20/09/2009

Automóveis perdem terreno no Bairro Azul

Mais árvores, passadeiras bem identificadas, passeios mais largos e apenas uma faixa de rodagem em cada sentido na Rua Ramalho Ortigão marcam a nova imagem de uma das principais artérias do Bairro Azul, em Lisboa.

"Parecia que estávamos perto de uma auto-estrada. Era muito difícil atravessar e os carros circulavam a uma velocidade impressionante. Espero que a situação se altere, já que havia muitos atropelamentos", sublinhou Ana Luísa Bolsa, da Comissão de Moradores do Bairro Azul, junto à Rua Ramalho Ortigão, onde já começaram as obras para criar a primeira das cinco "Zonas 30" que a Câmara pretende colocar em marcha, destinadas a "acalmar" o tráfego e dar mais espaço e segurança aos peões, mas que integram também a valorização do espaço público.

No Bairro Azul, essencialmente residencial, o projecto não podia ter melhor acolhimento. Há anos que os moradores clamavam por medidas que acabassem com o intenso tráfego de atravessamento criado pela proximidade do El Corte Inglés, Universidade Nova ou Mesquita.

No Bairro Azul, as medidas de acalmia de tráfego estendem-se até 2012. Para a semana, serão cridas passadeiras sobrelevadas em mais duas ruas. A requalificação do espaço público junto à Rua Marquês da Fronteira, pelo do Metropolitano de Lisboa, poderá arrancar ainda este ano.

Nos próximos dois, será criado um desenho urbano de acalmia de trânsito na Rua Ressano Garcia e uma ligação directa da Avenida José Malhoa à Praça de Espanha, bem como um espaço público franco em frente à Mesquita.

Os bairros do Alvito, da Madre Deus, Boavista e de São Miguel, também vão ter "Zonas 30" para criar uma coabitação mais harmoniosa entre peões, bicicletas e automóveis nos arruamentos interiores dos bairros.

Sem referir datas, António Costa, presidente da Câmara de Lisboa, prometeu para breve o início das intervenções nestes bairros, referindo que as alterações no Bairro Azul estão a servir para "testar a metodologia". Não descarta ainda a hipótese de levar o projecto a outras áreas da cidade. A Associação de Cidadãos Auto-Mobilizados já veio defender que as "Zonas 30" deveriam chegar às Avenidas Novas.

In JN

2 comentários:

  1. Bairro da Boavista a 30! LOOOL É para os arruaceiros dessa zona não falharem os tiros e as pedradas que atiram aos carros. Ganda Costa, vou votar em Ti! NOT

    ResponderEliminar
  2. De facto, escolherem o bairro da Boavista ou o Alvito como prioritários, parece-me um pouco absurdo, sobretudo quando no interior da cidade há bairros residenciais com problemas sérios causados pelo excesso da circulação automóvel. Destaco o Bairro das Colónias, não apenas porque nele resido, mas porque é um bairro fantástico ao nível patrimonial, tanto urbanístico como arquitectónico. Se o Bairro Azul, de menor dimensão, foi criado para uma burguesia endinheirada, este foi edificado para a média e pequena burguesia. Contudo, não fica atrás do Bairro Azul ao nível da arquitectura, com obras ímpares de Cassiano Branco, por exemplo. Há que olhar para o centro da cidade, senhores autarcas, se querem que esta tenha vida própria. A. M.

    ResponderEliminar