foto: diário digital
Mudou a ordem para andar na rotunda do Marquês de Pombal, os carros
mais antigos foram afastados, foram criadas ciclovias. Mas o objetivo
saiu furado: a avenida está mais poluída
Houve obras, proibições de
circulação de veículos mais poluentes e
alterações no trânsito - tudo para
melhorar a qualidade do ar no
eixo da Avenida da Liberdade, em Lisboa. Mas as medidas não
estão
a ter a eficácia desejada. Afinal, o
número de viaturas que circulam
na Avenida da Liberdade aumentou 30% de 2014 para 2015.
O "aumento brutal" surpreendeu a equipa que tem
monitorizado
estas zonas de emissões reduzidas (ZER) de Lisboa, instituídas
em
2011 e que, na prática, se assumem como áreas da cidade onde
os carros mais
antigos não podem circular. Um crescimento,
reconhece o coordenador do grupo da
Universidade Nova de Lisboa,
Francisco Ferreira, que põe em causa tudo o que
ali tem sido feito
para melhorar a qualidade do ar.
Pode ler o resto no DN de hoje.
Já perguntaram ao F.N.S.?
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