23/04/2014

Parque de estacionamento no Campo das Cebolas viabilizado pela Assembleia Municipal

Os deputados independentes eleitos pelo PS ameaçaram votar contra, caso a Câmara de Lisboa não acolhesse um conjunto de recomendações da assembleia.
Por Inês Boaventura, Público de 22 Abril 2014



À segunda foi de vez. A Assembleia Municipal de Lisboa, que no anterior mandato tinha chumbado a construção de um parque de estacionamento no Campo das Cebolas, aprovou esta terça-feira uma proposta no mesmo sentido, mas com uma diferença substancial: em vez de ter um piso no subsolo e três à superfície, como chegou a estar previsto, o parque terá apenas um piso subterrâneo.
Apesar de ter sido aprovada, a proposta, que prevê a construção e a exploração desse parque pela Empresa Pública Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa (Emel), foi alvo de várias críticas. Incluindo dos cinco deputados independentes eleitos na lista do PS, que chegaram a ameaçar votar contra caso a Câmara de Lisboa não se comprometesse a acatar um conjunto de recomendações feitas pela Comissão de Mobilidade e Segurança da assembleia municipal.
Entre essas recomendações estava a de que fossem reservados um mínimo de 110 lugares para assinaturas diárias de residentes e de 50 para assinaturas nocturnas, entre os 230 lugares que o parque terá. A comissão, que é presidida pelo ex-vereador da Mobilidade Fernando Nunes da Silva e cujo parecer foi aprovado por unanimidade, também defendia que ficasse claro que a Emel não teria direito a qualquer compensação financeira pela construção do parque.
Só depois de o vereador Manuel Salgado ter garantido que essas recomendações seriam ratificadas pela Câmara de Lisboa é que a proposta foi aprovada, com os votos contra do BE, PEV e MPT, a abstenção do PSD, PCP, CDS e dos independentes e com os votos favoráveis do PS, PNPN (Parque das Nações Por Nós) e PAN (Partido pelos Animais e pela Natureza). Também acolhida pelo município foi a sugestão, feita por este último partido, de que 10% dos lugares do parque fossem reservados a veículos eléctricos e movidos a hidrogénio.
Esta terça-feira, a Assembleia Municipal de Lisboa, aprovou ainda, por unanimidade, uma proposta relativa à realização de um novo debate temático, depois de terminado o debate sobre a Colina de Santana. Desta vez o tema será “Os transportes públicos em Lisboa, o que temos e o que queremos”, e as sessões realizar-se-ão nos dias 13, 20 e 27 de Maio e 3 de Junho, sempre às 18h.  


4 comentários:

  1. E em que sítio, exactamente? FAzia já parte do plano de requalificação da praça?

    O automóvel é sempre o rei. E queriam com três pisos acima do solo? para quê, para barrar a vista do Tejo?

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  2. Uma cave deste tamanho nesta zona da cidade?! Não se aprendeu nada com as dificuldades geológicas da construção do túnel do Metro ali ao lado?

    Gosto especialmente do voto a favor do PAN a favor de mais estacionamento, numa zona onde abundam os transportes públicos.

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  3. mais opções para estacionar são sempre bem vindas. não vejo é a necessidade de reservar espaços para eléctricos e, pasme-se, veículos movidos a hidrogénio como se estes fossem comuns...
    http://www.jsonline.com/business/toyota-to-launch-hydrogen-powered-car-next-year-b99250180z1-255928311.html

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  4. Não deixa de ser irónico, depois de aprovado mais um parque de estacionamento, vai-se debater a política de transportes públicos.

    Enquanto forem tomadas medidas destas bem se pode mandar bitates sobre o transporte público.

    Desiludido com este último mandato da CML, subiu-lhes o rei à barriga com a maioria abslouta e agora abunda a demolição de p´redios históricos mais que nunca e medidas como esta que nada têm a ver com os tantos planos e debates que a CML proclama por aí.

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