09/10/2008

Seis milhões de euros despejados na sucata

Lisboa. Passagem superior pedonal de Alcântara desmontada Custou seis milhões de euros e serviu durante quase duas décadas para ligar as estações de comboios de Alcântara-Terra e Alcântara-Mar, em Lisboa, mas está agora transformada num monte de sucata depositado nas instalações da REFER - Rede Ferroviária Nacional - na Avenida de Ceuta. "A estrutura foi especificamente concebida para aquele projecto e não pode ser reutilizada noutro espaço", explicou fonte da empresa.

A passagem superior pedonal de Alcântara foi desmontada em finais de Setembro e agora os utentes terão de esperar mais quatro anos por uma alternativa. O projecto "Nova Alcântara", anunciado em Março pelo Governo de José Sócrates prevê, entre outras obras, que até 2012 esteja concluído o enterramento da Linha de Cintura e a construção de uma única estação - Alcântara Rio - com acesso subterrâneo.

Mas José Godinho, presidente da Junta de Freguesia de Alcântara, gostaria que o plano fosse mais ambicioso e contemplasse também o soterramento da linha de Cascais até à zona da Avenida Infante Santo. "Seria a melhor solução para libertar aquela área dos comboios."

O que já não tem solução, esclarece José Godinho, é a travessia pedonal que, ao longo de 17 anos, assegurou a ligação entre as duas estações de comboios: "A estrutura foi inaugurada em Setembro de 1991 e custou na altura 1,2 milhões de contos [seis milhões de euros] pagos pelo Estado. Desde o início defendi que esta seria uma obra inútil."

Os elevados custos de vigilância e de manutenção foram as principais razões para o autarca prever o fracasso do projecto: "Após a inauguração da obra, a REFER contava gastar 41 mil contos [205 mil euros] por mês para manter e vigiar o espaço, mas ao final de três anos desistiu--se de assegurar o policiamento permanente." A estrutura deixou de ser utilizada e acabou por degradar-se.
In DN

2 comentários:

  1. O sr presidente da junta tem razão numa coisa: ninguém a utiliza.
    É claro-pois então. Se ela já não existe, porque raio alguém havia de a utilizar?

    Quanto a mim, fiz o trajecto alternativo duas vezes. Sinceramente, é o degredo. Não tenho pachorra para andar no meio dos carros em ruas sem passeis e ter de atravessar ruas sem passadeiras onde já ia ficando atropelado.

    Agora...carro pela autoestrada.

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  2. Era bem mais barato logo em 1991 fazer um passeio em condições no dois lados da avenida.

    em relação ao enterrar a linha do comboio desde alcantara até ao cais do sodre. lamento mas não concordo, pelo menos para já existem coisas bem mais importantes onde gastar esses €€€ todos

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