04/09/2009

O Charme Vai Voltar ao Bairro Azul



In CML

«Bairro Azul vai ser Zona 30


O Bairro Azul - conjunto urbano de interesse municipal - vai sofrer uma intervenção, já durante este mês de Setembro, visando a sua classificação como Zona 30, isto é, uma zona que privilegia o peão, com a velocidade dos veículos limitada a 30 km horários. Para o efeito, serão criados novos espaços públicos pedonais e áreas de estacionamento para residentes, reperfiladas as vias e introduzidas outras medidas visando a diminuição e acalmia do tráfego rodoviário.

A intervenção inicia-se este mês de Setembro, com as medidas a introduzir numa primeira fase concluídas até final do mês. Nesta fase, a Rua Ramalho Ortigão terá sinalética a marcar as entradas na zona 30 e elementos físicos destinados a reduzir e acalmar a intensidade do tráfego rodoviário (sobre-elevação do pavimento e lombas e chicane para diminuição da velocidade). Paralelamente, são também introduzidas alterações "amigas" do peão: cortina de árvores, passagens pedonais mais directas e mais área para os peões, bem como a redução dos raios de curva. As áreas de estacionamento para moradores serão também aumentadas.

A requalificação urbanística irá prolongar-se por mais três fases, previstas para o triénio 2010-2012: requalificação do espaço público de ligação à Rua Marquês da Fronteira, novo desenho urbano na Rua Ressano Garcia, visando a acalmia do tráfego, criação de um novo espaço público frente à mesquita e de uma ligação directa da Avenida José Malhoa à Praça de Espanha. (Consulte aqui as fases da intervenção e respectivo mapa)

Este ano, a Câmara Municipal de Lisboa propôs a classificação do Bairro Azul como Conjunto Urbano de Interesse Municipal devido às suas características muito próprias de conjunto edificado da década de 30 do século XX, com a introdução das placas de betão na construção e projectos de qualidade, incluindo alguns dos arquitectos Norte Júnior e Cassiano Branco. Boa parte dos edifícios apresentam interessantes elementos de Art Déco. Esta classificação, que visa preservar as referidas características que dão identidade e charme ao Bairro, vai permitir a regulamentação de futuras intervenções, cujos critérios já foram alvo de estudo, de modo a não adulterar tais características.»

...

Fico muito contente com a notícia. Quem espera sempre alcança. Vamos ver é se não é só propaganda.

12 comentários:

  1. "vamos vêr se não é só propaganda" - que má onda, sinceramente, que final mais triste para um post tão bom

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  2. infelizmente é ao que estamos habituados.

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  3. Pena é ir ficar de pernas para cima.

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  4. Então e ciclovias? Não há ciclovias Art Déco?

    Ora abóbora!

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  5. Uma boa iniciativa, a dar resposta às imensas queixas dos habitantes.
    A Fase 2 lança a esperança da possível reposição das árvores destruídas pelo Metro. A ver.
    Tenho no entanto algumas sugestões, tais como a restrição de transito na Rua Henrique Alves e a inclusão de mais passadeiras na António Augusto Aguiar: Já assistiram à gincana dos peões nesta avenida?
    Como faço para fazer chegar estas sugestões à CML?

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  6. HOMOSAPIENS5:18 da tarde

    Amigo Karl, pode ir ao WEBSITE da CML em :

    www.cm-lisboa.pt

    Neste sítio tem presente todas as informações que precisa.

    Cumprimentos.

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  7. Uma boa notícia!
    Espero que seja para cumprir.

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  8. Duvido que alguém consiguisse já circular a mais de 30 no bairro. Mesmo na Ramalho Ortigão.
    Depois vejo que entupiram a ligação da Ressano Garcia à Marquês de Fronteira e já anunciam amiguices do peão. Estrada e passeio convencionais não são inimigos do peão. Chinesices como as do Abecassis na Rua do Carmo é que são um perigo. Estou para ver...
    Cumpts.

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  9. Mais propaganda, para quem não tinha dinheiro, está com muitos projectos na final de mandato ou só eu é acho isso?

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  10. não repararam nas datas, pois não?

    tudo lá para os confins de 2011-2012 e adiante

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  11. Não. A zona 30 no bairro azul é já este Setembro. Faz favor de lêr melhor. Fica tão irritado de haver obra que sai logo asneira.
    Ó anónimo, um final de mandato de 2 anos acaba no último dia, se não se importa. Ou devia acabar 1 ano antes para poder vir aqui dizer que não se fez obra?

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  12. Curioso, mas alguém passa por lá regularmente?

    Vejamos, zona central, muito tráfego automóvel... "Que tal diminuirmos a velocidade e cortar a estrada?" "'Bora!"

    Ah... agora sim, temos engarrafamento no bairro como já não havia há anos... Que bom, finalmente vivo numa cidade moderna.

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