Um blogue do Movimento Fórum Cidadania Lisboa, que se destina a aplaudir, apupar, acusar, propor e dissertar sobre tudo quanto se passe de bom e de mau na nossa capital, tendo como única preocupação uma Lisboa pelos lisboetas e para os lisboetas. Prometemos não gastar um cêntimo do erário público em campanhas, nem dizer mal por dizer. Lisboa tem mais uma voz. Junte-se a nós!
Uma excelente notícia!
ResponderEliminarMas,já agora, não se poderia descobrir alguma estátua do Vasco da Gama, para se colocar em Belém?
Como é que se "descobre" uma estátua do Vasco da Gama para se colocar em Belém? Isso é a mesma coisa que eu vir dizer "já agora, não se podia descobrir uma pintura do Monet para se colocar no Museu de Arte Antiga?".
ResponderEliminarCaro anónimo
ResponderEliminarVou explicar-lhe o meu raciocínio:
Entre 1988 e os anos 90 o navio de cruzeiros "Vasco da Gama" (antigo "Infante D. Henrique")tinha no seu interior uma estátua de Vasco da Gama. Em finais do Século XX esse navio foi vendido e rebaptizado como "Seawind Crown", mas manteve a estátua de Vasco da Gama Infelizmente, o navio foi desmantelado em Barcelona em 2004. Não me admirava nada que alguém tivesse ficado com a estátua e a escondesse nalgum lugar.
Sei também que existe um molde dessa estátua num museu em Mafra, pelo que se poderá fazer uma cópia da mesma.
E também vou lembrar-lhe uma coisa curiosa: quando fizeram a lotaria nacional 7 maravilhas portuguesas no mundo, num anúncio televisivo, que ainda se pode encontrar no Youtube, vê-se um homem a abraçar uma estátua de Vasco da Gama em frente ao Museu Nacional de Arte Antiga. Informei-me lá no museu e disseram-me que os produtores do anúncio fizeram a estátua em esferovite e depois pintaram-na; se quiser confirmar essa história é só lá ir ao museu. Ora para fazerem essa estátua devem ter tido algum molde, pelo que também se poderia usar para fazer uma estátua a sério!
Com os meus melhores cumprimentos!
Álvaro Pereira