23/09/2009

Museu do Chiado alargado com saída da PSP do Convento de S. Francisco

In Lusa (22/9/2009)

«A PSP vai deixar as instalações que ocupa no Convento de São Francisco, em Lisboa, o que vai permitir a ampliação do Museu do Chiado e da Faculdade de Belas-Artes, a funcionar no mesmo local.

Fonte do Ministério da Cultura disse hoje à agência Lusa que o convento será visitado quarta-feira pelos ministros da Cultura, Pinto Ribeiro, da Administração Interna, Rui Pereira, e do Ensino Superior, Mariano Gago, acompanhados pelo presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, sendo no final revelado o projecto em curso.

O Comando da PSP vai passar para o Parque das Nações, no âmbito de um protocolo firmado entre o Ministério da Administração Interna e a Câmara Municipal de Lisboa.

Segundo uma nota emitida hoje pelo Ministério da Cultura, a expansão do museu permitirá que grande parte do espólio actualmente depositado nas reservas seja "finalmente exposto ao público".

Por outro lado, serão também alargadas as instalações da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e recuperado um imóvel classificado, acrescenta o mesmo Ministério. No imóvel continuará o Governo Civil de Lisboa.AH.»

...

Esta é uma excelente notícia, há muito aguardada, e não poucas vezes publicitada, pelo que espero (espero que não sentado) se cumpra de facto.

3 comentários:

  1. Anónimo3:05 p.m.

    Isto agora vai tudo para o Parque das Nações...

    Ele é o Campus da Justiça, agora o comando da PSP, espero que a CML também para lá se deslocalize.

    Sempre eram menos carros a atravancar a Baixa.

    Sim, que eles de transportes públicos ou de bicicleta só quando se trata de enganar os papalvos.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo7:57 p.m.

    Mas atenção.
    Que não venha um Siza, um Souto ou ou outro labrego betonista anti paisagem urbana fazer o projecto.
    Em Coimbra, o alargamento de G. Byrne do Museu Machado de Castro é um ESCÃNdalo de agressão e insulto ao Património, e devia ser DEMOLIDO, e cancelada a inauguração.

    ResponderEliminar
  3. Caro Anónimo das 7 57

    Se me permite acrescentar à sua lista de betoneiros da linha recta déspota :

    Nem um dos Aires Mateus, que não sabem fazer o que o meu pedreiro analfabeto sabe: "escadas ao pé."

    ResponderEliminar