24/09/2008

Mobilidade de fachada

A semana da mobilidade em Lisboa e o dia sem carros voltaram aos tempos das iniciativas de fachada, apenas “simbólicas”. Um conjunto de eventos “faz de conta” que duram apenas uma semana ou até um só dia. Depois Lisboa volta ao mesmo.

Na semana da mobilidade de Lisboa, os actuais responsáveis camarários desdobraram-se num vai e vem (de emissões de CO2 e partículas poluentes para a atmosfera) de eventos festivos, anúncios propagandísticos mas depois dessa semana, tudo (ou quase) ficou como dantes.

O exemplo mais ilustrativo desta campanha em que nada permanece foi a proibição da circulação de automóveis no dia sem carros que apenas serviu para causar perturbações ao trânsito (e consequente aumento de emissões poluentes) em parte da cidade e transtorno a muitos cidadãos.

Se alguém na câmara pretendesse ter uma abordagem responsável desta matéria teria tido a preocupação de deixar marcas definitivas de alterações na cidade que promovam a mobilidade sustentável. E teria tido um discurso que, para poder ser levado a sério, falaria em políticas metropolitanas de mobilidade, pois essa é a escala adequada para quem encara estes problemas sem o folclore a que se assistiu em Lisboa.

Pois, já estou a ver alguns leitores a falar do “negro” passado… Mas já é tempo de falar no presente e sobretudo no futuro.

E no futuro é importante que a semana da mobilidade seja comemorada com medidas efectivas e definitivas. É importante aumentar na cidade as zonas pedonais. Terminar o rebaixamento de passeios nas passadeiras. Implementar as “zonas 30” de limitação de velocidade em bairros residenciais. Implementar a restrição da circulação de automóveis em algumas zonas da cidade. Reestruturar a política de estacionamento e utiliza-la como mecanismo de condicionamento da entrada de automóveis na cidade. Concretizar os projectos (que já têm anos) de aumento dos corredores cicláveis. Promover a conversão de frotas automóveis de operadores de transportes e das empresas com grandes frotas. Concretizar a rede de monitorização e divulgação da qualidade do ar e do ruído na cidade. Reivindicar a intervenção da CML na definição da estratégia dos operadores públicos de transportes. E já agora, o que é feito da Autoridade Metropolitana de Transportes?

Mas é mais fácil fazer uns panfletos e uns números mediáticos do que mudar hábitos e práticas na cidade. Em Lisboa, na semana da mobilidade, confirmou-se o imobilismo.



António Prôa

6 comentários:

  1. Mobilidade não: imobilidade. O corte de estradas diminui a mobilidade. A solução que preconizam é desistir do emprego e ficar em casa a morrer à fome.

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  2. E o que é que este senhor fez pela melhoria do Ambiente da cidade de Lisboa enquanto Vereador do Ambiente e Espaços Verdes?

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  3. O período não foi negro. Nem tudo correu bem, mas agora Lisboa está parada. E o Sá Fernandes que fazia falta é o mais parado.

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  4. LOBO VILLA,24-9-08
    Mobilidade de fachada,pois então !!
    (Mas da CML haverá algo que não seja de fachada ...? Sr Prôa ?)
    É uma mera questão de "Trânsito"? Os engarrafamentos são o quê????...
    Mais (ou menos) estacionamento ? Mais "corredores"? Mais zonas 30?Mais "condicionamento" ao trânsito do que aquele que já há?( já não se circula em Lisboa...).
    Mais bicicletes ??
    Está a brincar conosco Sr Prôa !
    E o Ordenamento do Território Sr Prôa ?
    "Autoridade Metropolitana" de quê se não há OT?
    O OT é mais um "boneco"?
    (É o OT estúpido...)
    O OT é aquilo de que o seu e os outros partidos nunca falam,porque será ?
    Mobilidade de fachada pois então !!!
    Só falta mesmo o Arq-Vereador--do-Urbanismo Sr Salgado ,vir dizer que se recusa a ser "o tutor do trânsito",tal como disse da estética,(e como dirá de outra coisa qualquer) para o quadro ficar totalmente borrado de ridículo...e a CML ser a entidade menos credível deste país.

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  5. "Mobilidade não: imobilidade. O corte de estradas diminui a mobilidade."
    Há que acabar a imobilidade na imbecilidade que caracteriza este tipo de pessoas - comodistas, sem preocupações com os custos indirectos para a saúde dos outros e do planeta nas escolhas de mobilidade individual que fazem.
    Creça e apareça....

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  6. Quando a câmara defende a entrada de mais carros pela nova ponte não se podeesperar nada sério do António COsta

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