Um bom exemplo (um bom compromisso?) de Regulamento para Publicidade em zonas históricas / imóveis classificados.
Em Roma existe um regulamento que é claro e sem margem para "interpretações abusivas".
Qualquer imóvel em obra numa zona classificada e que pretenda publicidade na tela de protecção, terá de reproduzir o desenho da fachada, a cores, e só uma área de cerca de 15% pode ser ocupada por patrocinador/publicidade.
Em Lisboa (em Portugal) é à vontade do freguês como podemos ver pelos exemplos aqui em baixo do Chiado e Restauradores, acabadinhos de instalar em zonas classificadas como MIP / IIP. E tem sido este cenário agressivo e desrespeitador há várias décadas em que a CML tem assumido um papel, no mínimo, vergonhoso.
O FCLX reuniu em Julho com a DGPC num propósito de contribuir construtivamente para a resolução deste assunto - e parece que finalmente vai sair um regulamento (Portugal, sempre a reagir e quase nunca a antecipar, planeando atempadamente). Quanto à CML, nunca manifestou qualquer interesse em reunir com o FCLX - não deixaremos de tentar participar na reflexão deste tema como é óbvio.
Ficamos pois a aguardar por um regulamento, idêntico ou melhor do exemplo de Roma, que tanta falta faz para salvaguardar as cidades históricas e os bens culturais de Portugal.
Restauradores
Camões/Chiado/BA
http://pt.euronews.com/2014/11/26/grenoble-publicidade-nao-obrigado/
ResponderEliminaré que era tão fácil, até já temos a papinha toda feita, era só copiar...
ResponderEliminarO problema é que não só parece que não sabemos copiar, como são poucas as pessoas que se incomodam com isto a entrar pelos olhos dentro, todos os dias, todo o ano, há vários anos!
ResponderEliminar