04/02/2009

Comerciantes velhos do Restelo

Depois da excelente* proposta da CML de impedir o trânsito de atravessamento da Baixa, eram de esperar as reacções e o medo à mudança dos comerciantes da Baixa. Não deixa de ser irónico que a Baixa esteja a morrer, mas haja ao mesmo tempo tanta gente a querer agarrar-se ao seu actual estado.

Tenho pena de não ser possível enviar os comerciantes lisboetas a uma visitinha às cidades europeias onde o trânsito é altamente condicionado no centro (a larga maioria), e onde há muita vida, movimento e consumidores. À inenarrável reacção do ACP, apenas aconselho a leitura deste post, mas ao comerciantes que estão preocupados com o seu negócio recomendo:

O que aconteceu ao Bairro Alto depois de ser fechado ao trânsito

A diferença entre as "baixas" das cidades europeias e as "baixas" americanas

Comércio ficou a ganhar com as portagens em Londres

Comércio ficou a ganhar com interdição radical do trânsito automóvel no centro de Bogotá

Ruas fechadas ao trânsito levam a recordes de vendas em Londres

mas acima de tudo este

Equívocos dos comerciantes austríacos e ingleses quanto à mobilidade dos seus clientes (fim do post)

Acho que o receio dos comerciantes se resume ao velho problema de se achar que "quem não anda de carro não é gente"...


(Peço desculpa por tanto link)

*refiro-me ao corte do trânsito, não à proposta inteira.

8 comentários:

  1. Quais são as cidades europeias onde o transito é proibido no centro?

    ResponderEliminar
  2. "Tenho pena de não ser possível enviar os comerciantes lisboetas a uma visitinha às cidades europeias onde o trânsito é altamente condicionado no centro (a larga maioria), e onde há muita vida, movimento e consumidores."

    Vocês é que estão mesmo a precisar de alguns passeios. Muitos passeios, mesmo. Meteram na cabeça meia dúzia de exemplos mal amanhados que atiram sempre para o ar - Amsterdão à cabeça - mas a verdade é que não fazem a mínima ideia do que é uma cidade viva e como é que se faz uma cidade viva. Viram o mundo como turistas, simplesmente. Neste blog, generalizadamente, ainda não compreenderam minimamente o problema do estacionamento, confundem cidades sem carros à superfície com cidades sem carros, pensam que podem cidades modelo com pessoas comuns.

    A maior parte das ideias que defendem só servem para matar o comércio e a habitação na baixa da cidade e para prolongar o estado de permanente engarrafamento.

    Agora querem entupir de vez a baixa de Lisboa com barreiras artificiais. É só mais um prego para o caixão da baixa. Os centros comerciais e os construtores de Reboleiras agradecem.

    ResponderEliminar
  3. se quiseres vir `a baixa, estacionar na praca da figueira (subterraneo), e ir `as compras, ninguem de impede...

    ResponderEliminar
  4. seja bem vindo este post!

    pensava que andava sozinho.

    bem haja

    ResponderEliminar
  5. Anónimo das 2:53,
    você nem leu o post, pois não?
    Alguém falou em proibir???? Mas até lhe dou uma sobre a qual escrevi um post recentemente, Antuérpia.


    Anónimo das 3.05 (ou deverei dizer j**, dada a sua obsessão pelo estacionamento subterrâneo).
    1. Já vivi vários anos em vários países europeus.
    2. Se não é conhecendo e apresentado casos concretos que se constrói uma opinião fundamentada, como será? Não me diga também usa wishful thinking e citações do Antigo Testamento para contrariar estudos empíricos...
    3. Também não deve ter lido o post, porque em lado nenhum falei sobre estacionamento à supefície ou subterrâneo.. e como já deveria saber, caro j**, sou totalmente a favor da conversão do estacionamento à superfície em subeterrâneo.
    4. Exemplos mal amanhados? Amesterdão? Abra qualquer um dos links, veja lá se encontra alguma coisa sobre Amesterdão.
    Cá vai assim uma lista rápida de cidades importantes com forte condicionamento do trânsito no centro:
    Madrid
    Sevilha
    Salamanca
    Paris
    Toulouse
    Roma
    Milão
    Bolonha
    Florença
    Genebra
    Berna
    Viena
    Graz
    Salzburgo
    Innsbruck
    Munique
    Estugarda
    Freiburgo
    Praga
    Bratislava
    Brno
    Zagreb
    Cracóvia
    Gdansk
    Wroclaw
    Riga
    Vilnius
    Tallinn
    Helsínquia
    Estocolmo
    Malmo
    Gotemburgo
    Oslo
    Hamburgo
    Copenhaga
    Estugarda
    Essen
    Bremen
    Dresden
    Frankfurt
    Dortmund
    Munique
    Roterdão
    Haia
    Antuérpia
    Bruxelas
    Utrecht
    Londres
    Glasgow
    Edimburgo
    Luxemburgo

    ah
    e Amesterdão acho que também.

    E só refiro estas, porque não gosto de me referir a coisas que não conheço bem.

    ResponderEliminar
  6. seja bem vindo ao blog, meu caro

    é preciso uma voz contra-corrente...

    ResponderEliminar
  7. "Agora querem entupir de vez a baixa de Lisboa com barreiras artificiais."
    Querem é desentopir as mentalidades tacanhas e imbecis de pessoas como você - largue o carro e experimente outras formas de transporte mais amigas do ambiente, dos outros cidadãos e de si mesmo.
    Abata a pança e oxigene os seus neuróneos que pela sua mensagem bem precisam - tem pernas para alguma coisa além de chegar aos pedais do carro!!!

    ResponderEliminar