Furto de azulejos de fachada num imóvel na Freguesia de Arroios em Lisboa, na Rua Passos Manuel, 84-A - Fachada integralmente revestida de azulejos, com muitas lacunas graves ao nível do R/C resultantes de furto nos últimos 4 anos. O imóvel, com projecto de 1906, apresenta fachada de azulejos estampilhados policrómicos, considerados «muito raros em Lisboa» pelos especialistas - este exemplo é destacado na obra Azulejos de Fachada em Lisboa (edição de 1988 do Pelouro da Cultura, CML, págs. 34 e 35). Este imóvel faz parte da Carta Municipal do Património anexa ao PDM. Assim, e face à importância patrimonial destes azulejos, fizemos um apelo em 2012 à CML, e ao PISAL mais recentemente (Agosto 2014), para que se preencham as lacunas com urgência. Até hoje, nada foi feito, nem pelos proprietários do imóvel, nem pela CML.
Pelo que vejo na foto, há dois tipos de azulejos, o que significa que foram feitos remendos. Note-se que tanto os remendos como os originais são bastante foleiros.
ResponderEliminarFoleiros? Mas leu o post? São raros e, na verdade, sofisticados.
ResponderEliminarPermita-me discordar Sr. FMS.
ResponderEliminarMoro aqui ao pé e garanto-lhe que os originais são bastante interessantes. Desde o desenho até às cores.
Aliás; esta fachada é frequentemente fotografada por turistas.
Só é pena estarem todos sujos.
Só cá faltava o homem da camisola verde e as suas lições sobre estética.
ResponderEliminarpodem chama-los de raridade à vontade. são medonhos
ResponderEliminarContinua-se a dar trela ao gozo do FMS. É já um clássico do cidadanialx.
ResponderEliminarNão deixa de ser, no mínimo, estranho.
ResponderEliminarConvinha perceber quais são os verdadeiros motivos que fazem o melo de sousa debitar a mesma cassete de sempre!
Ainda por cima este é um dos poucos edifícios que dá alguma beleza a uma rua cheia de arquitectura medíocre.