sendo de todo compreensível a necessidade de construir uma alameda com as dimensões proposta junto ao edifico do ISEGI tendo em conta que a mesma desemboca na "Praça da Justiça" de um modo que não se compreende muito bem como, ficando em aberto mesmo o que acontecerá à Praça da Justiça. Se pudermos fazer algo para evitar parte do que irá ser feito seria muito bom.
Nuno de Castro Paiva
Vão demolir os muros? Que muros?
ResponderEliminarEstão a falar da fachada, estilo medieval, da penitenciaria?
Mas o imóvel não está classificado como Monumento de Interesse Público.
Anónimo das 11:19:
ResponderEliminarComparar uns muros que servem para manter as pessoas "dentro" de um recinto que é fechado à sua envolvente com os edifícios das Avenidas Novas, é pura demagogia (para não dizer, parvoíce)... se se pretende um novo uso "aberto" para o edifício é natural que se queira demolir os muros!
------///------
É, veja lá se não quer expandir essas justificações tolas sobre o que resta de outras estruturas e monumentos!
São só "uns muros" dizem eles..
Muros que são parte integrante de uma unidade de legado histórico-patrimonial!
Enfim, eu já vos conheço.
São os mesmos que apelidam o que resta da cerca fernandina como: Amontoado de pedras.
Que vá tudo a baixo então!
Sinceramente, vejam a imagem "google maps street view" dos tais muros: http://goo.gl/maps/L98NK
ResponderEliminarQual a beleza disto? Só porque tem mais de 100 anos é que é bom?
NÃO DEVE ser construída nova Penitenciária. E claro manter esta, reabilitada e humanizada.
ResponderEliminarCOMO NA HOLANDA fizeram e não destruíram nenhuma das históricas e belas Penitenciárias, com as três circulares panópticas.
Uma delas foi humanizada por Rem Koolhas, na Torre Central de vigilância instalado uma Cafetaria, melhoradas as circulações e sanitários, nos edifícios anexos instaladas Salas de desportos, Biblioteca ETC
HÁ QUE RECUSAR A Destruição DA PENITENCIÁRIA DE LISBOA,
uma das mais belas, imponentes e dignas da Europa !!!!!
(a propósito de muros, destruam os MUROS DOS CONDOMÍNIOS DE LUXO DE LISBOA !!!!!!