02/09/2009

Mais 33 estações de metro para Lisboa

Alfândega, Amoreiras, Campo de Ourique, Infante Santo, Benfica, Santo António dos Cavaleiros e Aeroporto são alguns dos locais onde o Metro de Lisboa deverá passar até 2020.

O investimento previsto é de 2,5 mil milhões de euros e, ainda segundo o Correio da Manhã, poderá vir a ser usado por mais 230 mil habitantes dos concelhos de Loures, Odivelas e Amadora.

As 33 novas estações previstas resultam não só do alargamento de linhas já existentes mas também da implementação de paragens em locais onde o metro já passa.

Por exemplo, entre Roma e o Areeiro surgirá a estação de Madrid, e entre o Terreiro do Paço e Santa Apolónia será implantada a estação da Alfândega.

Quanto às zonas a alargar, a partir do Oriente a linha chegará a Moscavide, Portela e Sacavém; e ao lado haverá paragens na Encarnação e no Aeroporto.

Do lado Oeste da zona abrangida pelo metro, o Rato terá ligação a S. Bento, Santos e, por fim, Cais do Sodré.

Depois de S. Sebastião, cujas obras foram recentemente inauguradas desde a Alameda, o transporte passará em Campolide, Amoreiras, Campo de Ourique, Prazeres, Alvito, Estrela, Infante Santo e Alcântara.

Na zona Norte da Área Metropolitana está prevista a construção de um grande troço entre Bons Dias e o Infantado, com passagem pela actual estação de Odivelas e em Loures

In Sol

Estação de Alfandega?? O terreiro do paço não serviu de lição? Estação de Madrid??? Então mas com meio túnel já feito para fazer a ligação à CP no areeiro, vão fazer uma estação nova? Mas acham que há poucas estações na linha verde? O metro não é um eléctrico! já basta a distancia ridícula entre Intendente e os anjos!

11 comentários:

  1. É de um total e completo despudor anunciar uma coisa destas, ainda por cima declaradamente maníaca das grandezas, a 25 dias das eleições.

    Tenham vergonha na cara.

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  2. madrid???????

    alfândega????

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  3. madrid - avenida de madrid

    alfandega - alfandega de lisboa

    andaram meses a criticar o metro por não se expandir em lisboa e por abrir estações aos soluços e agora que é apresentado um plano estratégico para mais de 10 anos, com ideias muito inovadoras (sobretudo a linha circular e ligações aos suburbios) e criticam?!

    haja paciencia

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  4. Excelentes observações J.Oliveira Leonardo.
    Uma vergonha como todo o discurso de expansão da rede foi feito, como se o único meio de transporte da cidade fosse o metropolitano...vergonhoso.

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  5. Alfândega sim. Qual é o problema de melhorar a acessibilidade de todo o bairro de Alfama? St. Apolónia serve a população que vem de comboio e o Terreiro do Paço a população que vem da margem sul. Ao menos aquela estação vai servir a população de Lisboa. São 500m do largo do Chafariz de dentro até S. Apolónia e 700 até ao Terreiro do Paço, distâncias consideraveis para a população que ali reside. Alem de mais se a estação for bem planeada ela poderá até melhorar a acessibilidade dentro do bairro permitindo acesso por elevador ou escadas rolantes à parte alta de Alfama.

    O que mais me incomoda neste mapa é a ausência de correspondência na estrela entre a linha verde e vermelha. Principalmente porque o terminus da linha que vem do rato está mesmo ao lado da estátua do Pedro Alvares Cabral...

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  6. Sr Ultimo Anónimo, deve concerteza perceber que o metropolitano não é o único meio de transporte disponível em Alfama, nem tão pouco o metropolitano deve ser considerado uma espécie de autocarro ou eléctrico parando sempre a cada 200 metros.
    A distância que separa Santa Apolónia do Sul e Sueste deveria ser a distância mínima entre paragens de metropolitano.

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  7. João Pinto12:26 da tarde

    A impressão que me dá é que os meus caros bloggers nunca foram a grandes cidades como Paris onde o metropolitano tem uma rede extremamente densa. Chegam a haver linhas sobrepostas a ir exactamente para o mesmo sítio. Ha estações quase em cada esquina de Boulevard e em cada praça com mais de duas linhas a cruzarem-se no mesmo ponto. Não compreendo o porquê de toda esta apreensão em criar estações mais próximas. Alias, poder-se-á até criar um serviço expresso como já existe no Porto para as linhas mais compridas. Tenham calma, eu já fico contente de ver tanta ambição só para 2020.

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  8. Virgílio Marques12:32 da tarde

    Concordo em absoluto com uma estação entre o Areeiro e Roma. Há uma distância enorme entre estas 2 estações. Será provavelmente a maior distância entre estações em toda a rede do Metro. Também acho que, pelas suas características, o Metro deve ser o meio de transporte mais eficiente, deve servir o maior número possível de cidadãos. Discordo, em absoluto, com o alargamento do Metro às periferias de Lisboa. É mais um convite ao despovoamento da cidade. Em vez de gastarem dinheiro nestas coisas (metro, novas pontes) restaurem Lisboa e tornem-na mais acessível a habitação. Povoem-na).

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  9. devemos estudar primeiro e apreciar depois.
    mas há coisas incompreensiveis para se estudarem:
    . a alfandega serviria quem? alfama? mas como foi referido o metro não é um electrico e a zona já demosntrou que há potenciais riscos geologicos elevados.
    . madrid não faz sentido, a zona está suficentemente bem servida de metro, parece-me mais dar trabalho aos patosa bravos do costume
    . por outro lado, bifurcações são soluções que fincionam mal nos metros, tal como acumulação de linhas nos mesmos troços.
    BEM VAMOS ESTUDAR

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  10. Caro Filipe, se a distância de 1200m fosse regra então metade das estações em Lisboa deixava de existir.Picoas, campo grande, cidade universitária, Avenida são exemplos semelhantes.
    Isto lembra-me o que um primo meu emigrado em Paris me martelava: que em Paris há sempre uma estação de metro a 500m no máximo de qualquer ponto da cidade.

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  11. 1200 metros, dá no máximo 600 metros pedonais para alcançar a estação. E como as bocas estão situadas ainda antes da estação, 500 metros pedonais no máximo para alcançar uma das bocas de entrada.

    O ML é suposto ser um transporte rápido, para compensar os utentes da demora entre descer as escadas, passar o título de transporte, descer mais escadas, esperar pelo comboio, fazer a viagem, sair do comboio, subir as escadas, passar título de transporte, subir escadas e chegar ao destino. É absolutamente entediante ir de Santa Apolónia a Benfica sempre a parar em todo o lado e com paragens tão juntinhas umas das outras. Ainda ele não chegou à velocidade máxima permitida, já está ele a cortar a tracção para parar novamente.

    Então o seguimento da Praça da Figueira ao Areeiro é demais!

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