18/03/2008

ÁRVORES PARA LISBOA – para quando o fim desta vergonha?









Na Rua Rodrigues Sampaio, paralela à Av. da Liberdade, existem diversas caldeiras sem árvores e uma dezena de cepos.

Muitos deles estão ocos e servem diariamente de caixotes do lixo. Existem também um terreno abandonado cheio de lixo, ratazanas e árvores mortas.

A CML foi já alertada por diversas vezes para estas duas situações que se arrastam há anos!

Para quando o fim desta vergonha?


Ana Alves de Sousa

4 comentários:

  1. Tal a mente tal a realidade. O fantasma vermelho, podia ser um De Koening, e até não está mal, é expressivo - uma espécie de Batman All Red, made in Portugal e que se ergue ali, um pouco em vão mas ainda com um resto de atitude.
    Quanto às outras instalações, são espelhos perfeitos da relação do cidadão comum com as árvores - desdém total, transformadas em caixotes de lixo, em cinzeiro, vazadouro.
    Excelentes fotos, claro, símbolos penosos da nossa incúria, desleixo - são de facto o bilhete de identidade do cidadão comum.

    Ora é esse precisamente para esse cidadão comum que querem fazer "percursos pedonais", "rasgando" o Jardim Botânico.

    Não é ser pessimista, é ser realista: a devassa do Jardim Botânico será uma realidade. Desde uma cafetaria, restaurante, e uma loja e mini-centro comercial a ali instalar - numa psicose de instalação de mini centros comerciais por toda a parte . poder-se-ão observar garrafasde plásticos artisticamente espetadas entre os troncos das árvores, e fantasmas vermelhos e de todas as cores gravados no tronco das árvores - além de beatas por todo o lado.
    É o que tem sucedido em Portugal por todo o lado onde se instala a matriz pequeno-burguesa do "desenvolvimento" - a banalização, seguida pelas atitudes do miserabilismo.

    ResponderEliminar
  2. Muito bem. Nada tenho a acrescentar... Por agora!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo3:46 p.m.

    que nojo, que porcaria! estas fotos nem parecem de uma capital da europa comunitaria! como ter orgulho desta Lisboa?!

    ResponderEliminar
  4. Anónimo11:03 a.m.

    quando uma cidade não consegue tomar conta das coisas mais simples do ambiente urbano como as árvores de alinhamento e os pavimentos...

    ResponderEliminar