22/01/2009

Terreiro do "Passo"

"ACP CONTESTA ENCERRAMENTO DO TERREIRO DO PAÇO

O Automóvel Club de Portugal reprova o plano do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa de encerrar ao trânsito uma das principais praças da cidade de Lisboa.

O Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, através do vereador Manuel Salgado e do seu assessor Eng.º. Mendes dos Reis, vai apresentar, no executivo camarário, amanhã o plano de circulação para a frente Tejo, entre Santa Apolónia e Cais do Sodré. O objectivo é a progressiva redução do tráfego na frente ribeirinha da Baixa Pombalina com vista a aumentar o espaço pedonal, “requalificação do espaço público e regeneração funcional”. António Costa e Manuel Salgado querem reviver o passado defendendo de uma forma, quase lírica, a “funcionalidade inicial” do Terreiro do Paço enquanto “porta marítima da cidade”.

Refira-se que segundo o estudo de acessibilidade e transportes da Baixa Pombalina divulgado pela Câmara de Lisboa, actualmente “cerca de 80% das viagens em transporte individual realizam-se por motivos de trabalho”. Com este plano a mobilidade de Lisboa sairá gravemente afectada já que passam diariamente por esta praça cerca de 78 mil viaturas, as quais terão de ser desviadas para ruas adjacentes da Baixa Pombalina (por exemplo, a Rua dos Bacalhoeiros, Rua do Arsenal, Rua do Ouro e Prata) com vias estreitas e condicionadas por novos semáforos que não irão dar vazão sendo o caos inevitável.

Basta relembrar que quando Santana Lopes presidiu à Câmara fechou-se uma das faixas laterais da Praça do Comércio - também com intenção de alargar a zona pedonal e de lazer da dita praça - e as consequências foram dramáticas no trânsito congestionando outras vias da cidade, como na Avenida da República. Mas basta ter presente as longas filas que se formam ao Domingo quando o Terreiro do Paço está fechado ao trânsito para meia dúzia de transeuntes se passearem até às 17:00.

Acresce que este plano da CML terá custos avultados pois preconiza a alteração das linhas de eléctricos o que implicará um investimento de milhões na deslocação dos carris por parte da Carris que indirectamente sairá do bolso de todos os contribuintes. (...)

O ACP alerta que a Resolução do Conselho de Ministros nº 78/2008, de 15 de Maio, relativa à requalificação e reabilitação de áreas urbanas, no que se refere à Frente Ribeirinha da Baixa Pombalina, preconiza a recuperação e alargamento “da centralidade política” (Terreiro do Paço e Agências Europeias do Cais do Sodré) sugerindo uma aproximação ao “Pólo de S. Bento” (Parlamento e residência do Primeiro Ministro) enquanto espaço funcional e simbólico da capitalidade política de Lisboa.

Afinal uma frente Ribeirinha amena e pedonal preconizada pela Câmara não será contraditória com a manutenção e alargamento da centralidade política desta zona? Como é que se deslocarão ministros, secretários, assessores e funcionários de todos estes organismos? Serão criados corredores VIP ou todos estes “trabalhadores” utilizarão os transportes públicos para chegar ao local de trabalho? 

Quando todos os lisboetas acreditavam que o pesadelo tinha terminado depois de 10 anos que demoraram as obras de construção da estação do metro do Terreiro do Paço (tempo superior ao da construção da Canal a Mancha) só lhes faltava mais esta.

Este plano não passa de um projecto político que não contempla a mobilidade necessária numa capital moderna que demonstra o desrespeito total pela cidade, pelos lisboetas e automobilistas revelando a desorientação e incapacidade de António Costa de gerir a cidade. O ACP pretende ir até às últimas consequências tentando, se necessário, impedir judicialmente que este plano seja aprovado."

in Portal ACP

Nota: Terreiro do "Passo" em tributo aos 74% de lisboetas que, por teimosia ou preguiça (segundo a CML), passam por ali todos os dias.

12 comentários:

  1. Como é que milhares de pessoas sem viatura particular se transportam em Lisboa diariamente? Será magia?...não me parece...as pessoas têm de ganhar novos hábitos.Se me perguntarem se o transporte público tem de ser melhorado...eu digo claramente que sim mas também digo que com uma maior procura, decerto a oferta também será maior.

    ResponderEliminar
  2. Em vez de transportam eu pretendia dizer deslocam.Peço desculpa pelo erro.

    Cesar Dinis

    ResponderEliminar
  3. primeiro melhorem os transportes publicos em qualidade e quantidade. depois têm legitimidade para mudar o que for necessário e sem duvida que é necessária uma enorme mudança. Quem tem que ser feita com senso.Manuel Salgado já demonstrou ser um dos piores vereadores desta camara, tudo o vem dele cheira a esturro.Descupem o desabafo.

    ResponderEliminar
  4. Engraçado, todos falam que vai ser mau por isto e aquilo. Que os trabalhadores coitadinhos não vão poder ir trabalhar no seu carrinho.
    Mas, a que lembrar que aquela praça é servida por, Metro, electricos, autocarros e barcos.
    Que mais querem fazer, um heliporto?
    Por favor quem me dera a mim, ter estes trasportes publicos todos a porta do trabalho.
    Menos tretas por favor, que o povo já esta farto de demagogias.
    Aquele praça é do povo de Lisboa, não das pessoas que passam lá a abrir de carro.

    ResponderEliminar
  5. Não faz sentido, Não resolve nada, dificulta o tráfego já que não há alternativas crediveis e demonstra que é só mesmo para apresentar serviço em ano eleitoral.

    ResponderEliminar
  6. Que é para apresentar serviço isso não duvido, mas agora que não há alternativas...epah se não as houvesse metade dos trabalhadores de Lisboa não apareciam nos respectivos empregos.Este plano não é perfeito mas é melhor do que a situação actual que so favorece alguns, tem é de ser acompanhado um plano de incentivo ao transpote público.Agora colocar entraves só por colocar é que não....

    ResponderEliminar
  7. LOBO VILLA 23-1-09
    O ACP tem razão !
    Esta mudança no trânsito é mar para tudo ficar na mesma(ou pior),como dzia Lampedusa.
    Aliás já NADA faz sentido,daquilo que é dito,sobretudo por Costa e Salgado.
    Lisboa MORREU.
    Paz á sua alma.
    Um dia ressuscitará quando houver lisboetas,outra vez.

    ResponderEliminar
  8. SERá que vale a pena sacrificar a qualidade de vida dos residentes cujos bairros serão afectados negativamente pelos desvios de trânsito??
    Vamos ser honestos. Este corte de trânsito será feito sem transportes publicos adicionais (autocarros poderão continuar a circular no terreiro do paço?).
    Ainda bem que não trabalho nem vivo em Lisboa. Pelo menos só vou apanhar mais transito à noite e ao fds quando for a LX. E mesmo assim...

    ResponderEliminar
  9. Este plano é um erro, digo eu.
    Muitos já o disseram antes e em muitas outras ocasiões. É um assunto recorrente em todas as novas administrações da Câmara e sucessivamente abandonado.


    É um modelo que funciona em cidades que permitem circular em torno do centro como p.ex. Paris ou Évora, mas que não funciona em Lisboa. Exactamente porque lhe falta a circular... 
A primeira metade da circular mais próxima (para norte) fica apenas na Duque de Àvila, a cerca de 3 Km do centro!
A outra metade é precisamente a Marginal ribeirinha de Lisboa. Sem ela será o caos num raio de muitos quilómetros em redor (já atafulhados de transito local mal resolvido).


    Fica um conselho para os decisores. Tratem primeiro do essencial, isto é, da rede viária em geral, pontos negros, alternativas, estacionamentos e da rede de transportes públicos (principalmente tratem dos preços e horários) e depois trataremos do supérfluo. Mas se mesmo assim insistirem, então que tenham a humildade de voltar atrás se se provar que a medida deu mais prejuízos que benefícios (os quais aliás não se percebe bem quais sejam).

    ResponderEliminar
  10. Não haverá por aí nenhuma associação, similar ao ACP mas dedicado aos direitos dos peões, que leve a tribunal estes imperadores do ACP!?! Só em Portugal é que podemos ter uma organização como o ACP a fazer declarações desta natureza! eu gostava de ver o nosso ACP a fazer uma ameaça destas na holanda ou na Suécia!

    ResponderEliminar
  11. O ACP assume-se assim como uma organização terrorista apostada em piorar a qualidade de vida das pessoas.

    ResponderEliminar
  12. Ui, organização terrorista. Essa é forte.
    Mas pq isso?
    Porque anda a defender o interesse dos automobilistas? Ok até aí posso concordar apesar de eu mesmo ser um automobilista em LX.
    Mas por tb andarem a defender a qualidade de vida das pessoas que vivem nos bairros que serão invadidos pelo trânsito desviado? Aí, desculpem mas vou discordar.

    Sim os peões têm direitos. Mas os residentes também. Porque os automobilistas não podendo ir por caminho B irão por caminho C. Quem vive ao longo do caminho C é tá tramado.

    ResponderEliminar